• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

20% dos utilizadores não instala correcções do Windows

7 mensagens neste tópico

Um estudo da consultora Qualys revela que 20% dos utilizadores de Windows não instalam as correcções de segurança fornecidas pela Microsoft. 

Por isso, diz a análise, há muito espaço para hackers que exploram ameaças como o Conficker. O estudo levou em conta informações recolhidas em 80 milhões de computadores que correm o sistema operativo da Microsoft.

De acordo com a Qualys, um quinto dos utilizadores domésticos analisados não tinha as correcções de segurança divulgadas regularmente pelo editor do Windows. Quem mantém o Windows actualizado com as correcções da Microsoft, está imune ao Conficker.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente tb n devem ter uma cópia original do windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há diversas razões algumas são razões técnicas razoáveis.

Tem existido um problema recorrente em patchs da micro$oft, relacionados com a falta de qualidade dos mesmos. Já aconteceram coisas, como os patchs serem ineficazes e outras como os patchs criarem mais problemas, o que levou à necessidade de aplicar patchs em cima dos patchs... Isto também acontece com software de outros fabricantes, mas felizmente é mais raro.

Algum software que existe tem funcionalidades que dependem o incorrecto funcionamento de algum software e por isso, se forem aplicados patchs para corrigir esse mau funcionamento, o software em causa pode passar a funcionar mal, ou mesmo deixar de funcionar. Em algumas empresas esse software que utiliza o mau funcionamento, é demasiado importante e como quase nunca o fabricante resolve corrigir essa dependência do mau funcionamento, isso leva a que vários patchs não sejam aplicados, para se poder manter a operacionalidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem existido um problema recorrente em patchs da micro$oft, relacionados com a falta de qualidade dos mesmos. Já aconteceram coisas, como os patchs serem ineficazes e outras como os patchs criarem mais problemas, o que levou à necessidade de aplicar patchs em cima dos patchs... Isto também acontece com software de outros fabricantes, mas felizmente é mais raro.

Isso acontece com qualquer tipo de software. E o utilizador comum não sabe sequer avaliar a qualidade dos patches...

Aplicar patches em cima dos patches... essa critica não percebi. Afinal não é isso o processo de patching?

Algum software que existe tem funcionalidades que dependem o incorrecto funcionamento de algum software e por isso, se forem aplicados patchs para corrigir esse mau funcionamento, o software em causa pode passar a funcionar mal, ou mesmo deixar de funcionar.

Onde é que vais buscar este tipo de informação? E outra vez, isso pode acontecer com qualquer tipo de software. Em outros sistemas operativos também já tive coisas que deixaram de funcionar por ter instalado updates. Aliás, é uma situação muito frequente...

Em algumas empresas esse software que utiliza o mau funcionamento, é demasiado importante e como quase nunca o fabricante resolve corrigir essa dependência do mau funcionamento, isso leva a que vários patchs não sejam aplicados, para se poder manter a operacionalidade.

Isso é uma razão credível, mas não me parece que seja tão importante que reflicta estes 20%. Eu diria mais que é malta que tem cópias ilegais que deixaram de funcionar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso acontece com qualquer tipo de software. E o utilizador comum não sabe sequer avaliar a qualidade dos patches...

Sim acontece. Com alguns softwares mais que outros...

Os utilizadores comuns não, mas os técnicos das instituições que administram os sistemas muitas vezes sabem. E são eles que decidem nesses casos e não os utilizadores.

Aplicar patches em cima dos patches... essa critica não percebi. Afinal não é isso o processo de patching?

Quando se cria um patch é suposto que ele resolva o problema, não que seja inútil, ou que vá introduzir outros problemas por falta de qualidade no código do patch.

Onde é que vais buscar este tipo de informação?

Eu, já assisti a isso. Existe por exemplo um CRM muito utilizado em grandes empresas, que só funciona correctamente com determinadas versões do ie, com determinados patchs. Qualquer outra combinação faz com que ele comece a dar problemas, ou se torne inacessível aos utilizadores.

Sim acontece com qualquer tipo de software. Mas a minha experiência diz-me que tem sido mais comum com alguns fabricantes do que com outros (por causa das suas práticas de engenharia).

E outra vez, isso pode acontecer com qualquer tipo de software. Em outros sistemas operativos também já tive coisas que deixaram de funcionar por ter instalado updates. Aliás, é uma situação muito frequente...

Uma coisa é as coisas deixarem de funcionar mas o patch ser tecnicamente correcto e não ter introduzido novos bugs, e o que deixou de funcionar é por defeito em outros softwares que dependiam do bug corrigido, ou de alguma feature descontinuada para corrigir o problema, outra é o patch ter introduzido bugs. E esta ultima não é comum na maior parte dos softwares e a maior parte dos reports de que tive conhecimento de acontecimentos desses, foi em software da m$.

Isso é uma razão credível, mas não me parece que seja tão importante que reflicta estes 20%. Eu diria mais que é malta que tem cópias ilegais que deixaram de funcionar...

Não acredito que nenhuma das razões, ou que todas as razões que apresentei combinadas, representem os 20%. Se representarem 5%, já fico espantado por ser tanto. Só queria demonstrar que há muitas razões para que isto aconteça.

Não acredito que essa razão que apresenta seja válida, porque ao que sei o window$ mesmo que instalado ilegalmente permite a instalação de patchs (pelo menos dos de segurança), com permissão da m$.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não acredito que essa razão que apresenta seja válida, porque ao que sei o window$ mesmo que instalado ilegalmente permite a instalação de patchs (pelo menos dos de segurança), com permissão da m$.

Não sabia que permitiam instalação de patches em sistemas ilegais. Pelo menos com aquela coisa do WGA há downloads no site da Microsoft que não deixa fazer, mas faz sentido permitir patches de segurança.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sabia que permitiam instalação de patches em sistemas ilegais. Pelo menos com aquela coisa do WGA há downloads no site da Microsoft que não deixa fazer, mas faz sentido permitir patches de segurança

Até podes nem ter o WGA em alguns sistemas... Mas sim acho que não permitem alguns updates, mas que permitem os de segurança.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora