• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Symantec Acusa Microsoft de Lhe Roubar Tecnologia

1 mensagem neste tópico

Apropriação indevida de segredos tecnológicos é a acusação que a Symantec acaba de fazer à Microsoft, interpondo num tribunal norte-americano uma acção judicial que pretende impedir a gigante de software de usar nos novos produtos as suas soluções protegidas por direitos de propriedade intelectual.

A Symantec refere mesmo que o novo sistema operativo da Microsoft - o Windows Vista - integra na sua aplicação Volume Manager algumas das suas tecnologias proprietárias, que terão sido indevidamente usadas pela empresa de Bill Gates sem ter havido qualquer reconhecimento ou pagamento de direitos de autor.

Refira-se que o Volume Manager é uma nova funcionalidade do Vista que possibilita o armazenamento e manipulação de grandes quantidades de dados.

Entretanto, a Microsoft garante que o uso que fez da tecnologia da Symantec é legal e que acontece no âmbito de um acordo com a empresa Veritas, entretanto adquirida pela Symantec, e que vai aguardar serenamente pela decisão judicial.

Fonte: CDRWXP

Ou mais um roubo proprietário da Microsoft ou então uma grande campanha de marketing por parte de ambas as empresas. Talvez seja eu a sonhar demais, mas pode realmente tratar-se de uma forma de publicitar ambas as empresas e principalmente, as tecnologias da Symatec. Ora reparem:

- a Microsoft está tão marcada como "a empresa da ladroagem" pelas comunidades on-line que mais um roubo ou menos um roubo torna-se algo indiferente e com poucas repercussões em termos de lucro. Para além disso, todos temos noção que 95% dos utilizadores de sistemas operativos Windows não terão acesso a esta notícia e que dos 5% que têm, apenas uma milionésima tomará medidas com base neste "roubo".

- a imagem da Symantec tem-se deteriorada muito nos ultimos anos, pelo que um escândalo relacionado com um gigante do software poderia ser altamente benéfico para a empresa. As vendas disparariam, dão a conhecer a nova tecnologia de uma forma original e dão a conhecer a Veritas, a sua nova aquisição.

- no final da história, no caso de haver indemnizações temos várias hipóteses:

 

 

  • ou a Microsoft reparte os lucros e prejuizos do processo com a Symantec;
     
  • ou a Symantec paga com protocolos e vice-versa;
     
  • ambos lançam uma nova solução em conjunto (pouco viável e pouco provável) e fazem as pazes publicas;

Pode parecer estranho, mas existem relatos de acordos deste género. As jogadas no campo do marketing são incontáveis, pelo que esta não seria o primeiro nem o último dos casos da utilização desta técnica suja de ganhar clientela, com vista aos lucros.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora