• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Vnepomuceno

OpenGL e Glut no Visual Studio 2005

15 mensagens neste tópico

Boa tarde, estou-me a começar a iniciar em C++ e tenho de começar por fazer um projecto que envolve OpenGL e Glut, que consiste em fazer um jogo de naves.

Comecei por seguir o tutorial que indicaram, e após adicionar a "solução" de OpenGL e seguidamente o projecto, ao fazer Start Debugging (F5), aparece uma janela que diz: "Executable for debug session" - "Please specify the name of the executable file to be used for the debug session".

Alguém sabe o que estou a fazer mal ou o que supostamente tenho de fazer?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vais às opções do projecto e vê se não tens o projecto em modo de Library. Se tiveres muda para Console application.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Projecto de CG? :(

lol, yah!

Vais às opções do projecto e vê se não tens o projecto em modo de Library. Se tiveres muda para Console application.

O projecto já estava na opção de Application (.exe). Reparei que não existe este problema se ao invés de ao executar o projecto, primeiro abrir a "solução" de OpenGL e depois inserir o projecto "dentro" da solução e executá-lo, apenas abrir somente o projecto (sem a solução de OpenGL), e executar, já não me acontece esse problema...

Alguma explicação?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei. :(

Também estão a fazer o project de CG no IST? :P

Yap!

É oficial, o tal problema de apenas funcionar "sem a solução"! Mas expliquem-me uma coisa, sempre que vou editar o meu projecto que foi criado, tenho de adicionar a solução de OpenGL e adicionar à solução ao meu projecto e editar a partir daí, ou apenas tenho de abrir normalmente o meu projecto sem a solução?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou bem a perceber. No Visual Studio tens sempre de ter uma solução para ter um projecto. Digamos que uma solução é apenas um conjunto de projectos.

Quantos projectos tens na tua solução? Confirma que o projecto que está a bold é mesmo o que tu queres que seja executado por omissão quando fazes debug.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É assim, no tutorial que é disponibilizado na página da cadeira, é dito que para criar um novo projecto de OpenGL, temos de abrir a solução de OpenGL, e depois abrir a partir da solução, o projecto que estamos a desenvolver. Tendo em conta isto, o projecto que fica a negrito é o projecto cglib. Não sei se é assim que costumam trabalhar com OpenGL ou não, mas é assim que eles explicam. Só que ao fazer isto, o projecto ao ser executado, dá-me esse tal "erro", que não é bem erro mas pronto.

Mas se eu abrir apenas a solução do projecto em si e não abrir antes a solução do cglib, o projecto já executa normalmente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Clica com o botão direito no teu projecto e selecciona no "Set as Start Up project" ou uma coisa do género. O teu projecto deve ficar a bold e já deve funcionar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmmm, fiz isso, mas deu erro depois ao fazer o debug. Só funciona como deveria, se na solução apenas lá tiver o meu projecto, sem o projecto de cglib. É normal ser assim?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual erro?

Se não souber quais são os erros é difícil ajudar. :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa, esqueci-me de dizer o que dava ;)

Dá-me isto como Output:

Compiling...

main.cpp

MyApp.cpp

MyBox.cpp

MyCamera.cpp

Generating Code...

Compiling manifest to resources...

Linking...

LINK : fatal error LNK1104: cannot open file 'cglib.lib'

Isto com o código dado como exemplo, ou seja, em princípio está livre de erros...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens de ajustar as paths das bibliotecas nas opções de linkagem do projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já achei... Acho que era porque tinha de ir a Project Dependencies, e activar a dependência do projecto da cglib.

Obrigado pela ajuda ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpem pela demora... ;D Estou a fazer pela segunda vez CG. O projecto tivemos 19 mas não passei à teórica.

Mas bons projectos. Quando tiver tempo ponho aqui o Asteroids do semestre passado ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora