• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Robô desenvolvido em Portugal participa em prova europeia

5 mensagens neste tópico

Um robô desenvolvido em Portugal para detectar a presença de pessoas entre escombros de edifícios participa numa prova europeia que decorre a partir de hoje em Hammelburg, na Alemanha, disse fonte ligada ao projecto.

Chamado «Raposa», este robô de busca foi produzido por um consórcio liderado pela empresa IdMind (engenharia de sistemas), em parceria com o Instituto Superior Técnico (que desenvolveu o projecto) e o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, seu utilizador final.

Estudado para operar em ambientes hostis à presença humana, como os resultantes de terramotos ou atentados, este autómato operado à distância foi apresentado à imprensa em Julho do ano passado, em Lisboa.

Segundo explicou então à agência Lusa Pedro Lima, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica do IST e responsável pelo projecto, este equipamento permite em certas circunstâncias, «segundo os bombeiros que o testaram, poupar três horas na procura de pessoas após um terramoto, por exemplo».

O «Raposa» pode enviar informações através dos seus sensores, proporcionando a equipas de salvamento informações sobre o seu meio envolvente, estado do terreno, temperatura, presença de gases nocivos, água ou fontes de calor.

Tem uma estrutura resistente a colisões e à prova de água e dimensões que lhe permitem subir escadas e percorrer canos de esgoto.

A prova em que agora participa na Alemanha, designada ELROB2006, destina-se a mostrar o estado actual da arte no campo dos veículos terrestres não tripulados, em particular dos sistemas robóticos realizáveis a curto prazo, segundo fonte da organização.

Conta com 21 participantes, nomeadamente de universidades e empresas de vários países europeus, e inclui uma exposição com os equipamentos robóticos apresentados.

O evento é organizado pelo exército federal alemão e decorre até 18 de Maio no campo de treinos de infantaria de Hammelburg. No local serão exploradas duas vertentes, por um lado a mobilidade e, por outro, as tarefas de reconhecimento, vigilância e detecção de alvos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Grande professor Pedro Lima!

Uma das propostas de PA2 (projecto aerospacial 2) era um sistema de controlo de formação entre a "raposa", o dirigível do ISR e outro robo móvel.

Isto servia para dar mais autonomia à "Raposa", assim a raposa conseguia chegar à locais longe sendo seguida pelo dirigível.

Outro trabalho lindo! Fica aqui um convite para os alunos para irem estudar no IST! No último ano só se faz coisas bonitas!

Eu quando reuni com o professor, vi outro trabalho de final do curso (TFC) com um italiano sobre futebol com os robós. Fiquei de boca aberta, liiiiiindo.

Eu estou a trabalhar com ele num sistema de controlo de formação de satélites.

Não me canso dizer, grande professor Pedro Lima  :P

Cumpr. brink@ero    :cheesygrin:

EDIT: UAV - Unmanned Aerial Vehicles

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A FEUP já à muito que desenvolve robots para futebol:http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=10388

Tal como a UMinho e o ISEP (pelo menos que eu conheça).

Tu não sonhas o que o italiano vai fazer, é algo de novo. Talvez se ele tiver sucesso, encontres o nome dele daqui uns anos.

Pelo menos para mim é algo fantástico e difícil de implementar. E mais não digo é top-secret.

Cumpr. brink@ero  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A área da robótica é uma área que muito me fascina. Gostava sinceramente de poder dinamizar e espalhar essa área aqui pelo P@P. É algo que terei em conta e em estudo. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora