• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Natali

linux + instalação de pogs

3 mensagens neste tópico

Ola boa noite pessoal...

Estou agora a tentar iniciar um projecto em que tenho de instalar o mysql e um programa que dê para programar em java, numa distribuição read hat denominada  scientific linux....

O problema é que nunca trabalhei com linux e não sei usar a consola devidamente para fazer a instalação dos referidos programas, as vezes que tentei nunca funcionou e ja foram muintas...

Será que alguem me pode elucidar, de como consseguir fazer o que pretendo???

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em distribuições baseadas em Red Hat, o gerenciador de pacotes é o yum, que facilita muito a vida a quem quer instalar e desinstalar pacotes de software. Isso que precisas, penso que podes instalar a partir do yum sem probs.

da uma vista d olhos pela net que encontras de certeza montes de tutoriais para trabalhar com esta ferramenta!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
numa distribuição read hat denominada  scientific linux....

Não é read hat, mas sim Red Hat.

Não é uma distribuição de Red Hat, mas sim uma distribuição do sistema operativo GNU/Linux, baseada em Red Hat...

em distribuições baseadas em Red Hat, o gerenciador de pacotes é o yum,

O gestor de pacotes é o RPM, o Yum é uma aplicação que usa o RPM para fazer gestão de pacotes...

O yum é uma ferramenta complementar de gestão de pacotes. Foi criada pela Yellow Dog, que é uma distribuição de GNU/Linux baseada em CentOS (que por sua vez é um re-branded do código fonte do Red Hat Enterprise Linux), mas especializada nas arquitecturas de processador PowerPC.

Não conheço a distribuição que estás a usar, mas Red Hat Enterprise Linux permite-te instalar o software de diversas formas. Sendo que a mais adequada na maior parte dos casos é utilizar um gestor de pacotes.

Em Red Hat podes utilizar directamente o gestor de pacotes RPM, ou o yum, ou uma interface gráfica para o yum chamada pirut (acho que no menu está referenciada como Package Management Tool.

A maior vantagem de usar yum, ou alguma interface gráfica para ele, é que não precisas de fazer downloads, nem preocupar com resolução de dependências, pois ele trata de tudo isso por ti.

Já consultaste o manual dessa distribuição?

Não sei até que ponto essa distribuição está diferente do Red Hat Enterprise Linux, mas aqui fica o link para a documentação do Red Hat Enterprise Linux: http://www.redhat.com/docs/manuals/enterprise/

Já agora, acho que em Red Hat Enterprise Linux o yum já vem instalado por omissão... Pelo menos nas versões mais recentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora