• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

scorch

Criar controlo em VB.Net

19 mensagens neste tópico

Boas,

Eu estou a criar um controlo em VB.Net. MAs eu queria que ele só ficasse na barra de baixo, onde ficam os context menus, tooltips, etc. Só que nem sei como se chama a barra onde isso está. :P

Cumps,

Scorch

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que não me expliquei bem. Por isso decidi mostrar aqui uma imagem do que estou a falar.

barra_vb.jpg

É aqui que eu quero pôr o meu UserControl. Como a tooltip, por exemplo, queria que só aparecesse ali.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixa-me ver se percebi... Estás a criar um novo controlo?=?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Eu estou a criar um controlo em VB.Net. MAs eu queria que ele só ficasse na barra de baixo, onde ficam os context menus, tooltips, etc. Só que nem sei como se chama a barra onde isso está. :P

Cumps,

Scorch

Para quê ? O que queres fazer ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu queria criar daquelas mensagens que aparecem no canto inferior direito do ecrã. Tipo AVG, Google Talk, MSN, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu queria criar daquelas mensagens que aparecem no canto inferior direito do ecrã. Tipo AVG, Google Talk, MSN, etc.

Então porque não disseste logo isso ? É que aquela barra é para componentes e não para controlos.

Para colocares um icon no system tray usas um NotifyIcon e podes ver aqui como se faz: http://www.vb-helper.com/howto_net_tray_icon.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, devo ter-me explicado mal. Por exemplo, jpaulino, se usares o GTalk sabes que quando alguém se conecta, ele mostra uma notificação com o avatar dessa pessoa e o nome. Se usares o AVG Free, quando ele acaba de actualizar mostra uma notificação a dizer isso. Era isso que eu queria fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas a notificação é um form que aparece ... não tem nada a ver com a barra de componentes.

Pensava que querias um icon junto ao relógio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Criar um form com 'formborderstyle = none' colocas na localização que pretendes, e depois é só adaptares ao que pretendes. Pões para aparecer e depois podes usar um Timer para fazer desaparcer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não queria criar um form, queria criar um UserControl. Mas se não der, talvez vá pelo form.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não queria criar um form, queria criar um UserControl. Mas se não der, talvez vá pelo form.

Mas porquê um usercontrol ? Se queres criar um user control podes criar, tens essa opção quando crias um novo item, mas depois tens de o colocar num form.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pensava que com um user control dava para fazer isso. Então vou pelo form.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A titulo de curiosidade a barra de componentes serve para componentes, e diferem dos controlos porque não têm visibilidade para o utilizador (como é o caso de timers). Os menus aparecem mas não directamente e por isso são considerados componentes.

Para se criar um componente têm de se criar uma classe que herde a classe System.ComponentModel.Component

Exemplo:

Public Class myComponent
    Inherits System.ComponentModel.Component

Private m_Nome As String

''' <summary>
    ''' Isto é apenas uma propriedade de teste
    ''' </summary>
    ''' <remarks></remarks>
    Public Property Nome() As String
        Get
            Return m_Nome
        End Get
        Set(ByVal value As String)
            m_Nome = value
        End Set
    End Property

End Class

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

User controlos, como o nome indica, são controlos personalizados que permitem simplificar a construção da aplicação.

Imagina que crias um usercontrol que é um teclado, ou uma calculadora. Centralizas o código lá e só tens de arrastar o usercontrol para todos os form que vão utiliza-lo. Além disso se precisares de alterar alguma coisa está tudo centralizado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sabia. :hmm: Isso facilita o desenvolvimento da aplicação porque não está tudo amontoado. :P

PS:Era um bom artigo para a Wiki, como criar componentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E lógicamente que é mais fácil fazer um drag n'drop do que como é em c++, por exemplo, que é necessário colocar todas as caracteristicas do objecto em programação, desde posição, propriedades, etc.

CumpS

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora