• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Thiago_7

Usar teclas direccionais para percorrer um menu

6 mensagens neste tópico

Olá a todos.

Gostava que me pudessem ajudar. Queria saber como posso fazer para usar as teclas direccionais do teclado para percorrer um menu.

O menu é apenas algumas strings printadas no ecrã e depois mediante as teclas cima e baixo, vai mudando uma variável que controla qual a opção seleccionada.

Usar as teclas W e S ou outras qualquer para mover no menu funciona mas as direccionais não.

Pelo que sei o valor ASCII de cima é 72 e baixo é 80 mas mesmo assim não funciona. Uso o getchar() para receber o input das teclas.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O 72 é o H e o 80 é o P :s

for(int i=0;i<256;i++)printf("%d - %c\n",i,i);

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço desculpa, mas não consegui compreender a 100% a tua dúvida.

Qual o objectivo de usares teclas direccionais?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O 72 é o H e o 80 é o P :s

for(int i=0;i<256;i++)printf("%d - %c\n",i,i);

eu já usei isto em C++ e eram estes. Pensei que era igual lol

Peço desculpa, mas não consegui compreender a 100% a tua dúvida.

Qual o objectivo de usares teclas direccionais?

como se fosse um jogo por exemplo. Para me mover facilmente pelo menu, que neste caso é de uma base de dados

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já mostrei cá no fórum como utilizar as teclas direccionais. Basicamente, quando pressionas as setas, são enviados 2 códigos: o 1º é constante e indica que foi pressionada uma tecla especial, e o 2º depende da tecla pressionada.

aqui

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pa fazeres uma coisa decente e caso possas, usa a biblioteca ncurses. Simplifica o processo e podes fazer um verdadeiro menu com opção escolhida. Caso contrário como estás a pensar fazer isso? É que da forma comum em C, não sei como é que se escreve no mesmo sitio, para mudar a opção selecciona quando um gajo pressiona as setas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora