• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

NASA: Nave robótica chocou com satélite por falha de navegação

6 mensagens neste tópico

Uma nave robótica da NASA programada para se encontrar com um satélite no ano passado colidiu contra o seu alvo devido a um problema de navegação, referem as conclusões de um inquérito ao incidente.

Segundo a NASA, a nave automática DART (acrónimo em inglês para Demonstração de Tecnologia de Encontro Autónomo) não concluiu a missão e embateu com o satélite a 15 de Abril de 2005.

A nave executou todas as tarefas planeadas para o encontro até ao momento em que o pessoal de controlo em terra detectou «certas anomalias no seu sistema de navegação», indica um comunicado hoje divulgado pela NASA.

Os investigadores atribuíram a colisão a dados de navegação incorrectos que levaram a nave a proceder como se estivesse a afastar- se do alvo quando, pelo contrário, estava a aproximar-se dele.

«A percepção incorrecta da distância e da velocidade impediu que a DART realizasse uma acção eficaz para impedir a colisão», lê-se no comunicado.

A nave, de 360 quilogramas, estava programada para um encontro de 24 horas com um satélite desactivado do Pentágono.

Foi capaz de localizar o satélite numa órbita a 759 quilómetros da Terra e de ficar a 90 metros dele, mas os problemas surgiram quando começou a torneá-lo.

A colisão impeliu o satélite para uma órbita mais elevada, mas nenhum dos engenhos representa perigo para outras naves, e, por força da atracção da Terra, acabarão por se desintegrar quando reentrarem na atmosfera, segundo a NASA.

O inquérito concluiu também que a DART sobrestimou o combustível consumido, embora o que restou fosse insuficiente para concluir a missão para a qual fora lançada há um ano da base da força aérea de Vandenberg, na Califórnia.

A tecnologia robótica converteu-se num factor crítico dos planos da NASA para enviar homens à Lua e a Marte num futuro próximo.

Um dos objectivos da missão DART, orçada em 110 milhões de dólares (85,8 milhões de euros), era testar a possibilidade de naves robóticas realizarem algumas das tarefas actualmente desempenhadas por astronautas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é a fonte?

Apetece-me rir, mas isto é crítico e errar é humano. Pelo o que vejo na noticia, parece que se enganar a montar o lazer, lol.

No ano passado um aluno de aero trocou os sensores na ligação com o sistema de controlo num UAV, conclusão, mal ele ligou o piloto automático aquilo caiu.

Mas o supreendente foi que ele mostrou o videio na sua apresentação, aquilo doeu. O UAV colidiu com o chão com o motor no máximo e num angulo de 90º com o chão.  :buck2:

Os danos foram tão grandes que ele teve de começar do 0. :buck2:

Agora eu tenho de constroir um sistema de controlo de formação de satélites, uma das proposta da ESA para o IST.

Espero não enganar nas contas, se não os satélites começam a chocar uns contra os outros como moscas tontas, lol.  :cheesygrin:

Cumpr. brink@ero    :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

viva pessoal

brink@ero estou a ver que estas num projecto bastante arrojado, e fantastico  :P

vais dando novidades da evolução do projecto aki a malta ou é top-secret?

Resumindo, é mais um acidente na historia dos Acidentes da NASA, porque é k não mandam a ESA fazer essas coisas? A NASA tem enterrado tanto dinheiro e destruido tanto material. Mas pronto, com os erros é que nós aprendemos.

Fiquem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vais dando novidades da evolução do projecto aki a malta ou é top-secret?

É top-secret e é muito à frente. Em termos de programação, nada de especial, agora os algoritmos dos sistemas de controlo é muito avançado.

Isto ainda está numa fase inicial de leitura de papers (adiquirir/actualizar os meus conhecimentos). Depois da apresentação no dia 31 de Outobro, torno a minha apresentação pública.

Cumpr. brink@ero    :smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora