• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tauri

Mudar nome a ficheiro bloqueado

23 mensagens neste tópico

Bom dia,

Será que alguêm me consegue ajudar com um problemazinho???

Eu tenho um ficheiro a ser partilhado na rede da minha empresa e ao tentar mudar o nome do ficheiro dá uma mensagem de erro a dizer que não pode mudar o nome porque o ficheiro esta a ser utilizado por alguem quando na realidade ninguêm esta a utilizar o ficheiro.

Como é que eu faço para mudar o nome ao ficheiro???

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual o tipo de ficheiro ?

Possivelmente o motivo é não teres sido tu a criá-lo, se for do office, deverás pedir a quem o criou para dar acesso total nas propriedades, que deve estar apenas como leitura.

Podes em alternativa tentar com o unlocker.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou a utilizar o ficheiro principal (master) e mesmo assim diz que não posso mudar o nome.

É um ficheiro excel.

Tens alguma ideia??

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Clica direito em cima do ficheiro com ele fechado e vai a propriedades, há lá umas definições que permitem controlo total por parte de todos os utilizadores, marca essa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já tenho o controlo total do ficheiro  :wallbash:

Por isso é que não estou a perceber qual a razão do erro.

Vou tentando outras coisas...

Obrigado pela ajuda

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já verificas-te se o ficheiro não está como leitura apenas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ficheiro não está aberto ou outro programa ou em outro computador?

Essa mensagem aparece porque "alguem" fez um lock ao ficheiro, isso que dizer que está a ser utilizado por algum programa, quer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já desliguei os computadores que podiam estar a utilizar o ficheiro e continua a dar a mesma mensagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim mas mesmo o pc onde o ficheiro está pode haver alguma programa a utilizar o ficheiro :\ Por acaso não sei se existe forma de ver o que está a ter acesso a um ficheiro :| mas acho que existe forma de saber.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas desligando os pc's não ia fazer com que o programa já não consegui-se utilizar o ficheiro????

Já ando de volta disto a 1 semana sem conseguir mudar o nome ao ficheiro, ao tentar mudar de nome e gravar ele dá uma mensagem que só pode gravar criando uma copia do ficheiro.... como estas a ver já tenho umas quantas copias do mesmo ficheiro porque eu ando sempre a mexer no ficheiro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desliga o PC que tem o ficheiro e volta a ligá-lo sem nenhum cabo de rede ligado, assim tens a certeza que o lock é de alguém e não é nenhum bug.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já tentei isso... não é um bug, tens mais alguma ideia em como resolver este pequena grande problema????

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vc naum tem permissão para trocar o nome.....  tente o seguinte.... clique com o botao direito do mouse e vá em propriedades, segurança e avançado.

Lá tem uma parte que se chama proprietário.  Veja se vc eh o proprietário do arquivo ou pasta em questão.  Cas naum seja e sendo um adm local, vc consegue alterar essa permissão para vc....

Tente novamente a troca de nome....

Caso resolve.. poste

Espero ter ajudado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou tentar mas só posso tentar amanhã.

Obrigado pela ajuda.

Cump

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me aparece nada a dizer segurança quando clico com o botão direito e vou as propriedades, só me aparece general e custom.

E eu entrei como administrador local.

Já estou a ficar lixado com este problema.

Já tentei ver se funciona com o Enlaçada e também não dá.

Alguém me consegue ajudar, please.....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

renomeia-o na linha de comandos... vai ao run-> cmd , procura o ficheiro e renomeia-o ai.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto tem que ser mudado todos os dias e não posso estar sempre a ir ao cmd para mudar o nome do ficheiro, principalmente quando quem vai utlizar o computador são pessoas que não estão acostumadas a mexer em pc's.

Eu estou agora na auto-europa a tentar resolver este problema mas tame a parcer que vou ter que ficar aqui ate tarde.

Eu instalei o Unlocker e não esta a fuincionar, diz que não consegue achar a sorce do ficheiro.

Isto dá cabo da cabeça a uma pessoa.

HELP!!!!!!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O servidor está a correr que SO? Como é criado o tal ficheiro?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

clique com o botaum do rato (direito) sobre o ficheiro, vá em propriedades, depois na guia chamada segurança, e depois no boatão chamato Avançado.

Esqueci de te perguntar....  estou falando de SO WinXP e WinServer....  base NT, eh isso que roda???

Por acaso naum esta a rodar um WinXP Home Edition????

CVaso seja outro SO, me diga para que possa te passar o correto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ontem estive a tentar mudar de nome aos ficheiros com o Unlocker mas de inicio não estava a conseguir e depois como que por milagre começou a funcionar, já consigo mudar o nome dos ficheiros e já não dava o erro.

Agora só gostava de saber o que é que deu origem ao erro e a não se poder mudar o nome aos ficheiros...

Malta, obrigado pela ajuda.

Quando tiver outro problema já sei onde ir, já vi que o pessoal aqui é amigo de ajudar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aparentemente a máquina que está o arqyuivo está com permissões de Gpedit (limitações posta por administradores de redes).  Se as mesma são carregadas ao ligar a máquina via rede, vc não tem o que fazer, mas caso tenha o adm local e não for pode alterar essas diretivas de segurança para começar. 

quanto ao arquivo, tente verificar na estação que está o arquvio o sistema de compartilhamente, veja se está algúem prendendo o arquivo, e se tiver adm, feche pelo compartilhamento.  altere o nome. 

Outra solução caso tudo falhar, desligue o cabo de rede local e boot a máquina e altere o arquivo.  E se tudo isso feito e não der, deve ter um programa executando em cima do arquivo, o que tb não permite a troca do nome...  teria que abrir o gerenciador de tarefas e verificar qual prg está executando e fechá-lo para depois alterar o nome do arquivo.

Espero que desta vez consiga.

Ps.:  Na Gpedit tem diretivas específicas na qual o user tem permissão para alterar alguins estados da máquina, porém configurações são resetadas ao iniciar...  se for isso, vai ter que falar com o adm de rede, ou retirar as diretivas locais.

Boa sorte!

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora