• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Banda larga com mais 38,2% de utilizadores

1 mensagem neste tópico

O número de utilizadores de acesso à Internet em banda larga aumentou 38,2 por cento no primeiro trimestre deste ano, face a igual período de 2005, para 1,312 milhões, anunciou a Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações.

Comparando com os três meses anteriores, registou-se um aumento de 8,2 por cento (mais 100 mil clientes).

Segundo a Anacom, no final de Março a taxa de penetração da banda larga (total de clientes por população) situava-se nos 12,5 por cento, contra 9 por cento registado em igual período de 2005.

Por tipos de acesso, no primeiro trimestre existiam 769 mil clientes que utilizavam ADSL (através da rede fixa) e cerca de 540 mil com modem por cabo.

O número de clientes de ADSL subiu 10,2 por cento face aos três meses anteriores, enquanto no modem por cabo a subida foi de 5,6 por cento.

De acordo com a Anacom, até Março "registou-se um reforço da predominância do ADSL, que representava cerca de 58,6 por cento do total de acessos de banda larga". Nos primeiros três meses, 71,2 por cento dos novos clientes de banda larga utilizavam o ADSL.

No segmento residencial, existiam 1,085 milhões de clientes com banda larga, o que corresponde a cerca de 82,7 por cento do total, sendo que o ADSL é meio preferido de mais de metade (51,5 por cento) dos utilizadores.

O número de clientes de banda larga no segmento não residencial subiu 44,4 por cento face ao trimestre homólogo de 2005 e cresceu 7,5 por cento face aos três meses anteriores. No final de Março existiam 227 mil clientes não residenciais, com o acesso através do ADSL a ser também o meio preferido (210 mil utilizadores).

PT perde quota de mercado

A Portugal Telecom (PT) perdeu quota de mercado no acesso à Internet em banda larga, tendo registado uma queda de 8,1 pontos percentuais no primeiro trimestre, face igual período de 2005, para 73,5 por cento.

Segundo a Anacom, comparando com os três meses anteriores, o recuo da quota de mercado da PT foi de 3,5 pontos percentuais.

No acesso à Internet em alta velocidade através da rede fixa (ADSL), a PT tem uma quota de 79,8 por cento, enquanto os novos operadores reúnem 20,2 por cento do mercado, uma subida de 4,1 pontos que nos três meses anteriores.

No acesso através de cabo, a quota do Grupo PT sofreu uma quebra trimestral de 3,1 pontos percentuais, para 64,7 por cento.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora