• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

saramgsilva

[Closed Source] [C++ / Opengl] Elipse

10 mensagens neste tópico

boas,  :D

recentemente eu e o meu colega Augusto  (  :cheers:)  implementamos um programa, para um projecto de Visualiazação Computacional:

O tema é a Elipse - DESCRICAO:ALGORITMO DO PONTO MÉDIO PARA A RASTERIZAÇÃO DA ELIPSE 

e consistia em desenhar uma elipse, pixel a pixe usando o Algoritmo do ponto médio :

Como usar?

teclado

+ para aumentar o tamanho do pixel

- para diminuir o tamanho do pixel

rato:

botão do lado esquerdo escolhes as opções

botão do lado direito para visualizares o menu

No menu - deves fazer :

temos que escolher o centro

o foco a ( no eixo xx )

o foco b ( no eixo yy )

e depois de escolhido estes 3 pontos é desenhada a elipse ( notar que se os valores de a e b forem iguais obtemos, como é natural uma circunferencia)  :P

os pontos a branco que definem a elipse são os pontos correcto, no fim da aplicação do algoritmo, no menu pode escolher a opção Pontos analisados e irá desenhar pontos a vermelho, que segundo o algoritmo entre o ponto branco e o vermelho - o branco é o certo e o vermelhor errado....

Espero que gostem  :D

Já uso neste *.exe a "opção" de não deixar maximizar a janela, o que faz com que o trabalho tenha outra qualidade, pois na maximização surgiam alguns erros  ;)

Podem fazer o download em anexo

1

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em termos de O que faz está mt bom mas nao percebo a utilidade ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O programa está fixe  ;)

Encontrei este erro no programa e no menu que aparece com o rato, o aumentar e diminuir os pixeis não funciona, só com o teclado.

E não consegui ver os focos da elipse.

De reto está tudo fine  :P

Continuação de bom trabalho, cumpr. brink@ero    :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A utilidade é aprender a trabalhar com o OpenGL ;)

Hmm ok nao tinha percebido isso :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pá,.. esta 'menina' vai longe! ;) Qualquer dia já domina as linguagens todas !!! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A utilidade é aprender a trabalhar com o OpenGL :D

Hmm ok nao tinha percebido isso :D

pois isto servia para usarmos o Algoritmo do ponto médio, nós neste trabalho desenhamos tudo pixel a pixel... ;) ( não gosto! )

brink@ero já te respondo.... não sei o que se passou  :P nunca me tinha acontecido isso... :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

brink@ero já te respondo.... não sei o que se passou  :P nunca me tinha acontecido isso... :-[

Pois, sou assim. Por isso é que sempre que acabavam algum trabalho, mandavam para mim para eu testar ou não. lol

Encontrar bugs, é comigo. loool

Continuação de um bom trabalho.

Cumpr. brink@ero    ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O programa está fixe  :D

Encontrei este erro no programa e no menu que aparece com o rato, o aumentar e diminuir os pixeis não funciona, só com o teclado.

De reto está tudo fine  :P

Continuação de bom trabalho, cumpr. brink@ero    :P

é assim no menu :  o aumentar e diminuir os pixeis não funciona  - Só serve para informar!!

e

inicialmente vemos os focos... mas depois quando aumentamos o pixel ou diminuimos...os focos desaparecem....e nesta parte devia aparecer os focos assim pretenderes.... :D

e em relação á imagem que mostraste, isso tem esse problema por causa do algoritmo que usamos,  :P ya é mau...mas depende do b que escolhes... não acontece em todos os casos... um ou outro...  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites