• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

hellion

[vb6] Login Form

8 mensagens neste tópico

Boas,

Estou a fazer um projecto de gestao de cinemas para o trabalho de fim de ano e tenho umas dúvidas em relação 'a interaccao com a base de dados.

De forma a querer ter duas formas de gestao no programa, preciso de criar um login form para distinguir as funcionalidades de colaborador e administrador.

Ja' criei a form e liguei-a à base de dados onde tenho uma Tabela chamada TabLogin com os campos Username e Password.

A minha duvida e' em como poder verificar a veracidade dos dados introduzidos nos campos respectivos.

Sem mais ,

Agradeço desde já !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

que tipo de BD estás a usar?

teoricamente o que fazes é quando introduzires o login, primeiro vais buscar os campos da tabela e depois fazes uma simples verificação. se o programa tiver mais utilizadores podes acrescentar mais um capo do tipo boolean para verificar se é Admin ou Não :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se bem compreendi o teu problema, a encriptação disponibiliza-te esse nível de segurança que procuras.

Se à password juntares ruido e depois passares tudo pelo algoritmo MD5 (ou qualquer outro que não tenha função de desencriptação ou que a mesma seja virtualmente impossível de desencriptar) ficas com o problema resolvido. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o forum deve andar com problemas concerteza  :thumbsup: ele so quer verificar se o login introduzidos pertencem a um Admin ou n  :P mas o teckV tem razão :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu costumo fazer o seguinte:

1º) retiro o username que o utilizador inseruiu na aplicação

2º) selecciono da base de dados a pass do utilizador em questao

3º) comparo na minha aplicação essa pass com a que foi introduzida pelo utilizador

4º) se ambas forem iguais => MARAVILHA; caso contrario lanço uma mensagem de erro.

A parte isto, podes utilizar o conceito de encriptação da palavra-chave. Existem na net varios exemplos de algoritmos de encriptação... normalmente eu utilizo um metodo do VB.Net que converte a palavra chave para "Hash". Esse metodo permite a encriptação da palavra-chave mas nao permite a desencriptação.

u seja:

1º) retiro o username que o utilizador inseruiu na aplicação

2º) encripto a palavra-chave que o utilizador inseriu na aplicação

3º) selecciono da base de dados a pass do utilizador em questao

4º) comparo na minha aplicação essa pass com a que foi introduzida pelo utilizador

5º) se ambas forem iguais => MARAVILHA; caso contrario lanço uma mensagem de erro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o forum deve andar com problemas concerteza  :thumbsup: ele so quer verificar se o login introduzidos pertencem a um Admin ou n  :P mas o teckV tem razão :D

Por acaso não foi isso que eu - e pelos vistos outros - compreedemos.

Há - grosso modo - 3 formas de fazer isso:

1. Quick and Dirty, marcando com um bit um valor numa coluna "administrador".

2. Gestão de Perfis, onde existe um conjunto de perfis que são atribuidos a cada um dos utilizadores e mediante o perfil, ou perfis, do utilizador as opções disponibilizadas variam.

3. Gestão de Perfis "Completa", onde, há semelhança do ponto 2 acima, existe um conjunto de perfis que são atribuidos a cada um dos utilizadores e cada um dos terminais e mediante o cruzamento dos perfis do utilizador e dos terminais as opções disponibilizadas variam.

Creio que no caso em questão o ponto 1 resolve o problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
A minha duvida e' em como poder verificar a veracidade dos dados introduzidos nos campos respectivos.

eu entendo esta questão de uma forma diferente... pois...  :hmm:

não quero acreditar que tivesse a perguntar como confirmar o username e a password... não é?

como qualquer valor é comparar com a BD... não creio que haja duvidas nisto... não pode...

agora pode-se trabalhar a nivel de validação de inputs nomeadamente contra SQL injection e afins

usa validators do .NET... ou constroi os teus... a ideia é substituir determinados caracteres como o "<" ou o "OR" ou peliculas, que podem alterar a query que valida o user...

durante muito tempo funcionou uma cena de SQL Injection que era apenas isto...

o programadores validavam a password comparando-a com a BD... se fosse a correcta retornava "True""Verdadeiro"... h3h3h3h3h calro está... apareceu a cena do [anything"" = ""anything"" OR TRUE OR ""anything""]

pos tá-se mesmo a ver... retorna sempre TRUE e é dado acesso...

só pode ser isto que estás a falar....

á uns artigos fixes sobre isso

TextBox whith Validation Functions and MaskEdit

http://www.codeproject.com/vb/net/validtext3.asp

Validating Input in VB.Net

http://www.devhood.com/Tutorials/tutorial_details.aspx?tutorial_id=510

SQL Injection Attack and Defense

http://www.securitydocs.com/library/3587

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora