• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

gregurs

Editar Ficheiro Criado com o vb2008

17 mensagens neste tópico

Boas pessoal, eu criei um programa que consiste na gestão de um infantário.

Criei um formulário com os campos necessários para o pagamento e guardei tudo num ficheiro, só que o programa guarda tudo seguido, ou seja:

por exemplo: Numero12CriançaPedroMesJaneiro

só que isto tem que estar tudo organizado em tabela no ficheiro.

Alguem me pode ajudar.   

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

separado por um caractere delimitador como o csv... poder ser que resulte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

My.Computer.FileSystem.WriteAllText("c:\Pagamentos.txt", IDTextBox.Text & CriançaComboBox.Text & MesComboBox.Text, True)

este é o código que uso para guardar no ficheiro a onde é que o ponho

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

My.Computer.FileSystem.WriteAllText("c:\Pagamentos.txt", IDTextBox.Text &";"& CriançaComboBox.Text & MesComboBox.Text, True)

experimenta assim

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim..mas separado por um ponto e virgula.....assim, ja podes separa-lo em colunas.........

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim fica separado por ponto e virgula só que eu preciso que ele fica desta forma:

Numero      Criança        Mes

1                Pedro          Janeiro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois... ja percebi..... eventualmente podias jogar com o tab...mas duvido que ficasse tudo certinho...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas uma pessoa está a usar o programa e au fim de uns 20 pagamentos vai ver o documento e pronto nao fica bem entendes porque a minha ideia é vender o programa, e qualquer pessoa vê o ficheiro e diz eu gastei dinheiro com isto mas é uma tristeza 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e ja pensaste usar uma base de dados por exemplo em access... tem muito mais potencial..

pensa nisso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois tem. Fica bem mais organizado e fácil de aceder aos dados, ou entao XML.

Por último podes também criar uma forma de exportar os dados para excel para se tornar mais facil a visualização, tratamento e filtragem de dados (se escolheres BD access se calhar torna-se desnecessário).

Se continuares a prentender a via de um ficheiro de texto, porque não crias um visualizador desse mesmo ficheiro no teu programa? Assim a pessoa pode ver os dados sem precisar de abrir o ficheiro txt, além de que podes organizar a informação como quiseres e achares melhor.

cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, fazer a visualização das despesas no proprio programa é sempre melhor.

Até podes adicionar funcionalidades do tipo: Ordenação das despesas por data, por quantia, ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não compliques.

Usa o vbnewline para dares uma linha de espaço em cada um.

neste caso o código fica:

My.Computer.FileSystem.WriteAllText("c:\Pagamentos.txt", IDTextBox.Text & vbnewline & CriançaComboBox.Text & vbnewline & MesComboBox.Text, True)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não complica nada é so colocar um ";" e um vbCrLf cada vez que é um novo puto ;), isto quando importa para o ficheiro...

Depois criar um while not EOF e ler do ficheiro cada linha tendo em conta os ";" (split(stringdoficheiro, ";")) e enviar para onde quiser cada registo. Eu usava uma arraylist com objectos do tipo pessoa e a partir daí, com os dados já organizados, fazia o que quisesse com eles...listbox, datagrid, textbox...

Mas se queres um padrao universal para os dados ficas melhor servido com XML e permite melhor fexibilidade, apesar de já complicar mais um bocadinho.

cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ficheiro csv separado por ';' tem a vantagem de ao abrir pelo excel ficar logo separado por colunas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Criei uma base de dados no sql só que não sei como a copiar para o ficheiro, com o código que tenho

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora