• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Clairvoyant

Programação de PIC em C

8 mensagens neste tópico

Em desespero de causa, peço ajuda a quem ma possa dar. Tenho um programador Pickit 1 da Microchip, o qual não consigo meter a funcionar para piscar um raio de um led sequer. Comprei-o após ter feito o curso de automação, onde o uC usado foi o 80C51, que para grande miséria dos frequentadores das aulas, nunca saiu da fase teórica, ou seja, nunca sequer programámos fisicamente nenhum.

Resolvi continuar com esta aventura em casa, fazendo uso de PIC's desta vez. Considerei que não valia a pena estar a continuar com ATMEL já que não tinha avançado o suficiente, e com os pic existe muito suporte na net.

Bom, de inicio ainda pensei que não seria complicado arranjar um compilador de C para adaptar a isto. Ainda para mais, estando a usar hardware da microchip. A terrivel realidade foi bem diferente do que imaginava. Não consegui até hoje emparelhar um compilador C com o raio da plaquinha que me custou 48€ (não é o mais importante). O que me deixa frustrado é ter comprado o aparelhómetro para uma coisa que me fascina, e não estar a conseguir que aquilo coise.

Se alguém puder ajudar, a minha questão, muito directamente, é esta: Preciso de um compilador C para o Pickit1 da Microchip, e possivelmente de alguma explicação de como fazer com que os 2 dancem o tango.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ola,

estamos a falar disto?

http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1406&dDocName=en010053

Antes de mais, o MPLAB detecta o Kit?

Se a versão que tens do MPLAB não tem já a opção do PICKIT1, então vai ao frum da microchip, http://www.microchip.com/forums/Default.aspx?, e pergunta o que fazer. Provavelmente tens que usar uma versão antiga, ou fazer algu update ao firmware do PIC que está no teu KIT, para poder aceitar outro tipo de programador.

Busca também pelo HI-TECH PICC™ LITE C Compiler. É óptimo e gratuito. Para as aprendizagens iniciais, é o sufice.

Vai dando notícias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, Sérgio, é disso que estamos a falar. A versão que tenho é a que veio com o programador (V7.5), tudo original num pacotinho muito bonito que a microchip fez o favor de me fornecer. Como fui forreta (provavelmente é essa a razão) e comprei o kit mais económico, não veio com um software para C (ou pelo menos não me apercebi disso).

E sim, o programador é reconhecido, porque quando não o tenho ligado na porta USB, ele dá erro e diz que não localiza o hardware correcto.

Concordaria contigo na parte de que poderia ter de fazer um upgrade ao firmware se a questão já se colocasse aí, mas o meu problema ainda é em software. Não estou a conseguir que um qualquer compilador C que use funcione correctamente com o MPLAB. Já andei às  :wallbash: com todas as configurações que me lembrei, mas nada deu frutos ainda. Ou seja, estou a  :starwars: ainda no inicio. Mantenho a esperança de que não seja necessário programar apenas em assembly neste programador que tenho.

Já andei a espiolhar no forum da microchip, mas n vi nada que se relacionasse com o meu problema, este forum foi onde comecei a pedir ajuda. Vou tentar lá também, esperemos que consiga resolver a minha questão. Acender uma velinha a cada santo, pode ser que um realize o milagre que eu quero  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esperimenta o software

MikroC

é o que uso e gosto bastante

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessanha24: Parece muito porreiro, estou a gostar da forma como tudo é mais facilmente configurável do que noutros compiladores que vi. No entanto, não consegui integrá-lo com o MPLAB. Alguma sugestão? O meu hardware é o pickit1 da microchip, e o MikroC procura encontrar o PicFlash.

Como te safas com a programação fisica? Ainda pouco percebo disto, e fora a possibilidade dos foruns, não tenho quem me acompanhe na exploração disto. Como tal, penso que a tentativa erro será a melhor forma de ir aprendendo, mas para tal dá muito jeito poder de facto injectar código no uC e ver o que acontece.

Entretanto, vou continuar a procurar informação em foruns e algum manual que encontre.

Desde já o meu agradecimento aos utilizadores que responderam. Ainda não estou onde queria, mas é agradável ver pessoal que se dispõe a dar uma ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que eu conheça, aqui em Pt o fórum lusorobotica.com ainda é o mais "activo" no que toca ao uso de microcontroladores. São mais virados para AVRs (arduino) mas também há lá quem use em PICs, e depois de ultrapassares essa fase inicial de colocar o ambiente de desenvolvimento a funcionar, vais querer começar a fazê-lo interagir com o mundo exterior, e lá é um bom local para aprender, ensinar e discutir sobre isso. Se gostares de electrónica mais "a sério", tens o electronicapt.com.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordaria contigo na parte de que poderia ter de fazer um upgrade ao firmware se a questão já se colocasse aí, mas o meu problema ainda é em software. Não estou a conseguir que um qualquer compilador C que use funcione correctamente com o MPLAB. Já andei às  :wallbash: com todas as configurações que me lembrei, mas nada deu frutos ainda. Ou seja, estou a  :starwars: ainda no inicio. Mantenho a esperança de que não seja necessário programar apenas em assembly neste programador que tenho.

Tens o compilador configurado dentro do MPLAB? é que sem isso não vai dar nada.

# Select Language Toolsut : onde escolhes o compilador e o local onde estão os ficheiros do mesmo

Tens isto OK ?

Basta esta configuração, para o compilador ser automaticamente chamado pelo MPLAB.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, creio que o compilador está bem configurado. Infelizmente o tempo não tem sido muito para estas coisas, daí a resposta tadia. Hoje verifico a dificuldade que há em ter um hobby quando se trabalha e se tem vida familiar. Se tentamos ajudar em casa, deixa de haver tempo para muitas outras coisas que antes se poderiam ter com facilidade. Tenho vindo a melhorar a gestão do tempo, aos poucos espero tornar isto mais fácil. Não serei o único nesta situação. Agradeço as ajudas que possam disponibilizar-me, e peço desculpa pela irregularidade que já sei que terei aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora