• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Pedro Ribeiro

TOPAS 2009

42 mensagens neste tópico

Como aqui há pessoal que gosta de concursos, fica a informação de um outro concurso para alunos do Secundário.

ToPAS - Torneio de Programação para alunos do Secundário

Url: http://www.dcc.fc.up.pt/topas/

Local: DCC-FCUP, Universidade do Porto

Dia: 15 de Maio de 2009

É um concurso por equipas (de 3 elementos no máximo) com regras do estilo ACM-ICPC (resultado da submissão na hora, aceite ou não aceite, classificação por problemas resolvidos seguido de tempo). As linguagens permitidas são o C, C++, Java ou Pascal e o sistema de submissões usado é o Mooshak (aliás, o director do concurso é o Prof. José Paulo Leal, o autor do Mooshak).

Já é um concurso com tradição que se realiza no DCC-FCUP desde 2003. Este ano temos pela primeira vez o "franchising" com uma edição nova no Sul, na Universidade do Algarve (http://deei.fct.ualg.pt/topas), que será disputada no mesmo dia e, em princípio, com mesmos problemas (pelo que as equipas se poderão comparar).

Entre outras coisas, podem participar virtualmente nos concursos de 2003 a 2007 (para treino) e concorrer como se estivessem realmente no concurso, com as submissões a ocorrerem no tempo certo (isto é, quando começaram o concurso virtual, é como se para vocês o tempo 0 fosse nesse momento e 20 minutos depois de começarem irão ver as submissões que ocorreram até 20 minutos do concurso real).

Se tiverem perguntas... disparem!

PS - Eu não pertenço ao comité de organização nem irei fazer problemas para este concurso ;)

PS 2 - Os prémios do concurso: http://www.dcc.fc.up.pt/ToPAS/concurso.htm#premios

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu o ano passado participei, e este ano espero também participar, só me falta a equipa (os do ano passado já estão na Universidade) ;)

EDIT: Só li depois aquilo do Algarve, e nível de pontuação vai ser  a mesma, ou seja, em primeiro ou fica um do Algarve ou um no Porto? Ou as classificações são independentes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

anolsi, as classificações são independentes, embora depois possas comparar. Isto é, para efeitos de atribuição de prémios aqui no DCC, apenas contarão as equipas que aqui concorrerem presencialmente (e a mesma coisa no Algarve).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Professor Pedro, reparei agora numa coisa nas equipas inscritas, algumas só têm dois alunos. Isso quer dizer que não terão que ser necessariamente 3? Ou só em casos muito específicos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O máximo de elementos por equipa é 3, mas não é obrigatório. Suponho que a organização encoraje o uso de 3 elementos, mas se só arranjares 2 (no limite até se fores só tu) não deverá ser algo que impeça a tua participação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu maior problema é o ter de ser alunos da mesma escola, senão estava lá batido com o Tharis provavelmente :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Manda e-mail à organização. Talvez sejam permissivos como o CIC :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu problema e o mesmo do CPAS, equipa e neste caso ter de ser os alunos da mesma escola :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A título de curiosidade, haverá concurso público? :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, mas depois o concurso fica disponível em modo virtual, ou seja, podes simular ter estado no concurso :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é uma funcionalidade excelente do mooshak :thumbsup:  Para mim só falta poder tornar as submissões dos concorrentes publicas depois de um concurso (se é que ainda não é possível, mas nunca vi uma organização fazer isso em Portugal).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a resolver o concurso do ano passado. De certeza que os testes do problema G estão bem? Pareceu-me um problema bastante fácil, mas eu obtenho sempre WA e nenhuma equipa o resolveu no ano passado. Se calhar interpretei alguma coisa mal do enunciado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto era para o tirácio e o tharis limparem :thumbsup: Pena sas restrições na formação das equipas.

Boa sorte para os participantes do p@p! Esmifrem esses problemas!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha equipa já está inscrita ...

:P

Mais alguém do p@p vai?

PS: a minha equipa é inaJJB

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vou. Bem parece que nos vamos conhecer antes das ONI :D

A minha é ESPBS2 (o eu prof não arranjou nome melhor como de costume :P)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vou. Bem parece que nos vamos conhecer antes das ONI :thumbsup:

A minha é ESPBS2 (o eu prof não arranjou nome melhor como de costume :P)

Pois é :thumbsup:

:D A nós também nos falta criatividade no que toca a escolher nomes para equipas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em alturas de falta de criatividade sempre gostei de "Koiso". É daquelas palavras mágicas que encaixa em qualquer situação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, alguém já reparou que o 1º. lugar ganha propinas grátis no primeiro ano na FCUP?!? :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, alguém já reparou que o 1º. lugar ganha propinas grátis no primeiro ano na FCUP?!? ;)

Sim, já nos dois anos anteriores foi assim também :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ToPAS é já amanhã, pelo que desejo a todos os participantes uma excelente prova. Não poderei marcar presença mas tentarei seguir pela net e se for possível publicarei por aqui um URL onde poderão seguir o desenrolar da prova.

No meu caso a curiosidade é redobrada pois nas 27 equipas existem 12 alunos que 15 dias depois irão estar presentes na final nacional das ONI:

André Oliveira (EP Centro Juvenil Campanhã, Porto)

António Silva (ES P Benjamim Salgado, V.N.Famalicão)

Artur Pereira (ES D.Afonso Sanches, Vila do Conde)

Diogo Basto (CI Carvalhos, V.N.Gaia)

Diogo Pinho (CI Carvalhos, V.N.Gaia)

Filipe Mota (CI Carvalhos, V.N.Gaia)

Francisco Huhn (ES SaBandeira, Santarém)

Gabriel Damaso (CI Carvalhos, V.N.Gaia)

Joana Silva (Instituto Nun'Alvres, Santo Tirso)

Jorge Barbedo (CI Carvalhos, V.N.Gaia)

Ricardo Lopes (EP Chaves)

Rúben Aguiar (CI Carvalhos, V.N.Gaia)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hello! This is Sá da Bandeira speaking (typing :D) from DCC-FCUP! :D

Liguei-me só à net para ir buscar as minhas macros todas XPTO! Hahah! :D

Bye! :D

EDIT: parece que vou ganhar o treino! :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As equipas fizeram um belo arranque, mas empancaram no G. Não vejo ninguém a tentar o F, será que é muito dificil? :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora