• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mogers

Sockets em haskell

7 mensagens neste tópico

Boas,

Estou a fazer um trabalho onde tenho de ligar um cliente em c# e um servidor em haskell.

Alguém me pode dar algum exemplo ou link sobre sockets em haskell?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado aos 2 ;)

Sim, o objectivo era misturar 2 paradigmas: Orientado a Objectos e Funcional. Eu escolhi C# e Haskell porque ainda não tinha aprendido nenhuma e pareceu-me uma boa oportunidade. Se quiseres ver a descrição do trabalho, está aqui

Eu gostei bastante do tutorial do Rui Carlos sobre haskell, mas ainda sei pouca coisa. Nesta parte do trabalho é mais para desenvolver a interface gráfica em C#. No entanto vou tentar fazer já uma comunicação simples com o servidor em Haskell se tiver tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Wow, a isso é que se pode chamar uma verdadeira carga de trabalho. Mas parece ser uma tarefa bastante divertida. :)

Andei a bisbilhotar um pouco se não te importas. Achei engraçado a maior parte do pessoal optar por Haskell ou F#. Apenas uma pessoa escolheu Scheme, não estava a espera, (corrige-me se estou enganado, mas a principal linguagem funcional que dão na FEUP é Scheme), o normal é a maior parte do pessoal optar por uma linguagem que já conhece bem em vez de ir para mares nunca antes navegados. Achei também interessante uma rapariga ter optado por Prolog, à primeira vista até parece estranho mas se calhar até nem é capaz de ser muito mau.

Vi, que andaram a dar ML. Por acaso li um ontem um post muito interessante. Não sei se falaram de Algebric Data Types, mas lê, é bastante interessante e já ficas a saber porque é que em ML usam os * para tuplos.

http://blog.lab49.com/archives/3011

Depois ao falar neste acabei por me lembrar de um antiguinho que também é bastante interessante.

http://ulissesaraujo.wordpress.com/2008/01/10/point-free-over-non-recursive-functions-i/

Se gostares depois dá uma vista de olhos pelos outros posts, cata/ana/hilomorfismos. Leituras muito interessantes.

Não te ajudam em nada o trabalho, mas são umas leituras muito interessantes.

Em relação a tutoriais, tens o RHW que o Baderous já indicou. Mas há muita gente que desaconselham como o primeiro tutorial para aprender Haskell, visto ser muito bruto e também entrar em áreas fora do Haskell. O tutorial que tem sido muito aclamado como de "introdução" ao RHW é o Learn You a Haskell for Great Good!

Tenho estado um pouco ausente de Haskell ultimamente, mas qualquer dúvida já sabes ;)

Força nisso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ui que grandes links que meteste aí, ainda me vão dar jeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faltou-me referir que esta é uma cadeira optativa (do 4º ano), daí ter poucos alunos.

Scheme é a única linguagem funcional que damos no curso e é no 1º semestre do 1º ano. Eu na altura tinha na cabeça que "C é que é" e nem me dignei a aprender Scheme em condições  :-[  Como nunca mais pegamos no assunto, quase todos não nos lembramos da linguagem, daí a preferência por outras.

Quando escolhi a linguagem, não sabia que podia escolher prolog, visto que o prof só tinha falado em linguagens funcionais (prolog, tanto quanto sei, é do paradigma da programação em lógica que é diferente do funcional). Como já fizemos um jogo a ligar C++ com Prolog por sockets no passado, talvez o tivesse escolhido. Mas já ando para experimentar haskell há muito tempo :)

Nós falamos mais do porquê de ter surgido o ML e algumas características principais da linguagem do que propriamente a sintaxe, mas o prof tem usado exemplos de ML nas aulas relativamente simples e vamos comparando com outras linguagens (normalmente C/C++ e Java).

O trabalho é para entregar na 5ª e também tenho um teste nesse dia, por isso não sei se vou conseguir começar já com Haskell, mas vou tentar :) (o prof foi muito benevolente nas notas do 1º trabalho, não sei se reparaste, mas agora já não vai ser assim :x )

Obrigado pelos links!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora