• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

Bom dia, Tunel VPN

7 mensagens neste tópico

Boas a todos, para fazer ligações remotas entre computadores na net, aconselharam-me um VPN, mas nao sei como se faz isso, nem assim nomes de programas para isso, ou ate se o win xp ja traz isso..

Penso que este topico fica na segurança ne?

O que quero é ligar pelo meu smartphone á base da dados sql da empresa, mas deixar as portas abertas do router pode ser perigoso, então falaram dos vpns, alguem me pode dar alguma ajuda em relação a isso ou sugestões?

Agradecido.. cmps e bom fds

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se for só para um serviço não vejo nenhuma vantagem de criar uma vpn em relação a um simples tunel SSH.

Podes criar um reencaminhamento de portas no servidor com o comando 'ssh' se for um SO baseado em unix. No cliente, se tiveres o windows, podes reencaminhar o tráfego de uma parta para um tunel ssh usando o putty.

Mas indo às tuas dúvidas, a minha distribuição de linux (ubuntu) já vem com um cliente de VPN, acredito que outras tambem virão. Quanto ao windows não sei, deixo para outra pessoa responder.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hmm então á soluções mais simples para o meu caso?

eu apenas quero ligar o windows mobile do pda ao windos xp do servidor, e no router preciso de abrir as portas para fazer port fowording, mas direto as portas do sql é perigos, e mesmo perigoso sem qualquer tipo de encriptação..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tendo o windows no servidor não se io que é mais simples porque não tenho nenhuma experiencia nisso. Tambem não sei se o putty corre no windows mobile.

O putty podes usa-lo no cliente. Existe versão para windows mobile

http://www.pocketputty.net/

No servidor é que tens que ter um servidor de SSH com a funcionalidade de reencaminhamento. Não sei como isso funciona no windows :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, já fiz e configurei o VPN no meu windows xp, e no portátil, mas ... tudo funciona bem, os dois comunicam, e os pingos dos ips também.. só que não encontra os dispositivos de rede, como outros computadores, impressoras etc.

Já configurei as permissões todas nas firewalls, e acho que todos os port fowarding no router..

Ja li uns 20 tutorias, e parece tudo bem...

Alguma sugestão? faz tudo, menos partilha de ficheiro e impressoras.. também já tentei fazer uma brigde e não da..

Aceita-se sugestões :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Acabei não percebendo que programa estás a usar para fazer a VPN (Servidor e Cliente). Seria bom explicares como tens a VPN feita para ser mais fácil perceber o que se está a passar.

Eu normalmente em windows caso seja windows server, uso as ferramentas do próprio windows. Caso seja outra versão do windows uso o OpenVPN que também funciona em GNU/Linux e Mac. Não tenho queixa, funciona bastante bem, é bastante seguro, e até à data tenho algumas implementações de dimensões "generosas" de Openvpn sem problemas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Eu estou um bocado como o apocsantos... O que estás a utilizar ao certo?

Quando dizes "os dois comunicam", referes-te ao quê?

Não sei que configurações tens ou que solução VPN estás a utilizar, mas, se os pings passam e as partilhas de rede não funcionam, tendo em conta que o smb funciona à base de broadcasts, o problema pode ser os broadcasts que estão a ser bloqueados algures...

Cumps!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora