• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Twism

[ajuda] alinhamento no IE

13 mensagens neste tópico

Boas, tou com um projecto em mãos, e o site já está praticamente concluido, e a única coisa que me está a lixar completamente é o alinhamento no internet explorer, no ff fica-me tudo bonito no internet explorer ta uma autentica  porcaria, alguem me pode dar um dica de forma que o site fique bem alinhado nos dois browsers.

cumps, Twism

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente usa-se javascript para detectar qual o browser do utilizador e depois fazer o load do .css adequado ao browser.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tambem ja tinha pensado nisso, tenho que pesquisar para ver como se faz isso em js.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja tava a ler isso :P, mas ouvi falar em algo chamado hashes nao tenho a certeza se é assim q se escreve que com um * e coloca-se as medidas, sei que nao e a forma mais correcta mas talvez seja mais rapida. sabes algo sobre isso ?

bgd pela ajuda  :)

EDIT:

supostamente o que eu estava a falar era o chamado Holy Hack para o IE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas, alguem sabe algo sobre estes "hacks" batoteiros para o alinhamento no IE ? (urgente)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se utilizares comentários condicionais, podes colocar as tuas hacks todas dentro de um CSS separado (como já se mencionou), mas ficas sem a necessidade de utilizar javascript para detectar o browser; todos os browsers ignorarão, excepto os Internet Explorers.

Exemplo:

<head>
  <title>Uma página muito bonita e o caraças</title>
  <meta http-equiv="Content-Type" content="text/css; charset=utf-8" />
  <link rel="Stylesheet" type="text/css" href="style.css" />
  <!--[if IE 6]>
    <link rel="Stylesheet" type="text/css" href="iesucks.css" />
  <![endif]-->
</head>

Na stylesheet do IE metes regras CSS que tratem apenas do aspecto do IE. Não precisas de te preocupar com outros browsers porque esses não vão conseguir ver o CSS.

Vê esses links:

Essentials of CSS Hacking for Internet Explorer

CSS - Conditional Comments (Quirksmode)

CSS Hacks (Stylegala)

Position Is Everything

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

não é preciso javascript para nada, actualmente é possível encontrar hacks ou css reset's para conseguir o que se quer sem andar a duplicar ficheiros.

Se puderes deixar o endereço do site para se dar uma vista de olhos, facilitava :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

não é preciso javascript para nada, actualmente é possível encontrar hacks ou css reset's para conseguir o que se quer sem andar a duplicar ficheiros.

Se puderes deixar o endereço do site para se dar uma vista de olhos, facilitava :P

Usando os conditional comments consegues separar essas hacks do resto do CSS e fazer com que apenas os users com IE façam download das hacks... logo, nada de JS. Não é muito recomendável meter hacks no CSS principal... fica confuso

Mas concordo... se fosse possível deixar aí o endereço, sempre era mais fácil vendo :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usando os conditional comments consegues separar essas hacks do resto do CSS e fazer com que apenas os users com IE façam download das hacks... logo, nada de JS. Não é muito recomendável meter hacks no CSS principal... fica confuso

Mas concordo... se fosse possível deixar aí o endereço, sempre era mais fácil vendo :P

É que nem as hacks é necessário mesmo, css normal resolve a situação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basta meter um * atrás da linha a ser interpretada pelo IE. Acho que funciona, de qualquer maneira, há por aí um tópico que fala sobre isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basta meter um * atrás da linha a ser interpretada pelo IE. Acho que funciona, de qualquer maneira, há por aí um tópico que fala sobre isso.

Pelo que me lembro, era * html atrás do bloco a ser interpretado pelo IE. E de qualquer forma convém separar as hacks do código normal, por uma questão de clareza.

A questão aqui é que ao fazeres hacks, todos os browsers vão ter que carregar o CSS extra, o que é desnecessário.. Com os comentários condicionais, consegue filtrar-se o conteúdo que vai para o IE.. como os outros browsers interpretam como sendo um comentário, não carregam a stylesheet com as hacks, o que significa que o teu ficheiro com hacks nem precisa de se preocupar em ser compativel com IE e outros browsers... porque só vai ser lido pelo IE.

Acho que só isto é já um ponto de grande flexibilidade.

PS.: Com os comentários condicionais consegues filtrar versoes individuais do IE, também.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O uso do caracter * , a meu ver, só é aconselhável quando são pequenas alterações como pode acontecer por exemplo para o IE7. Uma vez que para o IE6 é preciso muitas alterações é mesmo aconselhável copiares o CSS original para outro especifico para o IE6.

sei por experiência própria que o que tens que fazer é apenas incluir o código apresentado pelo pedro-kun. Assim só o IE6 lê esse ficheiro de CSS especifico para ele...todos os outros browsers e versões mais recentes do IE vão ignorar esse segundo ficheiro de CSS que criaste.

Já agora o caracter " _ " serve para que browser? já vi isto aplicado só que já não me lembro para que browser era...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora