• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Uma pergunta sobre melros para o softclean

8 mensagens neste tópico

Esse avatar é mesmo fixe, adoro merlos, então nos últimos anos, não sei porquê tenho-me consolado a ouvi-los e vê-los tanto em portugal como na suécia, a população deve ter aumentado, n sei.

Mas a pergunta é:

como é que se distingue um melro de uma melra?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Melro-preto

Uma das aves da Europa mais difundidas, vivendo tanto na cidade como nos campos. O melro-preto (trudus merula) tem entre 24 a 27 cm.  As fêmeas apresentam uma plumagem de tons acastanhados com malhas atenuadas no peito, variando entre os castanho-avermelhado ao cinzento-acastanhado. Os machos são todos pretos, apresentando bico e anel orbital amarelo.

fonte: http://jornalpraceta.no.sapo.pt/jp008e.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol, o jpaulino informou-me desta thread. Para ser sincero, não faço a menor ideia! :cheesygrin:

O que eu sei é que os adoro, pela cor preta e bico e contorno de olhos laranja, epá, é uma combinação de cores que gosto muito. :) Nesta altura da primavera é natural ver muitos melros, principalmente em dias com bastante sol e em áreas verdes, porque é a época de acasalamento.

Quanto ao avatar, adaptei-o de uma foto da Wikipedia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Common_Blackbird

O artigo deve esclarecer algumas curiosidades, e entretanto parece que já te deram umas dicas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mmm, na literatura as fêmas aparecem com um castanho muito claro, mas, ou eu só vejo machos ou a diferença não é assim tão acentuada.

Talvez não sejam pretas completamente mas devem ter uns castanhos muito escuros misturado com o preto.

O que eu sei é que os adoro, pela cor preta e bico e contorno de olhos laranja, epá, é uma combinação de cores que gosto muito. :cheesygrin: Nesta altura da primavera é natural ver muitos melros, principalmente em dias com bastante sol e em áreas verdes, porque é a época de acasalamento.

E já somos dois, tambem adoro, fazem-me lembrar a minha infância não sei porquê. Talvez por ter crescido na aldeia. Não sei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os meus pais  tiveram que cortar um arbusto em casa para fazer um muro, mas tinha lá um ninho de merlo com dois melritos acabados de sair da casca. Puseram-nos no arbusto mais perto (2-3 metros ao lado), pensavamos que já se tinham lixado, mas no dia a seguir ainda estavam vivos, passados dois dias já lá tinham uma cereja inteirinha ao lado ;) (cool) e hoje passei la para os ver... já estão bue de grandes com o bico já bem formado e com os olhos bem abertos!

bem fixe!

Depois ponho aqui uma fotografia, mas n ficaram grande coisa pois tinham uma rede à frente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ando a tentar tirar fotografias a melros com um telemóvel que tenho, mas porque não estou suficientemente perto, a única coisa que tiro foto é uma mancha preta no fundo de uma paisagem  :bored:

Tive pena de não capturar um dia um melro a tirar da terra uma minhoca e a levar para uma árvore num pequeno jardim que há por aqui.

Fico à espera dessa fotografia pedrotuga ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, uma das minhas actividades principais há uns anos era ornitologia :P Infelizmente já não dedico tanto tempo a isso, mas ainda continuo fascinado por pássaros :)

Em tempos cheguei mesmo a ter um corvo que encontrei ferido, era ainda uma cria e durante um mês e tal tive de lhe dar comer e água com uma seringa :X Depois soltei o bicho, mas ele quis sempre andar pelo quintal..., até que um dia voou para baixo de um carro ;)

Os pássaros são animais fantásticos, principalmente os psitacideos e os insectívoros :D Inteligentes, CIUMENTOS e excelentes animais de companhia! Tenho uma caturra que só a mim é que "dá mão", anda por cima de mim na boa..., quando voltei da Alemanha fui ter com o bicho..., e ainda me reconhecia :) Tentem fazer isso com um gato :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora