• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zubimaster

Open or Closed source

Qual a opção que preferes quando publicas um software criado por ti?   20 membros votaram

1. 1. Qual a opção que preferes quando publicas um software criado por ti?

• Open source - Prefiro partilhar o código da minha app
      11
    • Closed source - Prefiro não publicar o source da minha app partilhando apenas os arquivos Binários
      9

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

17 mensagens neste tópico

Boas,

Esta questão surge-me sempre quando começo um novo projecto.

Basicamente até ao momento ainda não criei nenhum projecto ao 'sério', apenas pequenas aplicações ou sites, e apenas numa vertente de aprendizagem.

(EDIT: Não sei se este tópico já aqui foi debatido)

Agora que consigo fazer alguns projectos ('ainda que básicos')  autonomamente, gostava de definir um 'standard' para todas as minhas aplicações que possivelmente irei desenvolver daqui em diante.

Alguém quer dar opinião?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ideal é ter os 2.

Ter um pequeno projecto open source é muito interessante, cria-se comunidades e trocam-se ideias onde todos evoluem.

Por outro lado, tb é necessário ter versões comerciais de outros projectos, pois o dinheiro tb faz falta.

O melhor é dedicarmo-nos aos 2.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

EU ia para não responder, porque isto depende muito do objectivo e das intenções comerciais da aplicação, mas para deixar o meu veredicto:

De há uns tempos para cá aprendi que era bom deixar todos os meus programas que faço como hobbie em Open Source, porque permito a transmissão de conhecimento para outras pessoas

Por exemplo, o meu Músicas da RFM, lancei-o em regime Open Source, bem documentado, para um dia se alguém quiser pegar naquele programita e fazer algo mais sério, o poder adaptar com toda a facilidade.

Porquê deixares os teus pequenos programas em Closed Source? Talvez estejas receoso por roubarem o teu código... Quanto a isso depende de cada um: eu não me importo, a não ser que isso afecte directamente, ou me prejudique de alguma forma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende muito do caso. Se for apenas uma brincadeira, posto o source/binário se for pedido, se for algo mais bem feito que acho que seja útil provavelmente só não publico o source se houver binários para todos e o código for uma treta.

Isto para software que faço de borla.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aí é que está o problema. O dinheiro. Não que em OpenSource não se receba dinheiro, com as doações, mas mesmo assim nunca se receberá tanto como em Software pago. No entanto, Closed Source pode ser gratuito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Closed Source e gratuito nunca faria. Não digo q n seja uma boa opção, os anti virus fazem mto isto com as versões free e pro.

Mas eu se é para ser grátis, disponibilizo tb a fonte.

Se quero vender, nem fonte, nem gratuito. É os binários... e bem caro  ;).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nem só com doações o open source faz dinheiro... aliás, vocês estão a confundir termos:

free software = software LIVRE, as in open source

freeware = software GRÁTIS

eu há uns dias atrás, vi um documentário sobre a história do open source, e lembra-me de uma cena em que eles falam que o Red Hat ficou na história como a "empresa de TI cujas acções subiram mais exponencialmente na história" ou algo parecido, chamava-se Revolution OS

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem, mas alguém aqui me pode esclarecer uma curiosidade: Alguém aqui pessoalmente já teve alguma app open source e é frequente receber doações? Costumam ser elevadas?

CUmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso depende.

Se a tua aplicação open source é o Apache, por exemplo, as doações são elevadissimas.

Principalmente qd a empresa q faz a doação precisa de uma funcionalidade nova.

Mas agora a sério,

Com uma aplicação Open Source não contes ganhar muito dinheiro, se alguém te der alguma coisa sequer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem, mas alguém aqui me pode esclarecer uma curiosidade: Alguém aqui pessoalmente já teve alguma app open source e é frequente receber doações? Costumam ser elevadas?

CUmps

Não sei se há muitos casos de grandes sucessos - tipo, ficar rico enquanto coçam os respectivos tintis - tanto em OpenSource como Closed Source em Portugal.

No entanto, não podes só ver a componente de doações. As grandes empresas que se baseiam em OpenSource recebem mais é pelo suporte que dão.

Se bem me lembro, ainda és bastante novo, tens muito tempo para isso tudo. Dedica-te a fazer pequenos programas para aprendizagem, posta o código se te apetecer ou se te pedirem. É a melhor maneira de aprender. Digo eu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(Mas novamente por curiosidade :) ...)

Uma pessoa que tenha um trabalho comum, e que a part-time programe por exemplo em vb, consegue ter rendimentos elevados tendo em conta o factor de procura?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(Mas novamente por curiosidade :) ...)

Uma pessoa que tenha um trabalho comum, e que a part-time programe por exemplo em vb, consegue ter rendimentos elevados tendo em conta o factor de procura?

Cumps

Em Part Time é complicado. Não é fácil arranjar projectos onde alguém esteja disposto a pagar por eles.

E mesmo q arranjes é ocasionalmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

factor de procura? isto até nesta área está ******... podes é ser freelance, se é isso que tás a dizer, mas é complicado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E para procurar? Costumam 'vaguear' pela net, ou onde é que procuram clientes? Ou é mais a partir da vossa homepage?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a ver que ainda existem muitos preconceitos e opiniões mal fundamentadas em relação ao Software Livre/Open Source Software.

O licenciamento do tipo Software Livre foi criado com o objectivo dar às pessoas os direitos que nunca deveriam ter-lhes sido negados. Esses direitos são no mínimo as quatro liberdades da definição de Software Livre:

* liberdade de utilizar o software para qualquer propósito;

* liberdade de estudar e modificar o software;

* liberdade de re-distribuir o software;

* liberdade de tornar modificações publicas;

Para mim a primeira pergunta que se colocaria é se eu como programador, acho justo e/ou aceitável negar as 4 liberdades do Software Livre aos utilizadores do software. Para mim a resposta só pode ser uma: é um imperativo moral e ético dar as liberdades aos utilizadores e ser eles a escolher se as querem utilizar e como. E esta resposta chega para eu fazer a minha decisão.

Para começarem a entenderem as razões pelas quais eu tenho a opinião que tenho recomendo a leitura dos textos que estão em: http://www.gnu.org/philosophy/philosophy.html

Por outro lado, tb é necessário ter versões comerciais de outros projectos, pois o dinheiro tb faz falta.

O oposto de Software Livre e Open Source Software não é software comercial. Software comercial é todo o software em relação e com o qual se possam fazer negócios e todo o Software Livre e Open Source Software permite isso, por definição. O oposto é software proprietário.

Eu e muitos outros que conheço e ainda mais que eu não conheço, vivemos do Software Livre. É possível e faz-se muito dinheiro com Software Livre. Por isso esse argumento é falso.

Porquê deixares os teus pequenos programas em Closed Source? Talvez estejas receoso por roubarem o teu código... Quanto a isso depende de cada um: eu não me importo, a não ser que isso afecte directamente, ou me prejudique de alguma forma.

No caso de ser feito sem autorização do autor, ou da lei, copiar ser ilegal, copiar não é por definição roubar. Usurpar já pode ser considerado roubar mas isso já é uma questão mais profunda e irrelevante para o caso.

O que dá valor a um programador, é o que ele é capaz de fazer e não o que ele já fez (isso só serve para demonstrar que ele conseguiu fazer).

Aí é que está o problema. O dinheiro. Não que em OpenSource não se receba dinheiro, com as doações,

Essa ideia que tens é errada!

Há projectos que recebem doações (muitos dos maiores), mas isso não é um modelo de negócios. E sim existem modelos de negócios para o Software Livre/Open Source Software e que rendem muitos milhões a empresas que até chegam a estar cotadas em bolsa (por exemplo a Red Hat, Sun, IBM, Novell, etc...). E muitas mais pequenas empresas e free lancers ganham bom dinheiro com o Software Livre.

mas mesmo assim nunca se receberá tanto como em Software pago.

Isso é falso! Por várias razões, incluindo 80% do volume de negócios em TI ser prestação de serviços e não a venda de produtos (segundo dados da micro$oft). Aliás a maior parte das empresas que produzem software, fazem-no como um serviço e não como um produto que vai ser vendido.

A maior parte do software que é produzido é feito à medida e por equipas de outsourcers e consultores, ou seja, quem produz o software recebe pelo serviço de o produzir, colocar em produção e suportar e não pelo licenciamento do mesmo.

No entanto, Closed Source pode ser gratuito.

Existe uma enorme quantidade de software proprietário que é gratuito.

Mais uma vez o oposto de Open Source Software, também não é closed source software.

Se leres a definição de Software Livre, vais ver que o acesso ao código fonte de um software, é apenas uma pré-condição para uma das quatro liberdades que compõem a definição (a de se poder estudar e modificar o software). Software Livre tem o nome que tem precisamente para transmitir o seu objectivo, que é dar liberdade.

A definição de Open Source Software (que tem um significado quase totalmente igual à de Software Livre), também vai muito mais para além de se poder aceder ao código fonte (apesar de o seu nome focar-se nesse aspecto).

Para além de gratuito, também há software proprietário ao qual alguns (algumas vezes todos) os seus utilizadores têm acesso ao código fonte. No entanto esse software não é considerado Open Source Software e muito menos Software Livre (Free Software por vezes também é confundido com freeware).

Já produzi algum Software Livre/Open Source Software, e já fiz pequenas contribuições para alguns (traduções e patchs para bugs que encontre durante o meu trabalho). No entanto o software que produzi só costuma ter como utilizador o cliente que o encomendou (mas que no entanto tens as 4 liberdades pois até costuma ficar com os direitos de autor).

Não é frequente receber doações. A maior parte dos projectos que recebem doações são muito grandes (Apache, Mozilla, OpenBSD, etc...) e recebem doações muito grandes. A maior parte das pessoas que vivem do Software Livre/Open Source Software ganham dinheiro como free lancers, ou como funcionários de empresas que prestam serviços para Software Livre, ou em empresas que o utilizam (e muitas vezes também o produzem ao mesmo tempo).

Se a tua aplicação open source é o Apache, por exemplo, as doações são elevadissimas.

Principalmente qd a empresa q faz a doação precisa de uma funcionalidade nova.

Nesses casos não se costuma fazer doações. Nesses casos costuma-se contratar os programadores que costumam desenvolver nesses projectos e pagar-lhes para desenvolver essa funcionalidade (é bastante diferente de se fazer uma doação).

As doações costumam ser feitas noutros contextos. Por exemplo, uma empresa que seja um grande utilizador do Apache e queira ajudar manter um bom nível de desenvolvimento, investigação, suporte comunitário, documentação e outras actividades de forma genérica então faz uma doação. Também se fazem doações para "sub-projectos", mas não para algo demasiado específico de forma a poder ser reduzido a uma, ou algumas funcionalidades muito especificas e um, ou um pequeno número de programadores.

Com uma aplicação Open Source não contes ganhar muito dinheiro, se alguém te der alguma coisa sequer.

Só por desenvolver o software sem que ninguém o tenha pedido, não vai ganhar certamente. Mas se quiser prestar serviços com e/ou em relação a ele pode ganhar tanto, ou mais como o que ganharia com software proprietário.

Não! A não ser que tenhas muita sorte e te calhe um cliente louco, ou ignorante.

Para além disso, todos os contractos de trabalho que tive proibiam isso, ou impunham ter que se pedir ao patrão antes de se realizar o qualquer negócio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora