• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

Será bom negócio?

33 mensagens neste tópico

Ora muito boas tardes pessoal,

é o seguinte, tenho um colega meu de turma que possui um site Bejanoite.com. O site já tem um nível considerável de visitas, e tem publicidade e isso tudo.

O site retrata os eventos da noite, ou que acontecem em Beja e arredores. No entanto, ele fez-me uma proposta, dado que eu tenho uma rádio online, ele vendia-me o site pois não tem tempo para postar nele, e eu assim ficava a ganhar "mais contactos".

Vendia-mo barato, cerca de €35, e tem alojamento e domínio até Agosto, e para renovação é €30.

Gostaria de saber vindo de vocês, o que acham, se vale a pena ou não :D

Abraço  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

30€ não é nenhum investimento de outro mundo. Podes perfeitamente ir em frente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E se gasto o dinheiro e depois não tenho retorno? :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso era uma preocupação se fosses gastar 500 ou 1000€, agora 30... podes arriscar á vontade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso era uma preocupação se fosses gastar 500 ou 1000€, agora 30... podes arriscar á vontade.

Hmm, realmente...

Gostava de ouvir mais opiniões.

E já agora, sinceramente penso que o visual (top, bottom, menus, e mais algumas coisas) não estão grande coisa.

E pensei em talvez fazer o site num portal, mas com funcionalidades simples, praticamente com aquelas, pois o que mais me interessa é a informação e os comentários, pois vai ser a forma dos utilizadores interagirem comigo.

Mas que portal utilizaria para ali? E já agora um bom tema para tal?

Abraço e obrigado :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, como portal fica mto melhor.

Para o tipo de alojamento q é, a tecnologia web recomendo php com bds em mysql.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, como portal fica mto melhor.

Para o tipo de alojamento q é, a tecnologia web recomendo php com bds em mysql.

Mas dado que o projecto seria para "recomeçar" daqui a pouco tempo, não dava tempo para eu tar a fazer algum portal ou assim.

Será que me podias sugerir um com um tema que se adequasse, ou mesmo só o portal?

Abraço :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não tou dentro do assunto de portais já feitos em php, só fazendo mesmo de raíz, mas php tb n domino.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao portal, Joomla com um template atractivo deve servir para as necessidades. Tem suporte para comentários notícias, e tudo o que se possa imaginar, com plugins. O website em si não está grande coisa, é verdade, e usa tipos de letra muito variados, enfim, uma confusão.

Se achas que tens tempo para o actualizar, ou tens alguém que te ajude, força nesse negócio. Com alguma publicidade, e quem sabe, patrocínios por parte de discotecas e outras parcerias, tenhas o teu investimento na mão outra vez.

Porém tem em atenção os custos do hosting actual (não sei se inclui só o dominio ou o hosting).

Por fim, se adquirires o domínio e os seus conteúdos, recomendo-te a manter a plataforma actual por uns tempos, para não ser um choque para os visitantes. Se possível, mantêm também o conteúdo já existente (desde que seja útil...) no teu novo portal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao portal, Joomla com um template atractivo deve servir para as necessidades. Tem suporte para comentários notícias, e tudo o que se possa imaginar, com plugins. O website em si não está grande coisa, é verdade, e usa tipos de letra muito variados, enfim, uma confusão.

Conceitos de design na cabeça daquele moço .. enfim eheh :confused:

Se achas que tens tempo para o actualizar, ou tens alguém que te ajude, força nesse negócio. Com alguma publicidade, e quem sabe, patrocínios por parte de discotecas e outras parcerias, tenhas o teu investimento na mão outra vez.

Tenho o mesmo tempo que ele, pois somos da mesma turma (para além de ele ter de gerir o PTBux, mas eu tenho a rádio). Mas posso simplesmente tentar usar a mesma estratégia que ele. Tentar manter-me actualizado com os eventos que vão cá acontecendo.

Porém tem em atenção os custos do hosting actual (não sei se inclui só o dominio ou o hosting).

Os custos da renovação do hosting/domínio são no total €30.

Por fim, se adquirires o domínio e os seus conteúdos, recomendo-te a manter a plataforma actual por uns tempos, para não ser um choque para os visitantes. Se possível, mantêm também o conteúdo já existente (desde que seja útil...) no teu novo portal.

Em relação à plataforma actual, então como vou fazendo a transição?

E em relação ao conteúdo, se o deixar, tenho de estar a colocar tudo de novo no Joomla (mas também fica um site mais cheio, com mais conteúdo), se não vou ficar com um portal vazio, coisa que não atrai muito as pessoas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão é que o site já tem um número considerável de visitantes, pelo que disseste. Se eles vão lá, com certeza é porque gostam dos conteúdos, e se os tiras, provavelmente perdes uma boa fatia desse pessoal.

Estive a ver e a transição de Wordpress para Joomla é um bocado frustrante, tens de instalar uns componentes adicionais no Joomla, criar categorias, ... Porém, podes escolher outra plataforma, só sugeri o Joomla, porque é uma das mais conhecidas e práticas :confused: uma pesquisa por CMS deve dar bastantes resultados interessantes, explora!

Para te auxiliar: http://www.cmsmatrix.org/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão é que o site já tem um número considerável de visitantes, pelo que disseste. Se eles vão lá, com certeza é porque gostam dos conteúdos, e se os tiras, provavelmente perdes uma boa fatia desse pessoal.

Estive a ver e a transição de Wordpress para Joomla é um bocado frustrante, tens de instalar uns componentes adicionais no Joomla, criar categorias, ... Porém, podes escolher outra plataforma, só sugeri o Joomla, porque é uma das mais conhecidas e práticas :confused: uma pesquisa por CMS deve dar bastantes resultados interessantes, explora!

Para te auxiliar: http://www.cmsmatrix.org/

Mas eu de início também pensei no Joomla... agora não sei :D

vou dar uma olhada :D

PS: se optar por Joomla, achei interessante este theme: http://images.templatemonster.com/screenshots/24000/24061-joom-b.jpg precisava de opiniões :D

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que é um investimento pequeno e com pub recuperas rapidamente, e se der para o torto não é muito que perdes. Podes também associar-te à PortugalDance (www.portugaldance.pt).

Quanto ao template eu gostei :confused:.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes também associar-te à PortugalDance (www.portugaldance.pt).

E será que eles querem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É bom negócio se conseguires rentabilizar aquilo. Tens de ver se és capaz de fazer isso. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu de início também pensei no Joomla... agora não sei :D

vou dar uma olhada :confused:

PS: se optar por Joomla, achei interessante este theme: http://images.templatemonster.com/screenshots/24000/24061-joom-b.jpg precisava de opiniões :D

Abraço

nice template! para quem não quer ter trabalho a programar em php, ou asp, ou jsp, ou whatever, o joomla é perfeito. Se não me engano (já lá vai um ano desde da última vez que peguei naquilo), com uns pequenos tweaks tens um site bullet-proof site com ligação SQL impecável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok .. sem comentários, nem reparei que o template era pago :)

EDIT: Pronto ... agora estou desmoralizado :confused: não encontro nenhum template de jeito, gratuito. E pagos não estou para pagar balúrdios :D se encontrarem alguma coisa... Digam sff. :D

Vou dormir. Até amanha :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá!

Pessoalmente, eu arriscava. O investimento não é assim tão grande, como já bastante pessoas disseram.

Agora, portal? Não. Pelo que me pareceu, não tens grande prática nesta área. Um portal é algo que tem de ser bem pensado e bem implementado. Até que ponto te sentes capaz de planificar e executar um projecto "grande" sozinho, não tendo assim tanta experiência na área?

O meu conselho é: pensa num visual mais engraçado que dê para incluir toda a informação existente, uma vez que é essa informação que o público alvo procura. No entanto, desenha o site de forma a poder crescer. Por exemplo, não limites o espaço para os menus, faz com que se possa acrescentar um novo tema (menu) se necessário. Faz uma boa planificação da base de dados, caso queiras implementar uma.

Quanto a CMS não sou uma boa pessoa para te aconselhar, nunca usei um, escrevo tudo à pata em xemacs. No entanto, tenho colegas meus que são profissionais de referência na área web e que utilizam o wordpress. Pelo que me disseram, é acessível refazer os templates e actualizar a informação. O wordpress, caso não conheças, tem php por trás. Para além disso, a grande vantagem é que o wordpress gera um bom código HTML que te passa nos validadores da W3C.

Uma coisa te digo, neste momento, implementares um website que não respeite as normas da W3C e não esteja optimizado para motores de busca (SEO) não é, definitivamente, uma boa aposta.

Boa sorte!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Wordpress (na minha opinião) é uma excelente plataforma de gestão de conteúdo, acho que podes ter um bom resultado com ele :confused:.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lendo ali a opinião do estrucida, também fiquei convencido que o Wordpress será a melhor escolha. Dá para fazer o que pretendes e não é muito pesado.

Quanto ao tema, tirando a barra de cima do login, até está bom. Talvez "pink" demais...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mudavas o cor de rosa para outra cor melhor.

Como? Dá para alterar no próprio código?

Mas acham que sempre devo apostar pelo Wordpress, correcto? E aquele theme?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, aquele theme está bom. No CSS mudas a cor.

Ok, vou ver isso então :P e acham que mal tome posse do site deva mudar logo o tema? E devo anunciar a "nova gerência"?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora