• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mykos

erro mysql

9 mensagens neste tópico

ppl..Estou a fazer uma aplicaçao em ambiente gráfico para programaçao, corro o compilador e ele compila sem problemas, mas quando carrego no botao para fazer o login a aplicaçao dá erro, diz que nao encontra o campo "pass"..vou postar o código aqui para me darem a vossa opiniao sobre qual a origem do erro..ja agora, uso o lazarus..

codigo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
password,nivel_acesso:string;

begin
if sqlquery1.active then sqlquery1.close;
sqlquery1.sql.Text:= ('select password as pass from utilizadores where numero= "'+edit1.text+'"');
password:=sqlquery1.FieldByName('pass').asString;
sqlquery1.close;
if (edit2.text)=password then
    begin
    sqlquery1.sql.Text:= 'select nivel_acesso as nivel from utilizadores where numero= "'+edit1.text+'"';
    nivel_acesso:=sqlquery1.fieldbyname ('nivel').asString;
    sqlquery1.close;
    end
    else
    begin
    application.Messagebox('Erro no login, verifique as credenciais','Validação',1);
    end;  

Há algum erro no código??

Porque é que dá erro quando tento fazer login??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se diz que não encontra o campo pass então eu diria que não consegue encontrar o campo pass na tabela da base de dados onde estás ligado...

O código funciona se trocares para password?

Edit: já lá vão uns anos de Delphi, mas não era necessário declarar em edit time os campos que querias retornar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se diz que não encontra o campo pass então eu diria que não consegue encontrar o campo pass na tabela da base de dados onde estás ligado...

O código funciona se trocares para password?

Não..dá o mesmo erro, só muda na descriçao, diz k não encontra o campo "password"..

Edit: já lá vão uns anos de Delphi, mas não era necessário declarar em edit time os campos que querias retornar?

Eu não uso o Delphi, mas nos tutoriais que o prof deu erav assim k estava e funcionava, mas no caso dos tutoriais era para a funçao "count"..e funcionava

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se dá o mesmo erro, então confirma-se.

Verifica se o servidor onde te estás a ligar tem essa tabela e se essa tabela tem essa coluna.

Se a resposta é afirmativa, verifica se não tens de especificar o nome da coluna algures no componente da query.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não dá mesmo..vou ter que ir falar com o prof..

pessoal..como é que faço para por exemplo se tiver:

nmr=32.36521

e quiser que fique só com 2 casas décimais? tipo:

nmr=32.37

alguém sabe?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Onde? Em Pascal ou na base de dados?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora