• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zecapistolas

Interface em WxWidgets

12 mensagens neste tópico

Boas,

Estou a desenvolver a interface de uma aplicação em WxWidgets, já tenho a Janela, Toolbar, Statusbar, alguns eventos....  :D

Mas agora estou com algumas dificuldades em adicionar certas coisas no interior da janela.... Já li que tem que ser com sizer's, mas não me consigo entender com eles....

A interface vai ser algo bastante semelhante à do Live Messenger..... Ou seja, o que preciso é wxTextCtrl (para digitar a mensagem), duas imagens e wxRichTextCtrl (nesta tenho dúvida se é mesmo esta que preciso, para ir mostrando a conversa)....  :hmm:

Alguém que me ajude com os sizer's.....  :biggrin:

EDIT: Estado da situação:

capturaecraq.th.png

cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

wxFormBuilder é bastante bom, mas mesmo assim, não me consigo entender com a disposição das coisas na janela....

Confirma-me só se com a wxRichTextCtrl (com o parametro read-only) consigo mostrar a conversa que se vai passando na janela....

cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que sim. Esse controlo permite fazer o que tu queres.

Também podes optar por mostrar a conversa com um controlo de HTML, como já vi outros programas de IM fazer. Assim podes alterar os temas só usando CSS.

http://wxwebkit.wxcommunity.com/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também podes optar por mostrar a conversa com um controlo de HTML, como já vi outros programas de IM fazer. Assim podes alterar os temas só usando CSS.

Tive a ler umas coisas sobre isso, e não me pareceu nada fácil utilizar isso....  ;)

Vou optar por uma coisa mais simples, cores diferentes para falas provenientes de pessoas diferentes....

Nas wxRichTextCtrl como controlo as cores de cada frase que insiro lá?!

cumps  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nas wxRichTextCtrl como controlo as cores de cada frase que insiro lá?!

Não sei, só lendo a documentação. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

zecapistolas, estás-te a safar com isto? :)

Com o colocar as falas às cores?!.... Não tenho tido tempo, por isso, o desenvolvimento tem estado parado.... Em relação a isso, ainda ñ vi grande coisa da documentação....

cumps  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive agora a ver a documentação e já estou a tentar a implementar....

Criei o seguinte:

// StyleSheet para aplicar no wxRichTextCtrl

wxRichTextStyleSheet *IAStyle = new wxRichTextStyleSheet();

wxRichTextStyleSheet *UIStyle = new wxRichTextStyleSheet();

// Definicao do estilo

wxRichTextStyleDefinition *IAstyleDefin = new wxRichTextStyleDefinition(wxEmptyString);

wxRichTextStyleDefinition *UIstyleDefin = new wxRichTextStyleDefinition(wxEmptyString);

// Atributos

wxRichTextAttr *IAattr = new wxRichTextAttr(0x00000001, wxNullColour, wxTEXT_ALIGNMENT_LEFT);

wxRichTextAttr *UIattr = new wxRichTextAttr(0x00110111, wxNullColour, wxTEXT_ALIGNMENT_RIGHT);

Só que na criação dos estilos, dá-me o seguinte erro, e não estou a perceber porque....

frame.cpp:150: error: cannot allocate an object of abstract type ‘wxRichTextStyleDefinition’

/home/zecarlos/Desktop/proj/include/wx/richtext/richtextstyles.h:48: note:  because the following virtual functions are pure within ‘wxRichTextStyleDefinition’:

/home/zecarlos/Desktop/proj/include/wx/richtext/richtextstyles.h:82: note:      virtual wxRichTextStyleDefinition* wxRichTextStyleDefinition::Clone() const

frame.cpp:151: error: cannot allocate an object of abstract type ‘wxRichTextStyleDefinition’

/home/zecarlos/Desktop/proj/include/wx/richtext/richtextstyles.h:48: note:  since type ‘wxRichTextStyleDefinition’ has pure virtual functions

cumps  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelos vistos estás a tentar instanciar uma classe abstracta, com pure virtual functions. Deve existir uma especialização dessa classe, que podes usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quais são os IM's que utilizam controlo HTML ?!

cumps  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora