• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

nokPT

Automação, por onde começar?

8 mensagens neste tópico

Já perdi a conta ao número de vezes que me perguntaram por onde começar na automação ou onde posso ir buscar exemplos.

Na minha opinião, um bom ponto de partida será com a família S7-200 da Siemens, é uma gama de autómatos muito poderosa e simples de trabalhar.

Para esta gama a Siemens desenvolveu 65 exemplos tipo para uso de contadores rápidos, saídas de impulso, comunicações, posicionamento, controlo de processo, etc...

Para quem tiver interessado pode descarregar este exemplo gratuitamente e aprender um bocado a partir do seguinte link:

https://support.automation.siemens.com/WW/llisapi.dll?func=cslib.csinf&lang=en&objid=6ES7810-2AA00-0YX0&caller=view

Um aviso, está tudo em inglês, inclusive os exemplos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu, pessoalmente começei por um autómato da Schneider - NANO - que já não se fabrica.

Penso, no entanto, que mais importante de saber QUAL o autómato por onde começar, saber QUAL a linguagem por onde começar.

Para quem vem das lides do IT, com programação VB ou Pascal (não sei se ainda se ensina) ou melhor ainda de linguagens de baixo nível, o melhor é começar pela linguagem booleana/ Statement List, por comandos tipo ( A I0.0  O I0.1 = Q0.1)

Para electricistas ou pessoal que entenda bem esquemas de comandos de relés o melhor é começar pela linguagem de contactos LADDER

Também é intuitivo utilizar a programação por blocos FBD tipo Siemens.

Depois á a linguagem estruturada que se aproxima ao VB e para mim a melhor de todas que é o GRAFCET.

Embora se consiga "traduzir" de uma para outras partes do programa, por vezes á determinadas instrucções que só se encontra numa linguagem.

Outras vezes dá mais jeito programar numa determinada linguagem.

Com a experiência poderás avaliar melhor a situação.

Para começar penso que seria mais fácil utilizar a mais básica - statement list.

Na net poderás encontrar alguns simuladores para que possas testar os programas que vais fazendo.

Boa Sorte e Boas Programações Diverte-te.

MifPT

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, Grafcet só pode ser utilizado para pequenas aplicações, porque para as outras, é muito complexo, com muitas ramificações.

Statement List (STL) no caso dos autómatos S7-1200 já não está disponível (e teoricamente não está no futuro, a ver vamos), nos autómatos S7-200 é intragável com montes de push e pops e outras coisas, no caso do S7-300/400 é muito giro, mas mais difícil de fazer debug.

Ladder, é sem dúvida a mais usada, os motivos são óbvios.

FBD, pouca gente gosta, mas efectivamente acho mais prática.

Linguagem de mais alto nível a Siemens tem (S7-300/400) é o SCL que depois é compilado para STL.

Agora a questão da linguagem, a mim, não me parece a mais importante, até porque tal como dizes por norma são intermotáveis, o que muitas vezes me pediram foram exemplos e como é que se faz uma ou outra coisa. Nos exemplo acima acho que estão coisas interessantes como por exemplo, para S7-1200: comunicação entre autómatos, mensagens SMS (e outros que ainda não coloquei por falta de tempo). Para S7-200 tem desde o simples arranque estrela-triângulo até controlo de eixos, escalar analógicas, PWM, coisas que se usam (ou podem usar) no dia a dia da industria.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Usei o ladder e FBD por vários anos, mas assim que comecei a utilizar SCL na Siemens e ST na mitsubishi, coloquei-as logo de lado...

Cumprimentos,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá boa noite caros colegas, eu estou a iniciar-me neste novo mundo e estou a apostar um pouco de acordo com as minhas necessidades de trabalho. Quero adaptar-me a Siemens S7-200 com linguagem ladder. Sou técnico de eletrónica há varios anos e frequento agora também uma outra formação de manutenção industrial na qual inclui também alguma coisa embora pouco de programação. Para já ando mais numa de estra atento e absorver tudo, mais para a frente já começarei a interagir mais aqui com os colegas com duvidas minhas e uma participação mais ativa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal, esses links de cima já estão quase todos off, tmb gostava de começar a aprender automação pois eu nao sei NADA ainda, pois tenho uma cadeira na faculdade de automação industrial que é basicamente interpretar problemas e esboçar o grafcet e o diagrama de escada, e também no laboratório vamos programar no cx programmer um PLC OMRON

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uiiii.... isso cheira-me a FEUP. Acertei? 

Já te mostraram a prateleira com os manuais do OMRON e do CX-programmer? 

Já experimentaste fazer algo com o PLC? Normalmente, se conseguires ler uma entrada, escrever numa saída e criar um timer o resto vem facilmente. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora