• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Razz

Qual flash?

8 mensagens neste tópico

Olá.

Alguém me pode indicar qual o Flash que eu devo arranjar para me iniciar nisto?

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Macromedia Flash 8

e um pouco dificil de aprender mas isso com uns tutoriais fazes coisas muito fixes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, é um bocado 'manhoso' de se ir aprendendo sozinho, eu quando andava a estudar aprendi isso e já não me lembro de quase nada e mesmo assim vejo-me 'ás aranhas' com isso. Mas como disse o pcmoto e muito bem, com uns tutoriais e com calma vais lá!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado.

Já fiz um tutorial cá do fórum, com a ajuda do Grettir (um amigo meu) e fiz um relógio...

Agora adorava fazer animações =)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que para aprender flash é preciso essencialmente 2 coisas:

1. ter algumas noções de programação, seja em que linguagem for (se não se tiver, primeiro tentar estudar um pouco os conceitos essenciais de qualquer linguagem orientada a objectos)

2. muita paciência e dedicação, para ler muitos tutoriais e alguns livros sobre o assunto

Boa sorte!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que pra se saber flash e saber trabalhar com a timeline e layer

depois e simples a sintaxe de flash e mt facil

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Heyas,

atençao Dimen...para se trabalhar com Flash nao se tem de começar por noçoes de programaçao orientada a objectos...

Experimenta dizer isso a um Designer e vês a resposta que ele te dá ....

Depende do que se quer fazer, de qual a pancada e do tamanha da mesma ...

Sem dúvida que se deverá de começar o flash pelo inicio, ou seja, pelas noçoes gerais de ANIMAÇAO...é essencial perceber o que é a Timeline, o que sao KeyFrames, o que sao FramesPerSecond (FPS), o que é um Graphic, Button e MovieClip (Symbols)

O Actionscript nao se deve de abordar directamente como somente uma linguagem de programaçao a objectos...isso é ERRADO.

A Adobe, ainda no tempo da Macromedia, só aconselhava essa abordagem como a abordagem inicial caso se tratasse de um programador que quisesse entrar no ActionScript .... somente nesse caso é que a Adobe aconselha essa abordagem. Para tal, ate criaram um curso do seu 'official curriculum' com o nome "ActionScript for Programmers" ... caso contrario a abordagem segundo o mesmo 'curriculum'  começa com "Rich Content Creation", "Advanced Design" e so depois entra no "ActionScript" ... atençao que nos dois cursos anteriores já se aborda bastante ActionScript, mas sempre numa perspectiva diferente do curso "ActionScript" e "ActionScript for Programmers".

O flash é um programa que com calma se consegue dominar muito bem.

Razz, tal como ja te tinha dito, começa com uns tutoriais ... encontras no site "Flashkit.com" , "ActionScript.org" e no proprio site da "Adobe.com"

Quando sair o meu livro, que é composto somente por tutoriais, entrego um ao teu pai para te dar, ok Razz ?

Abraço e bom estudo seu "puto xarila"...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, claro que para utilizar a ferramenta Macromedia Flash não se precisa de perceber de programaçao orientada a objectos, nem de programação sequer. Mas aí estariamos a falar com potenciais candidatos a designers, e estando num fórum de "programação" e numa secção chamada "actionscript", pensava que não era esse o público com o qual estavamos a "falar".

Eu já dei "formação privada" a algumas pessoas que nunca tinham pegado em flash na vida, mas que percebiam bastante de linguagens orientadas a objectos, e não foi preciso andar a explicar o que são frames, movieclips, etc. Bastou fazer o paralelismo com outros componentes existentes nas linguagens que conheciam, e explicar as potencialidades da linguagem ActionScript para os enquadrar no sistema. A partir daí, quem teve interesse em aprender mais, e se dedicou à coisa, naturalmente conseguiu dominar a linguagem.

Daí o motivo da minha abordagem por "perceber de programação". Para mim, embora faça de designer na maioria das coisas que implemento, o flash é uma excelente ferramenta de programação com caracteristicas especiais. Acho que um programador ao evoluir na linguagem acaba por quase só utilizar o ambiente gráfico do programa para colocar lá alguns "bonecos", e depois codifica tudo à mão... e aqui entram as enormes potencialidades das linguagens orientadas a objectos, desde a organização do código, à sua reutilização noutros projectos através da criação de packages, etc...

Por isso, para concluir, digo que é obviamente importante perceber o que o flash faz em termos de animações, o que existe em termos gráficos, etc. Mas para quem tem conhecimentos básicos de programação, essa abordagem pode ser conciliada com uma aprendizagem pura de programação em ActionScript 2.0, de forma a adoptar o mais cedo possível as best practices desta linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora