• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

passado

Ajuda na construcção da base de dados

6 mensagens neste tópico

Boas pessoal estou a construir um programa para gerir maquinas de uma empresa de aluguer neste momento o "cliente" (familiar) tem isso em excel e o que ele faz é:

Numa linha insere o Nº da maquina (um id automático) a marca a descrição o modelo o numero de serie, a data de entrada, e o custo da maquina.

Depois no seguimento da linha vai adicionando os seguintes dados:

Nº cliente ( numero correspondente com a base de dados do programa de facturação) as horas que a maquina trabalhou (aproximação) a data que a maquina entro nas instalações e depois se precisou de manutençao, tem um campo para o custo. e vai adicionando sempre tudo seguido na mesma linha, no final  de cada linha e de X em X tempo ele tira os totais do numero de horas que a maquina trabalhou, quanto ja rendeu, e os totais de manutenção.

A minha dificuldade é desenhar a base de dados(SQL) de modo a que ao seleccionar uma maquina ele me de toda a informação da maquina incluindo os clientes que ja a usaram.

o que tenho neste momento sao duas tabelas:

Maquina:

>ID

>Marca

>Descriçao

>modelo

>n serie

>data de entrada

>Preço de compra

Cliente:

Nº cliente ( nao pode ser automático porque corresponde a BD de facturação)

Horas

Data de entrega

Eu penso que isto nao seija a construcção ideal, nao sei se na minha longa e atrapalhada explicaçao me fiz entender, qualquer duvida digam :thumbsup:

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dado o problema penso que tens que considerar 3 entidades em particular, os clientes, as maquinas e os alugueres.

Logo, pelo que percebi do "enunciado", três tabelas dariam conta do recado

- Cliente

- Máquinas

- Aluguer

1->n (cliente,aluguer);

1->n ( maquina,aluguer).

Pensa no que disse e manda dúvidas.  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dado o problema penso que tens que considerar 3 entidades em particular, os clientes, as maquinas e os alugueres.

Logo, pelo que percebi do "enunciado", três tabelas dariam conta do recado

- Cliente

- Máquinas

- Aluguer

1->n (cliente,aluguer);

1->n ( maquina,aluguer).

Pensa no que disse e manda dúvidas.  :hmm:

Criei as tais 3 tabelas, a minha duvida agora e se tenho de criar campos para os totais ou depois com querys consigo somar todos os valos de uma coluna e depositar o resultado sem ser em tabela?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, consegues fazer o cálculo por query.

Há várias maneiras de fazer isso. tens funções sum, podes criar algoritmos proprios, etc...

Podes por esses cálculos logo na stored procedure para qd fores buscar o q precisas vir tb uma coluna com os totais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, consegues fazer o cálculo por query.

Há várias maneiras de fazer isso. tens funções sum, podes criar algoritmos proprios, etc...

Podes por esses cálculos logo na stored procedure para qd fores buscar o q precisas vir tb uma coluna com os totais.

Não entendi bem a ideia podes explicar melhor sff :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora