• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Equipa de I&D Robótica do P@P

53 mensagens neste tópico

Boas,

Como já referi noutro tópico estou mesmo com ideias de criar uma equipa de I&D cá do P@P, a começar a trabalhar já este Verão. :D Gostava de saber o que se pode fazer para começar, quem estaria disposto a dar alguma ajuda e de que forma poderíamos começar o nosso trabalho.

Estou mesmo com ideias de levar isto avante, portanto simplesmente não se oponham á ideia. Temos capacidade para tal com algum esforço. Um dos objectivos é criar suporte, manuais, tutoriais a nível da comunidade de modo a que novos utilizadores se interessem com a matéria. Outro dos objectivos é adquirirmos conhecimentos como equipa e aprendermos a pensar e a trabalhar como equipa.

O que dizem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Excelente ideia, mas eu por exemplo não tenho grandes conhecimentos na área de robótica, também me poderia inscrever para ajudar? E talvez assim fique a conhecer mais de robótica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois eu adorava fazer parte da equipa, porém existem alguns factos que dificultam a coisa:

O Robot, se queremos fazer alguma coisa como equipa temos ou de ser da mesma cidade (que neste momento é falso) para usarmos o mesmo robot, ou então temos de ter vários robots, um para cada um.

Podiamos optar por um robot comunitário mas como estamos a falar de lego (penso eu) isso é chato de enviar :D

Se optarmos por outros robots já era diferente :) podiamos comprar daqueles robots pequenitos e tal para começar...

Btw... eu tive hoje a pesquisar no ebay e encontram-se RCX bem baratos :D Não são tão bons como os novos NXT mas são bons na mesma :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Excelente ideia, mas eu por exemplo não tenho grandes conhecimentos na área de robótica, também me poderia inscrever para ajudar? E talvez assim fique a conhecer mais de robótica.

Claro que podes fazer parte da equipa. Eu tambem pouco sei de robótica e portanto vou ter de me esforçar para aprender mais algumas coisas.

QuickFire dá-me um link para esses RCX. Não sabes se alguma loja os vende em Portugal?

Não seria melhor começar desde o zero, isto é, montar um robot e programá-lo como podemos ver exemplos do ZeroOne e do Bruno? Até que nível podemos personalizar num RCX?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem contar comigo para a parte de controlo/estabilidade do robot. :D

Mas o ideal, era estar presente com o robot e ajustar as matrizes em tempo real. Recorrendo à simuladores, só consigo fazer a primeira fase de estabilidade.

Cumpr. bk@ero    :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

death, um RCX é um pouco limitado... mas já vem com muita coisa feita... tem vários sensores para tudo e mais alguma coisa :D

Ai seria um bom começo e fácil também...

Se fosse do zero ai já era mais porreiro :D mas infelizmente o que sei de electronica é nulo e ai já não conseguia ajudar :|

Já agora os links que vi foram aqui:

http://search.ebay.co.uk/lego-mindstorms_W0QQfromZR8QQfsooZ1QQfsopZ1QQfsprZ1QQssPageNameZWD8B

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começar do 0 envolveria mesmo muitas fases de aprendizagem e portanto não será a forma mais viável para nós que pouco ou nada sabemos (tirando o brink@ero). Claro que começar do 0 seria muito mais interessante e daria muito mais prazer na fase final, mas começar por algo já pré-programado e ir progredindo gradualmente talvez seja a melhor das soluções. :D

Ou talvez o brink@ero talvez nos consiga arranjar alguns links com pequenos tutoriais de electrónica e robótica, ou até mesmo um livro, quem sabe. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu gostei muito da ideia ... contem comigo para o k precisarem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu espero poder comprar um NXT para os anos, em Julho. Vamos lá ver, pelo que tive a ler parece-me uma máquina com muitas capacidades para aprender. :D :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tive um curso de Mindstorms se for por ai posso ajudar agora de resto...

Edit:E vou comprar um NXT este verão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É boa ideia, mas eu não percebo nada do assunto, se bem que depois de ver alguns projectos começo a ficar com interesse em aprender :-)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não percebo nada do assunto, mas estou pronto para aprender  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tambem gostava de participar, o problema é que os meus conhecimentos de robotica e electronica estao a 0.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que temos aqui muitos interessados o que é óptimo, mesmo que não percebam assim muito do assunto. Acho que se todos formos trocando informação e escrevendo textos sobre o que temos descoberto e aprendido, esta equipa pode mais tarde vir a realizar um projecto bem interessante, quem sabe.

Tenho andado a fazer uma pesquisas pelo Google, mas o tempo ão tem sido muito infelizmente. Espero poder, daqui a uma semana, começar a investigar isto mais a sério. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois era bom já que somos muitos podermos fazer o seguinte:

Alguém que perceba de electrónica podia fazer uma lista com meia dúzia de peças. Existem robots pequeninos e baratos que não sei até que ponto seriam engraçados com algum PIC em cima ou sei lá :D

E assim cada um fazia o seu à sua maneira com o seu código baseado em tutorials :D Caso fosse para avançar começava-mos a comprar alguns sensores e tal :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há uma coisa que até dá para partilhar: Programador de PIC's , aliás, não seria bem partilhar o programador, mas quando chega-se a parte de programar o pic o gajo que tive-se o programador programava e depois mandava o pic já prontinho pelo correio! :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois eu até já tenho um PIC aqui em casa :D Só me falta o programador para ele :D

d_pintassilgo, sabes quanto custa +- um programador de Pic's ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Arranja-se disso relativamente barato, e podes construir, há ai umas cenas sobre isso no forum.

vou ver preços já digo qq coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora bem:

Preços já com IVA

Programador Eeproms Série Paralelo 32 Pinos Marca Grifo

345€

Isto é carote, mas axo que dá mesmo para tudo, ou quase.

Programador e Placa de Teste para PIC's, Inclui Software e PIC16F627 Reprogramável para Testes e uso Didático

55€

Programador de Pic's com Software, Manual, Cabo Ligação a PC e Oferta de um PIC16F628A

77€

Programador de Memórias 24Cxxx

137€

edit:

Em relação á construção de um gravador:

Por exemplo este aqui:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=28

Material

C1 - 47uF 10V 

C2 - 0.1uF

D1, D2 y D3 - Zener 4.7V

D4 - LED

D5, D6 y D7 - Diodos 1N4148

R1 y R2 - Resistencias de 4K7ohm

R3 - Resistencia 390 ohm

Varios: Base para IC 8-pin DIP, conector DB9, etc.

não me parece que haja algum componente que seja realmente caro. É tudo relativamente barato, penso eu

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tau isso ainda é caro... a nível comunitário era capaz de ser rentavel até...

Tenho de procurar tutorials para construir isso mesmo :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, eu achei que isso era mais barato... :D

Mesmo assim, não vou desistir por causa dos preços... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive a ver e este é um possivel robot porreiro:

http://www.robot-italy.com/product_info.php/cPath/11_18/products_id/311

Barato, programavel, com alguns sensores :D

Ora aí está um possível bom investimento. A 53€ duvido que se arranje muito melhor. É pena a loja ser em Itália... :D

O robot só tem um senão: programa-se numa linguagem própria muito parecida com o BASIC. Vejam os detalhes...

Não conhecem nenhuma loja que venda material do género em Portugal? :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora