• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Vnepomuceno

[OpenGL] Texture Mapping

3 mensagens neste tópico

Boa tarde!

Estou a trabalhar em OpenGL e tenho de usar e aplicar texturas em certo tipo de figuras e polígonos, inclusivamente, tenho de aplicar um background à janela de OpenGL. Estive até agora a seguir um bom guia que encontrei que é: http://www.gamedev.net/reference/articles/article947.asp

Eles explicam bem passo a passo como fazer para carregar uma imagem em memória de vídeo, mas não explicam mesmo como fazer para carregar em memória simples um ponteiro para a tal imagem, já que para eles carregarem em memória de vídeo, usam uma variável imageData, tendo em conta que esta supostamente aponta para a tal imagem, ou pelo menos, qualquer coisa desse género.

Mas como faço isso, então?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para aplicar um background, tens de usar um quad com o tamanho do ecrã, com a textura que quiseres.

Quanto à questão das imagens, tens de fazer upload do buffer que contém os dados correspondentes à tua imagem, usando o glTexImage2D. Antes disso usas o glGenTextures e glBindTexture.

Uma boa biblioteca para fazer loading de imagens é o DevIL.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora