• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

passado

Enviar email atravez de aplicação, aparecer botão com condição

12 mensagens neste tópico

Boas, pessoa pois bem o meu projecto esta no fim e prendo-me com os retoques finais, um dos problemas com que estou é, eu nos contactos tenho dois campos um de Website e outro de email, e afrente um botao para ir directo ao website e outro para ir directo a aplicaçao que o utilizador tiver como cliente de email, acontece que eu para o website ja consegui com este codigo:

Private Sub bt_web_empresa_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles bt_web_empresa.Click
        Process.Start(empWebTextBox.Text)
    End Sub

esta a funcionar mas para o email nao sei como fazer, ja pesquisei e tudo o que me aprece e para criar um cliente de email na minha aplicaçao mas eu nao necessito de tanto apenas preciso de ao clicar no botao ele abrir o outlook ou qualquer que seija e ponha o email no campo do contacto para quem se envia o email, alguem me pode ajudar?

Depois queria criar um teste que este botoes so aparceriam, se o campo email e website correspondesse a um formato senao nao apareciam, exemplo

os campos estao preenchidos com: pap.pap (no campo email) neste caso o botao nao aparecia mas se fosse pap@pap.pt ja aparecia. o mesmo para o web site, eu ate acho que sei contruir o if que perciso nao sei e onde o implemantar de modo a cada vez que o formulario tem um novo contacto ele faça esse teste, fizme entender?

Cumprimentos, mais uma vez obrigado :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
        Process.Start("mailto:", "mail@mail.com")

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Process.Start("mailto:", "mail@mail.com")

Coloquei assim, apenas alterei "mail@mail.pt" para empmailtextbox.text, mas ele nao escreve o email no local...mas abre o outlook

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É porque tens o Outlook por defeito.

Sim, mas a questão é ele nao colocar, no outlook, o email que esta escrito na texto box

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas a questão é ele nao colocar, no outlook, o email que esta escrito na texto box

Este problema consegui resolver, se alguem me conseguir ajudar com o teste para os botoes agrdecia :thumbsup:

aqui fica a solução do mail:

"Abrir programa de email e escrever email"

Process.Start("mailto:" & empEmailTextBox.Text)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este problema consegui resolver, se alguem me conseguir ajudar com o teste para os botoes agrdecia :thumbsup:

Que botões ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que botões ?

"Depois queria criar um teste que este botoes so aparceriam, se o campo email e website correspondesse a um formato senao nao apareciam, exemplo

os campos estao preenchidos com: pap.pap (no campo email) neste caso o botao nao aparecia mas se fosse pap@pap.pt ja aparecia. o mesmo para o web site, eu ate acho que sei contruir o if que perciso nao sei e onde o implemantar de modo a cada vez que o formulario tem um novo contacto ele faça esse teste, fizme entender?"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vê o link que o esquima já te mostrou e só tens mesmo de fazer isso ... validar e mostrar ou esconder os botões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vê o link que o esquima já te mostrou e só tens mesmo de fazer isso ... validar e mostrar ou esconder os botões.

Sim ja tinha visto vou aplicar depois dou o resultado....

mais uma vez obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok consegui, so me falta ajeitar o errorprovider, porque depois mesmo que faça uma outra acção ele continua lá como posso tirar isso?

o codigo que utilizo é este:

Function EmailAddressCheck(ByVal emailAddress As String) As Boolean

' Pattern ou mascara de verificação
        Dim pattern As String = "^[a-zA-Z][\w\.-]*[a-zA-Z0-9]@[a-zA-Z0-9][\w\.-]*[a-zA-Z0-9]\.[a-zA-Z][a-zA-Z\.]*[a-zA-Z]$"

' Verifica se o email corresponde a pattern/mascara
        Dim emailAddressMatch As Match = Regex.Match(emailAddress, pattern)

' Caso corresponda
        If emailAddressMatch.Success Then
            Process.Start("mailto:" & emailAddress)
        Else
            If emailAddress = empEmailTextBox.Text Then
                ErrorProvider3.SetError(empEmailTextBox, "Verifique o e-mail")
                bt_mail_empresa.Enabled = False
            ElseIf emailAddress = EmailTextBox.Text Then
                ErrorProvider3.SetError(EmailTextBox, "Verifique o e-mail")
                bt_mail_contactos.Enabled = False
            End If
        End If

End Function

para chamar a acção:

EmailAddressCheck(EmailTextBox.Text)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora