• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ricardoantunes

Contador de peças

18 mensagens neste tópico

Boa tarde.

Alguém conhece um sistema que me conte peças ligado a uma porta RS232?

Imaginem uma passadeira que leva determinadas peças, e estaria ligada a um PC. A casa peça contada eu gravaria um record na base de dados...

Não sei se me consegui explicar bem..

Se alguém tiver uma dica para mim, apite!

Cumprimentos,

Ricardo Antunes 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hm ta, explicas-te bem, mas tenho uma questão, queres só fazer com o PC? Penso que a Carlo Gavazzi tem umas fotocelulas que podes ser ligadas á porta RS232, mas nao sei o funcionamento delas..

Há só uma fila de peças? ou são varias filas tipo :

||  P  P  P || ou é so uma fila ||  P  ||    ?

Sempre podes usar uma web cam e tentar reconhecer as peças, se são lisas é facil reconhecer os pixels porque são todos identicos..

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho apenas uma linha || P ||

Quero ligar ao PC para poder registar cada contagem em base dados.

As Webcam são muito caras... Tenho de comprar cerca de 70 Fotocelulas....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A tua questão é relativa ao sensor ou ao sistema?

Se é relativa ao sensor, tens que dar mais dados das peças: cor, material, dimensões, etc...

Se é relativamente ao sistema de contagem (não incluindo sensores), podes ligar os sensores a um ou vários autómatos, e este ou estes em rede enviariam os dados para o computador.

Para fazer base de dados, tens que meter um software de comunicação com o autómato (cuidado com o autómato) e desenvolver qualquer coisa em VB.NET (por exemplo).

É relativamente fácil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu a parte do software safo-me... a minha dificuldade é mesmo no sensor. Não queria um Automato.. o Ideal era cada sensor ligar à porta Serie de cada PC. As peças são de PVC, mas podem variar muito no tamanho... podem ir de 10X5X1 a 10X10X10

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, epa tens outra maneira, é mais provavel que haja contadores que de pa ligar na porta serie, então ligas a fotocelula ao cntador e o contador ao PC, ou tentas com um PIC fazer interface da fotocelula para a porta serie.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois... mas fazer isso para 70 dispositivos...

Não há nenhuma solução ja feita?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha, tens aqui um modelo que já usei, nao sei se conheces : http://www.rabbit.com/products/rcm5700/

são ja placas feitas e com rede 10/100 ou rede wireless, tem macros e tudo se quiseres trablhar logo em cima da base de dados ou com um pequeno programa host para fazer de interface..

o que eu usei foi para 27 maquinas, cada uma com 3 sinais, e regista num SQL Express 2005 com um pequeno interface, o que eu usei é um modelo com mais IOs, mas para ti essse deverá chegar...

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas ainda falta o sensor para aqui ligar certo? ISto custa 35$ cada?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya, mas coisa menos coisa.. podes sempre optar por uma fotocelula simples com refletor, e compras aqueles reflecotres de bicicletas.

quanto ao rabbit comprar na farnell..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E que sensor me aconselhas? Isto não pode haver erros de contagem.. Prefiro pagar mais por cada sensor do que haver erros

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, mas as peças passam muito rapido ? ou vao passando tipo num tapete normal de transporte?

As que normalmente uso, e nao tenho tido problemas nenhum : PC50CNR10RP e o refletor é de bicicleta, porque os deles sao muito caros e nao noto diferença nenhuma no comportamento de fotocelulas..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto passa num tapete normal. Que software usaste? o deles?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa vem com o starter kit, ja fiz isso ha uns anos, nao me lembro muito nem..primeiro anhas um bocadinho, mas depois vais lá, é um tipo de C com asembly, mas faz-se bem..depois o host fazes em vb na boa.. é simples..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto parece-me uma boa ideia.. Parece mesmo! Tenho de mandar vir uma placa para testes... Por acaso não tens nenhum exemplo da programação que usaste?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tem mal. Devo arranjar alguns exemplos disso não?

Para já o que quero é ler uma tabela de SQL para identificar a ordem de fabrico, quando chegar o sinal do contador, gravo numa tabela da BD a leitura...

É a primeira vez que vou fazer algo do genero, por isso peço desculpas pelas questões provavelmente ridículas que estou a fazer..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya, mesmo la no site tens exemplos de aplicações para qase tudo, pelo menos lembro-me que foi lá que arrajei os exemplos...

nao tem problema, estamos aqui para nos ajudar-mos uns aos outros..

na boa..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora