• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

nunito_pbl

Site tipo Jornal

14 mensagens neste tópico

Boas!

Eu não sou programador mas estou a desenvolver um site tipo jornal e o nosso suposto programador ainda é estudante e tem algumas dúvidas. Alguém me sabe dizer como criar uma base de dados de forma a que as notícias mais recentes apareçam na primeira página? Tanto quanto sei isso depende da linguagem, qual aconselham? Php, asp?

Obrigado desde já

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por partes, a ordem pela qual as noticias aparecem não depende da linguagem, dependerá da forma como queres ordenar as noticias.

Tipicamente a tabela onde se guardam as noticias conterá um atributo inteiro que indicará a ordem, se valores maiores aparecem primeiro ou no fim é uma decisão tua, ou então, contém um atributo que indique a data de criação da noticia e datas mais recentes, serão mostradas.

Portanto, dependerá da forma como queres que o sistema funcione e não da linguagem ou tecnologia usada.

Pessoalmente, acho que uma mistura dos dois sistemas, em que por omissão a data de criação é usada para controlar a ordem e depois um valor inteiro é usado para sobrepor essa mesma ordem, permitirá ter um sistema mais flexível. Por exemplo, tendo noticias que, apesar de serem mais velhas, se mantêm na lista por serem importantes. Mas tal dependerá do que queres fazer.

Quanto à tecnologia, PHP ou ASP.net são duas boas opções, cada uma terá as suas vantagens e desvantagens, sendo que, sem saber mais sobre o sistema, uma vantagem óbvia será o custo directo, em que PHP é mais barato que ASP.net. Claro ASP.net poderá ser mais fácil de implementar, aqui depende muito do programador, pelo que indirectamente, ASP.net poderá ficar mais em conta.

No fundo, as duas tecnologias conseguem o que pretendes, de forma igualmente fácil, mas para indicar uma ou outra seria precisas mais informações sobre objectivos e condicionantes do projecto.

Não estou a considerar ASP porque é uma tecnologia algo antiga e para a qual, dadas as alternativas, não compensa muito começar um projecto novo, ASP.net vem substituir o ASP e é uma escolha com mais vantagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então, um simples campo com o valor da data de criação da notícia no tabela servirá perfeitamente para o que queres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será preciso saber todos os dados que são importantes guardar, que funcionalidades se pretendem implementar, de depois determinar as tabelas e atributos, não é algo que se explique com facilidade, mas não tens um programador a fazer o sistema? Ele saberá como implementar a base de dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É um estudante de Engenharia de Comunicação e Multimédia mas ainda não percebe muito do assunto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm...

Acho que o melhor é começar pelo principio: aprender o que é uma bd e como funciona.

Para começar, podes dar uma olhadela no artigo de base de dados da nossa revista: http://www.revista-programar.info/front/edition/5

Sem bases a este nível, vai ser necessário ter alguma paciência e perseverança para criar uma base de dados e usá-la.

Outros pontos de partida que devem ser consultados antes de ficar com os cabelos em pé com as dúvidas: :)

- http://www.quackit.com/database/tutorial/

- http://www.geekgirls.com/menu_databases.htm

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

eu sou quem esta a tentar desenvolver o site, em relação ao html ja me desenrasco, agora para criar a base de dados ainda nao pesco nada, mas vou seguir os vossos conselhos para ver se consigo fazer alguma coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tenho estado a ver sobre base de dados, em que tipo de linguagem devo fazer o site??

existem tantas que ja nem sei qual devo usar.

Eu sei que algumas complementam outras, a melhor a usar será o AJAX??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O AJAX não é uma linguagem mas sim uma técnica em JavaScript para comunicar com o servidor sem ter de actualizar a página. No entanto precisarás sempre de uma linguagem de servidor como PHP ou ASP.Net. Eu uso PHP e aconse-lho-te.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ora entao o que devo tentar aprender é PHP. E com PHP conseguirei fazer a pagina é isso??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora