• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gonçalo_ssb

Acesso remoto a uma base de dados mysql via NetBeans

8 mensagens neste tópico

Ola boa noite,

Estou neste momento a iniciar um projecto em J2SE, no qual precisava de aceder a uma base de dados mysql que está num servidor, ou seja, tenho que me conectar remotamente.

Estou a utilizar o netbeans para efectuar a ligação através do MYSQL(Connector/ J Drive) onde me pede o HOST e um PORTO. Aqui reside a minha questão, e do que já andei a ler é necessário configurar a minha base de dados para ser acedida remotamente. Eu já fui ao CPANEL e adicionei um host como mostra a figura que está em baixo, mas não cheguei a conclusão nenhuma. Gostaria de perguntar se tenho que efectuar mais algum passo de modo a conseguir efectuar a ligação.

Obrigado.

Untitled-2.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se colocares apenas o sinal % permites o acesso de qualquer host à ao mysql do servidor, isto é, qualquer computador vai poder ligar-se ao servidor mysql.

Depois no Netbeans tens de configurar como host o endereço do servidor onde tens a BD, e como porto tens de colocar o porto de acesso, se for o porto por omissão, creio que é o 3306.

Convém teres a BD já criada, se não tiveres tens de acrescentar a opção para criar a BD na connection string da primeira vez que te ligares e retirares essa opção nas vezes seguintes. Se bem que não tenho a certeza se o MySQL permite essa opção, nem todos os motores permitem.

Portanto, em estilo receita:

- Permitir o acesso do teu computador onde estás a trabalhar ao servidor, mais simples talvez permitir qualquer computador. Mais simples não é mais seguro!

- Configurar o driver no Netbeans IDE para usar o endereço e porto do servidor mysql, bem como password e username.

A partir deste ponto deves ter acesso ao sistema sem problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá mais uma vez,

Antes de mais gostaria de agradeçer pela prontidão na resposta e pelo esclarecimento.

Como indicado eu já configurei o host para %, não me preocupando agora com a segurança...uma vez que estou ainda numa fase de conseguir todos os requisitos para o desenvolvimento.

Quanto à base de dados, já está criada...contudo estou com alguma dificuldade em saber qual o host?

Como obtenho o HOST de acesso á minha base de dados? o-meu-dominio.com ????

Obrigado 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dependerá da empresa onde tens a base de dados alojada. Frequentemente nem sequer aceitam ligações às bases de dados do exterior.

Se tiveres o mysql a correr no teu computador o host pode ser 'localhost'.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No que indicaste, e tendo em conta que mostraste um screenshot do cpanel, suponho que tens esse servidor fornecido por alguma empresa de alojamento? Se assim for, o host é o teu domínio, ou o domínio para o qual está configurado o servidor de bases de dados.

Se tiveres o IP do servidor também o podes usar directamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim o servidor é fornecido por uma empresa, mas continuo sem conseguir o acesso, talvez não tenha permissão para o fazer. Contudo vou trabalhando no servidor caseiro enquanto espero pela resposta do pessoal da empresa.

Aproveitando a vossa boa vontade e não querendo abrir outro tópico porque me parece uma questão simples, queria perguntar se sabem porque é que o aspecto das minhas janelas está a vir assim azulado e não com o aspecto Windows? Já agora sabem como alterar para esse aspecto, sabendo que a ferramenta é o netbeans 6.5.

Em baixo segue um printscreen para verem do que falo.

Obrigado.

ambiente_java.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é o look-and-feel default do Java, se queres ter um look-and-feel diferente tens de o indicar.

No método main da JFrame principal, deves ter algo parecido com:

java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
    public void run() {
        new JFrame().setVisible(true);
    }
});

Acrescenta antes desse código o código seguinte:

try {
    UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName());
} catch (ClassNotFoundException ex) {
    Logger.getLogger(JFrame.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
} catch (InstantiationException ex) {
} catch (IllegalAccessException ex) {
} catch (UnsupportedLookAndFeelException ex) {
}
(...)

O importante é a parte do UIManager, em que se define o look-and-feel, usando para isso o nome do look-and-feel da plataforma. Desta forma o aspecto vai ser diferente para cada Sistema Operativo onde executar, sendo igual ao aspecto desse SO. Deves tratar as excepções da forma que considerares mais adequada, sendo o mais comum, definir o look-and-feel para o default caso o look-and-feel da plataforma onde a aplicação está a correr não seja suportado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto funcionou na perfeição...um muito obrigado pelo esclarecimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora