• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedroerg

Criar CMS de raiz

8 mensagens neste tópico

Viva pessoal!

Estou a desenvolver um sítio web onde tem de ser inserido um cms para adicionar novos conteúdos ao sítio web.

Convém dizer que quero criar o cms de raiz, sem a instalação de nenhum cms "pré-feito".

Depois de alguma pesquisa pela internet, não consegui arranjar um tutorial  :dontgetit:

O sítio web está a ser desenvolvido em jsp e struts2, mas pelo pouco que percebo de cms, o cms é desenvolvido em java (corrijam-me se digo alguma barbaridade).

Agradeço desde já a quem me ajudar.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estás a dizer nenhuma barbaridade. JSP é a tecnologia que te permite escreveruma aplicação web  em java que funcione com uma arquitectura servidor-cliente usando um servidor web. Um pouco como quem desenvolve uma aplicação em PHP ou usando o CGI.

O Struts por sua vez é uma framework MVC para JSP, java portanto.

Ou seja, tudo faz sentido.

Duvido muito que encontres um tutorial a explicar como fazer um CMS em struts. Isso seria um pouco bizarro. Seria um pouco como "tutorial - como escrever o windows". O que encontrarás é tutoriais de JSP e de struts.

Tambem ando a dar os primeiros passos com o Struts neste momento. Li o tutorial bootsrap para o struts 2.

E até fiquei surpreendido que era mais simples do que eu estava à espera, mas eu já tinha boa experiencia em frameworks MVC de outras linguagens.

Se não estás familiarizdo com estas tecnologias, faz um tutorial simples de JSP só para perceberes o que é isso do JSP (2 horitas ou coisa que o valha). Lê pelo menos a página da wikipedia a explicar o que é o padrão MVC (10 minutos).

Depois é uma questão de MUITO trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva pedrotuga.

Agradeço a tua resposta.

Sim, já estou meio familiarizado com jsp e struts, só estava é com medo em dizer que a cms para o meu caso era em struts ou em java (essa parte é que n percebo muito bem, mas penso que seja em java/jsp, e que a própria cms n tenha nada a ver com struts).

Mas então para o meu caso o que me aconcelhas em pesquisar na net? É que só encontro CMS "pré-feitas" e nada de como fazer uma cms de raiz....

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se é em struts é necessariamente em java.

Não sei quão à vontade estas. Safas-te com bases de dados, formas normais, sql e afins?

Já percebeste o padrão MVC?

Nesse caso é começares a curtir com a tecnologia.

Define o que queres fazer e afixa aí as dúvidas que te aparecerem. A melhor maneira de aprender é mesmo fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva!

Pois, a minha intenção é a de colocar as mãos à obra, mas queria era perguntar se não haveria um guia para eu iniciar o desenvolvimento do cms...... ;)

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opiniao, se calhar estou errado, depois de entenderes a lógica do sistema MVC, é so criares os diferentes conteúdos do CMS, noticias, votações, logins, etc, e mostrar os mesmos nos sitios certos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora