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Vnepomuceno

[OpenGL] Texture Mapping

3 mensagens neste tópico

Boa tarde!

Estou a trabalhar em OpenGL e tenho de usar e aplicar texturas em certo tipo de figuras e polígonos, inclusivamente, tenho de aplicar um background à janela de OpenGL. Estive até agora a seguir um bom guia que encontrei que é: http://www.gamedev.net/reference/articles/article947.asp

Eles explicam bem passo a passo como fazer para carregar uma imagem em memória de vídeo, mas não explicam mesmo como fazer para carregar em memória simples um ponteiro para a tal imagem, já que para eles carregarem em memória de vídeo, usam uma variável imageData, tendo em conta que esta supostamente aponta para a tal imagem, ou pelo menos, qualquer coisa desse género.

Mas como faço isso, então?

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Para aplicar um background, tens de usar um quad com o tamanho do ecrã, com a textura que quiseres.

Quanto à questão das imagens, tens de fazer upload do buffer que contém os dados correspondentes à tua imagem, usando o glTexImage2D. Antes disso usas o glGenTextures e glBindTexture.

Uma boa biblioteca para fazer loading de imagens é o DevIL.

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