• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pmcosta

Java combina bem com Oracle?

12 mensagens neste tópico

Num futuro próximo não vamos (Java developers) sentir qualquer diferença.

Creio que a Oracle tem todo o interesse em continuar com o Java dado que tanto o Java como o Oracle são soluções muito fortes quando se fala em sistemas empresariais.

Lembro que, por exemplo, o Oracle Forms é Java e a base de dados Oracle suporta Java e C.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6, mas a Sun tinha um envolvimento muito mais visível e activo na comunidade de Software Livre, tendo contribuido com muitos projectos importantes para o desenvolvimento da comunidade, tais como o OpenOffice, MySQL, Java, Solaris, entre outros.

Digamos que a Oracle não é conhecida pela sua participação na comunidade de Software Livre. Não sei até que ponto vão tentar começar a fechar algumas plataformas ou se vão tentar outra abordagem com a comunidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim. Digamos que os principais rivais da Oracle não devem ver este negócio com bons olhos.

Li não sei aonde que iam tentar rentabilizar mais a marca Java que a Sun não conseguiu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois o grande pondo te interrogação é como ficará o Java face ás politicas de ganhos da oracle, penso que a nível de software livre o Java poderá vir a sofrer em cado :| Embora espero realmente que isso não aconteça, mas acho que tinha sido melhor a compra de Sun por parte da IBM. A IBM sempre teve muito envolta da plataforma Java, e acho que seria bom essa junção, agora com a Oracle :s não sei vamos ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha lido esta notícia, e até publiquei um artigo no meu blog com isso.

O que mais me preocupa ainda é o que vai acontecer ao MySQL... É que a Oracle fez uma jogada mesmo inteligente, adquiriu produtos dos quais "dependia" (leia-se utilizava para desenvolver os seus produtos) e ainda adquiriu o MySQL, um rival (independentemente se fazia muita concorrência ou não, é sempre um produto concorrente). Inicialmente tinha pensado que a compra tinha sido com o propósito de comprar o MySQL, mas afinal a Oracle tinha interesse no Java e no Solaris.

http://www.oracle.com/us/corporate/press/018363

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O MySQL não me preocupa muito sempre fui mas adepto do PostgreSQL e pessoalmente acho que é bastante melhor e com mais recursos que o MySQL.

Sem duvida a compra foi uma grande ganho para a Oracle, diria até que foi um custo bastante pequeno, veja-se tudo aquilo em que o Java está metido, só a Plataforma empresarial deve ser usada em 50% dos sistemas Enterprise, já para não falar nos dispositivos moveis, e tecnologias WEB que que tem surgido como por exemplo o JavaFX, para além de que existe recursos quase ilimitados no que toca a Java.

Foi um grande golpe sem duvida nenhuma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou muito preocupado com o facto da Oracle ter comprado a Sun, acho que a Oracle fica a ganhar se, por exemplo, tiver soluções integradas (os seus produtos a correr sobre Solaris).

O Java não me parece que vá morrer como o conhecemos. A própria IBM tem a sua distribuição de Java e já há mais implementações, incluindo versões open source. O Java está demasiado entranhado na indústria para haver um corte radical com a tecnologia.

O que pode (mas não deve) acontecer é uma estagnação ao nível do desenvolvimento de novas versões, como aconteceu com a 1.4, que durou demasiado tempo.

Quem poderá ver um volte-face é o pessoal da MySQL... Não sei se a Oracle quer manter, matar ou mudar a estratégia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E quanto às outras tecnologias da Sun, o que acham que vai acontecer?

Estou a falar de coisas como OpenOffice, NetBeans e VirtualBox.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O OpenOffice tem vida própria para lá da Sun, se bem que poderá ter de ver a sua vida reorganizada.

O que vai acontecer ao NetBeans é uma boa pergunta, talvez a Oracle queira até evolui-lo para integrar o SQL Explorer dentro do NetBeans...

Quanto ao VirtualBox, não faço ideia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente o VBox é uma grande incógnita, realmente o netbeans é um excelente IDE e tem uma plataforma bastante forte por isso acredito que se mantenha até que venha a ter mais funcionalidades mas a VBox realmente não sei não :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem... eu nem sabia disto (noob), isto foi quando?

O MySQL não me preocupa muito, o seu nicho é diferente e pouco exigente. Penso que nunca foi um concorrente do SGBD da Oracle. Mesmo que o MySQL se esfume haverá alternativas para esse nicho e não são assim tão dispendiosas.

Se pensarem bem o oracle oferece o seu SGBD de forma gratuita até 10 gigas (não tenho a certeza deste valor). Não estão muito preocupados com os sites de empresas de electricidade e canalizações que usam o joomla.

O PostgreSQL, isso sim, já é um SGBD que tem com publico alvo partes da clientela do oracle. Mas como é mantido por uma simples equipa e não por uma grande empresa estamos bem... suck on that capitalism!

O que me preocupa é mesmo a tecnologia Java que passa para o controlo de uma empresa pouco dada a software livre, ao contrario da Sun :P

O Java foi livre e ao mesmo tempo foi provavelmente a plataforma de desenvolvimento de software mais sólida e indicada para o mundo empresarial. E tudo graças à determinação e estratégia da SUN, sejamos razoáveis, esta dimensão e solidez não teriam sido alcançadas em tão pouco tempo se não fosse o esforço de uma grande empresa.

O que é que prevejo que aconteça... a Oracle irá eventualmente deixar de desenvolver o Java em GPL, ou ramificar e oferecer à comunidade apenas versões mais despidas e incompatíveis cou outros produtos deles. Estou a ver no horizonte uma cenário que já é o pão nosso de cada dia para utilizadores de .net por exemplo.

Eventualmente a comunidade de developers de software livre centrará a sua actividade noutras implementações do java. Sinceramente acho que se vai perder tempo que não seria preciso dispender caso esta compra não tivesse acontecido. Vamos ficar com um java qualquer a reboque do Java da Oracle à semelhança do que acontece com o mono.

Preferia mil vezes que tivesse sidoa  IBM para ser sincero.

Bem... so long SUN. Foi uma grande e gloriosa jornada pelas tecnologias informáticas.

:notworthy: :bye2:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora