• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

rm221

Demasiado novo?

33 mensagens neste tópico

Boas.

Neste momento, tenho 12 anos, e gostava de aprender a programação pascal. Como dizem que já sou muito informado acerca de computadores, convidaram-me a vir aqui ao site, e aprender programação. Pensam que sou novo de mais?

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Neste momento, tenho 12 anos, e gostava de aprender a programação pascal. Como dizem que já sou muito informado acerca de computadores, convidaram-me a vir aqui ao site, e aprender programação. Pensam que sou novo de mais?

Cumps.

nem novo nem velho, tá mesmo na altura certa!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não necessariamente muito novo. Quem me dera quando tinha 12 anos ter acesso a tanta informação à mão de semear na internet e a tntos computadores por todo o lado.

A minha opinião/conselho é a seguinte:

Se tiveres algum projecto em mente e isso te der gozo, se tiras prazer e satisfação pessoal daí, avança. Sempre dispendes energia numa coisa que te diverte e é bem melhor do que muitas outras opções.

Dito isto, não caias na asneira de não fazer outras coisas próprias da idade por meteres na cabeça que programar é que é cool.

Claro que há alguns condicionantes que uma pessoa mais velha não tem. O inglês por exemplo pode ser uma barreira, assim como outros conhecimentos que pessoas mais velhas já tiveram oportunidade de aprender na escola ou fora dela e que podem ser úteis a um programador.

Bem... bem-vindo então B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pelo menos não usa o teclado do pc como o do telemovel...  B) meio caminho andado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se começares agora e fores treinando ao longo dos anos, vais ficar um boss. B)

Por isso mãos ao trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem... Tenho um amigo que anda a seguir informática... E ele disse para começar a aprender a programação mais básica, pascal.

Mas neste momento, quem eu conheço que saiba programação, um familiar meu, esta no estrangeiro, e não tenho ninguém que me ensine --'

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, acho que fazes bem em começar por Pascal. O objectivo do Pascal é aprenderes os conceitos básicos da programação (estruturas de repetição, de controlo, ...). Pode ser um bocado feio por ser na linha de comandos, mas acho que é o ideal para quem quer começar do zero.

Quanto ao não teres ninguém que te ensine, com certeza há muitos tutoriais para que consigas aprender sozinho (e não, não é impossível, pode é apenas ser dificil!)

http://www.google.pt/search?q=tutorial%20pascal

Boa sorte na tua aprendizagem! B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ando á procura daquele livro do João Pavão Martins. Introdução á programação usando o pascal. Mas não o encontro em lado nenhum  :dontgetit: ... Fui a todas as livras que conhecia, e não encontrei nenhum livro sobre pascal, nem online...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ando á procura daquele livro do João Pavão Martins. Introdução á programação usando o pascal. Mas não o encontro em lado nenhum  :dontgetit: ... Fui a todas as livras que conhecia, e não encontrei nenhum livro sobre pascal, nem online...

Eu ainda nem tinha dito nada, mas não achas que é boa ideia começar por uma linguagem mais popular? :)

Exactamente por essas questões, é muito mais fácil arranjar documentação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais popular como? Eu não gostava muito de aprender por computador. Gostava de ter um professor ou um livro.. Mas se isso é impossível...  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenta PHP (como eu).  Também aprendi a ler um Livro, e depois fui ao site do PHP e pesquisei mais. Acho uma boa escolha. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa a minha ignorância, mas o que é PHP? (já fui ao google, mas lá só me aparece o site, e acabei por não perceber o que era...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas popular no sentido em que tem mais utilizadores e por isso dispõe de mais recursos pela web.

PHP é uma linguagem de programação particularmente útil para aplicações web. É um óptimo ponto de partida na minha opinião, embora seja muito criticada enquanto linguagem.

Tens uma grande vantagem, dispõe de um manual magnifico gratuito e em português:

http://www.php.net/manual/pt_BR/

É um livro, só que está em formato digital.

Não tenhas esse preconceito de "aprender por computador", o que interessa é o sumo, o conteudo. Se um livro estiver num website não passa a ser mais fraco por não ser um livro tangível, o conteudo é o mesmo.

No caso particular do PHP, nenhum livro consegue bater a simplicidade e a objectividade do manual oficial que acabei de linkar. Sempre poupas 30 ou 40 euros, eu se tivesse 12 anos e 40 euros fugia de casa :) - brincadeira.

Noutras linguagens, sim, possívelmente é melhor usar um livro pela simples razão que não encontras bons recursos em português na web.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aquele manual é bom como referência, para quem já sabe programar. Agora para aprender é uma valente porcaria.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aquele manual é bom como referência, para quem já sabe programar. Agora para aprender é uma valente porcaria.

Concordo. Principalmente porque o que está em Português do Brazil tem falhas na tradução. Uma coisa que eu não percebo é porque é que alguns pedaços de código em que os comentários estão em Português e outros em Inglês.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

12 anos demasiado novo? Eu diria que já vais é tarde :thumbsup:

O primeiro livro que li sobre programação chamava-se "BASIC para crianças" e requisitei-o na biblioteca municipal cá do sitio. Quando o fiz tinha 13 anos. O livro era indicado para crianças a partir dos 6 anos, por isso achei que era bom para mim :P. E realmente foi, pois ele era super fácil de entender. O BASIC é uma linguagem muito fácil de aprender, mas por outro lado, se nos habituarmos muito a ele, deixa-nos com maus hábitos. Nesse aspecto o PASCAL é bem melhor, mas o livro do Pavão Martins é capaz de ser demasiado pesado para ti, há conceitos que só vais perceber daqui a uns anos. Porque não dás uma olhadela na bilioteca municipal da tua zona? Se encontrares um livrinho do género do "BASIC para crianças" era óptimo. Não fiques "indignado" por ser "para crianças", isso é só uma maneira de dizer que eles explicam tudo muito melhor do que se fosse para adultos! Se não encontrares esse, talvez encontres um sobre Pascal. PHP não te recomendo de todo, pois tem uma aplicação específica; deixa esse para mais tarde.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PHP não te recomendo de todo, pois tem uma aplicação específica; deixa esse para mais tarde.

Concordo. PHP é para a web e tem diferenças quanto a desktop programming: cookies, post/get, ... é um paradigma diferente. O Pascal não tem muitos extras, mas está "equipado" com os básicos que necessitas para aprender (ciclos, condições, e lógica).

Já agora, posso perguntar-te porquê a tua preferência por livros, em vez de estudar no computador? É que se a razão for mesmo evitar estar no computador, não esperes ler o livro e não fazer nada no computador para ver o resultado! Isso é o mesmo que não aprenderes nada: a componente prática é muito importante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei... No computador não me parece muito... Confiante !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto é a discussão do sexo dos anjos, mas não concordo convosco em relação ao PHP.

Que linguagem é que não tem um uso específico? Por exemplo, não conheço nenhuma aplicação web escrita em Pascal nem nunca vi uma máquina programada em Javascript.

Colocando a discussão mais rigorosa em termos de teoria: que implementação de uma linguagem é que é distribuida como linguagem só? Eu não conheço nenhuma. A partir do momento que uma linguagem tem uma componente semântica, então tem um uso próprio. Pessoalmente nunca vi nenhum programa escrito com base numa implementação de uma linguagem puramente sintática.

Apesar de ser uma linguagem particularmente desenhada para aplicações web, o PHP é para todos os efeitos uma linguagem de uso genérico, é a primeira coisa que aprece escrita no site oficial.

É das soluções mais simples para quem quer escrever uma aplicação web, por outro lado o deployment de uma aplicalção de desktop em php não é trivial e há alternativas mais praticas nesse campo.

Cada galo no seu poleiro. Só não acho que aconselhar o uso de outra linguagem porque o PHP é alegadamente limitado no seu espectro de utilização, seja um argumento válido. As linguagens que estou a ver defender tambem têm o mesmo tipo de limitação.

E com isto volto ao início. Arranja um projecto, uma coisa que te seja útil e/ou divertida de implementar. Tendo uma clara ideia do que queres fazer, escolhe a melhor tecnologia de entre as opções que tens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão é que a linguagem PHP tem "coisas a mais", na medida em que tens funções que te fazem tudo. Por exemplo, pesquisa num array: se uma pessoa que começa a programar agora convém que saiba como é que os arrays funcionam e como se pode fazer a pesquisa.

Em PHP podemos fazer o tradicional while e percorrer os elementos até encontrar o que queremos; mas também podemos usar a linda função in_array(). Há, isto é apenas uma linha, não preciso daquela coisa do while para nada! Efectivamente faz o mesmo, mas convém que o programador tenha controlo no quer quer fazer e que saiba o que fazer.

O Pascal é ideal para iniciar a aprendizagem porque não tem (pelo menos que eu conheça) este tipo de facilidades, e obriga o programador a usar raciocínios lógicos que o acompanharam acompanharão em toda a sua carreira de programação, em (quase) todas as linguagens.

EDIT: acompanharão, muda completamente o sentido da frase.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto. Já tive a aprender umas quantas coisas de programação, e é só saber um bocado de inglês para perceber aquilo. Ainda não percebi é a ordem das palavras (o readln( ) ou o writeln( ) ). Mas isso também vai com o tempo. E penso que a programação é um bocado aborrecido, porque vem com alguns números (invariáveis, por exemplo) e eu odeio trabalhar com números...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E penso que a programação é um bocado aborrecido, porque vem com alguns números (invariáveis, por exemplo) e eu odeio trabalhar com números...

Não percebi a última parte dos números, o que achaste aborrecido? Talvez quisesses dizer variáveis que recebem números e depois somam, ou multiplicam... A programação não são só números! Podes fazer muito mais do que contas de matemática com programação.

Esses exemplos são dados assim porque são facilmente compreensíveis por toda a gente (a maioria saber fazer contas de somar, etc), e assim crias uma analogia da programação com (comparas a) uma coisa que sabes fazer no mundo real.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quando o fiz tinha 13 anos. O livro era indicado para crianças a partir dos 6 anos, por isso achei que era bom para mim[/Quote]

adorei...

nao percebo la grande coisa do assunto. safo.me em actionscripts, mas na minha opiniao acho que se tens intresse deves avançar. para quê adiar a aprendizagem? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora