• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Aqua Costa

Layout managers?

6 mensagens neste tópico

olá, devo usar um Default Layout Manager ou criar um para mim?

e quais as vantagens do Layout Managers?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por "default" estás a referir-te ao nome que o NetBeans IDE dá ao layout manager que usa por omissão? Ou estás a referir-te a algum layout manager que se chame mesmo "Default"?

Os layout managers permite gerir a disposição dos componentes dentro de determinado contentor, por exemplo, um FlowLayout, vai dispor os elementos com espaçamento idêntico, um a seguir ao outro, segundo a ordem de adição, e respeitando o espaço existente no contentor.

Um VerticalFlowLayout, existente apenas através do IDE da Borland, coloca os elementos pela ordem de adição, mas na vertical. Um BorderLayout irá dispor os elementos em 5 posições distintas, Norte, Sul, Este, Oeste e centro.

Portanto, é da responsabilidade do layout manager dizer como é que os componentes vão ser mostrados, como é que reagem ao redimensionamento da janela, o que acontece quando se subrepoem uns aos outros, e todas as questões relacionadas com o posicionamento dos diversos componentes. Sem um layout manager os componentes podem não aparecer no contentor ou ser dispostos de formas completamente impossíveis de manter e utilizar.

Um layout manager é fundamental para que consigas criar uma boa interacção com o utilizador.

Agora, criar um? Como assim, criar o código de um layout manager ou instanciar e usar um layout manager diferente? Existem vários layout managers no Swing, e podes até fazer download de outros layout managers se assim entenderes, agora criar um é algo exigente a nível de conhecimentos sobre Swing. Podes sempre criar o teu, mas tirando a o VerticalFlowLayout, nunca senti falta de mais nenhum para construir interfaces gráficas, e mesmo esse pode ser simulado com uma mistura de vários layout managers.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado pela explicação Knitter.

Só tenho mais uma dúvida... para a criação de jogos os layout managers são utilizados? ou é outro tipo de "mecanismo"?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do jogo. A utilização de layout managers é importante quando usas componentes Swing, como menus, botões, etc. Se não usares nada disso, e fizeres o jogo, por exemplo, só com Java 2D, então um layout manager não te vai servir para nada porque não vão existir quaisquer componentes, apenas um contentor.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei como funcionam as coordenas em flash, em Java 2D podes usar muita coisa, entre elas, coordenadas cartesianas, cujos valores dependerão, também, de vários factores, como qual o objecto a que se refere o sistema de coordenadas, resoluções, etc.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora