• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

passado

Melhor forma de fazer aparecer resultados

40 mensagens neste tópico

Boas pessoal, eu tenho um problema, uma funçao que queria colocar no meu programa era ao clicar num botao aparecer por exemplo em gridview todos os contactos referentes a empresa que estamos a ver, ou seija eu selecciono a empresa X e ao clicar nesse botao apareciam todos os contactos pertencentes a empresa X, fizme entender? qual a melhor forma de fazer isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

queres saber como fazer a funçao ? oh queres uma maneira de apresentar os dados? e que nao entedi bem....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queria saber se existe uma alternativa melhor que uma form com o datagridview e se esta é a melhor forma como fazer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso depende de como queres mostrar e que tipo de informação, mas uma datagridview é muito boa para isso. Podes também pensar numa listview, mas acho a outra opção melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso depende de como queres mostrar e que tipo de informação, mas uma datagridview é muito boa para isso. Podes também pensar numa listview, mas acho a outra opção melhor.

Os dados a mostrar, vou tentar explicar melhor, eu tenho duas tabelas uma de contactos e uma de empresas, a de empresas contem os dados gerais da empresa, depois nos contactos, ai sao de pessoas individuais e um dos campos e a empresa a que pertence, pois bem o que eu quero fazer é quando no formulário estou a consultar a empresa X ao clicar na linklabel ele fazer aparecer da melhor forma possivel (melhor forma de visualização) todos os contactos correspondentes á empresa X, se entretanto mudar o formulário e passar a mostrar a empresa Y ao clicar na linklabel passa a aparecer todos os contactos ligados a empresa Y, fizme entender? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já fiz uma aplicação assim, usei DatagridView, uma com a listagem das empresas, com os contactos gerais da empresa, e ao seleccionar a empresa, preenche uma segunda DatagridView com os contactos adicionais dos departamentos da empresa seleccionada.

Penso que é o método mais "correcto" para o fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já fiz uma aplicação assim, usei DatagridView, uma com a listagem das empresas, com os contactos gerais da empresa, e ao seleccionar a empresa, preenche uma segunda DatagridView com os contactos adicionais dos departamentos da empresa seleccionada.

Penso que é o método mais "correcto" para o fazer.

Sim, é mesmo isso que queria embora eu os dados gerais da empresa apresente no formulário, mas os contactos pode ser em girdview, podes darme umas luzes do codigo para a segunda datagridview ir buscar so aqueles contactos?

Aqui fica o um screen para entenderem melhor:

89220630.png

A linklabel e onde e para carregar e aparecer a tal gridview

o imprimir seleccionei apenas porque tenho um pequena duvida que nao sei se posso colocar aqui, que é, mas que era criar um formulario para imprimir, e por um botao "imprimir este contacto" ele ia buscar o contacto que estava aberto e imprimia-o, no caso das empresas imprima os "sub-contactos" juntos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, nesse contexto eu criaria uma nova Form só para a colocar a Datagridview com os contactos.

Ao clicares o link label abriria essa Form e iria buscar à base de dados todos os contactos "secundários" relativos à empresa em questão.

Não tem nada de especial.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, nesse contexto eu criaria uma nova Form só para a colocar a Datagridview com os contactos.

Ao clicares o link label abriria essa Form e iria buscar à base de dados todos os contactos "secundários" relativos à empresa em questão.

Não tem nada de especial.

Sim eu isso tenho feito, so nao sei fazer aparecer os contactos daquela empresa, entendes? xd

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sabes ligar a uma base de dados e ir buscar dados?

sim sei, isso tenho feito e na form tenho la os contactos todos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então não percebo a dúvida, se sabes como criar a form, sabes como ir buscar os dados e coloca-los na form, qual é o problema?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então não percebo a dúvida, se sabes como criar a form, sabes como ir buscar os dados e coloca-los na form, qual é o problema?

O problema e que na form me aparecem todos os contactos e nao só os da Empresa que tenho seleccionada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SELECT * FROM contactos_empresa WHERE id_empresa='xpto'  ??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SELECT * FROM contactos_empresa WHERE id_empresa='xpto'  ??

Pois mas eu criei a gridview pelo wizard nao por codigo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok criaste a grid pelo wizard (é como costumo fazer), e como é que a preenches com os dados?

Basta fazeres a QUERY à base de dados e ir inserindo os dados obtidos na DataGridView

'Ligação á base de dados bla bla bla

'Execução da query bla bla bla

While DataReader1.read()

DataGridView1.Rows.Add(DataReader1.Item("campo xpto1"), DataReader1.Item("campo xpto2"))

End While

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema e que na form me aparecem todos os contactos e nao só os da Empresa que tenho seleccionada

Faz isso por código e é muito simples ... depois precisas apenas de alterar o filtro no comando sql.

Vê aqui: Utilizando o controlo DataGridView

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok criaste a grid pelo wizard (é como costumo fazer), e como é que a preenches com os dados?

Basta fazeres a QUERY à base de dados e ir inserindo os dados obtidos na DataGridView

'Ligação á base de dados bla bla bla

'Execução da query bla bla bla

While DataReader1.read()

DataGridView1.Rows.Add(DataReader1.Item("campo xpto1"), DataReader1.Item("campo xpto2"))

End While

Eu assim que la coloquei a Base de Dados ficou logo a aparecer os dados

Faz isso por código e é muito simples ... depois precisas apenas de alterar o filtro no comando sql.

Vê aqui: Utilizando o controlo DataGridView

Vou seguir e ver o que dá :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem ja andei a tentar, e nada :S

Tenho alguma dificuldade em perceber onde colocar uma função que me faça a selecção da empresa que esta seleccionada...Neste momento de depois de apagar forms voltar a criar, tenho um form criada atravez do wizard, ou seija fui ao dataset e arrastei para a form em formado de gridview, seleccionei apenas as colunas que me interessavam ter, e agora?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ahh, assim nunca usei, sempre fiz por código o preenchimento das DataGridView, acho-o muito mais transparente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem consegui carregar os dados atravez e codigo para a gridview agora falta so seleccionar as colunas que quero que apareçam, e a tal funçao de carregar os contactos da empresa que estiver a ser mostrada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neste momento so tenho mesmo isto:

Imports System.Data.SqlClient

Public Class ContactosEmpresa

Private da As SqlDataAdapter
    Private ds As DataSet

Private Sub ContactosEmpresa_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

' Texto de ligação à base de dados
        Dim myConnectionString As String = My.Settings.BDSofioConnectionString.ToString()

' Cria uma nova ligação à base de dados
        Dim connection As New SqlConnection(myConnectionString)

' Cria um novo SqlDataAdapter que servirá para actualizar o DataSet
        Dim SQL As String = "SELECT * FROM Contactos"
        da = New SqlDataAdapter(SQL, connection)

' Cria um novo DataSet, ou seja, uma representação em memória da informação
        ds = New DataSet

' Coloca a informação da tabela definida no DataSet
        da.Fill(ds, "Contactos")

' Define que a fonte de dados da DataGridView é a nossa DataSet
        ' criando automáticamente as colunas e linhas de dados
        Me.DataGridView1.DataSource = ds.Tables("Contactos")

' Limpa a ligação à base de dados. Não é necessário fechar a ligação
        ' porque esta não foi aberta através do comando .Open()
        connection = Nothing

End Sub
End Class

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal eu criei uma variavel na Form principal que depois passo para a form do gridview agora como e que faço para o gridview filtrar o conteudo e aparecer apenas o conteudo cujo o nome de um certo campo corresponde á variavel que criei?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para preencheres a grid com os dados Filtrados basta por exemplo:

Dim SQL As String = "SELECT * FROM Contactos WHERE empresa_id=xpto"

Em que empresa_id é o campo que identifica a empresa na base de dados e xpto, o id da empresa que seleccionaste no form

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora