• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

scraps

[Duvida][PHP]Algumas duvidas

17 mensagens neste tópico

Boas pessoal, tenho um projeto em mãos em PHP e tenho algumas duvidas que gostava de implementar.

1-Imagine-se, tenho uma Base de dados com nomes de pessoas, e queri a num determinado formulario, fosse criada dinamicamente uma Lista, com esses nomes, se alguem souber agradecia.

2-Faço uma pesquisa a uma tabela base de dados, onde me aconselham a mostrar os dados provenientes dessa pesquisa, da para ser numa tabela HTML?

3-Tenho um sistema de cadastro de logins, podem dar-me uma dica, para por exemplo se existir na tabela o nome ADMIN, ele não deixar que esse nome seja registado de novo.

4-Por fim, queria um sistema de mensagens do tipo, "dados inseridos com socesso", do genero do JOPtionPane do java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bom dia, não tenho nada contra ninguem e como tal estou aqui talvez mais para recolher informação do que para a prestar, que me dera que fosse ao contrário.

Por vezes dou por mim a pensar, para que servem os foruns temáticos?, como este, será para debater duvidas e problemas, entre quem sabe (algo) e quem não sabe, ou será apenas um ponto onde se encontra o 1 link que pesquisamos antes de vira aqui? (Aqueles que julgam que sabem (talvez)), são opiniões que valem o que valem, desde ja o meu muito obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1 - A página em que esse formulário aparece deve ser php, dessa forma podes usar o php para te ligares à base de dados, extrair esses nomes para um array, e usar um ciclo para fazer echo do código html correspondente a esse elemento do formulário (com os nomes).

2 -  É outra vez a mesma ideia. Agora, em vez usares um ciclo para fazer echo do código html que corresponde a um formulário, fazes echo do código correspondente a uma tabela.

3 - Tens que fazer uma query à base de dados para saber se já existe alguém com esse nome. Por exemplo um SELECT * FROM tabela WHERE nome='ADMIN'

4 - ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desde ja obrigado, ja agora

Imagine-se o seguinte.

tenho um if, associado a uma determinada acção.

caso seja x, quero que va para uma determinda pagina, caso seja y, quero que va para outra.

qual o comando ou codigo para fazer isso (ir para pagina...).?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cyclop, isso só funciona se não tiveres feito nenhum output (echo, ...)para a página. Para fazer isso, utilizo muitas vezes em javascript.

echo "
<script type="text/javascript">
window.location="page_one.php"
</script>
";

Alteras o page_one.php para o endereço que quiseres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se usar

header("Location:inserir.php");

da-me:

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at C:\xampp\htdocs\TrabPHP\verificar_login.php:17) in C:\xampp\htdocs\TrabPHP\verificar_login.php on line 18

boas ao usar o script java da-me este erro

echo "<script type="text/javascript">window.location="inserir.php"</script>";

Parse error: syntax error, unexpected T_STRING, expecting ',' or ';' in C:\xampp\htdocs\TrabPHP\verificar_login.php on line 18

Estou a tentar implemetar isto por causa do login na pagina, se fizer o requir(); ele abre a pagina, mas abre dentro do proprio "verificar_login.php" e da confusão uma vez que no inserir.php a action do formulario esta a ser feia no proprio ficheiro <PHP_SELF>

dsde ja obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o problema do header already sent:

http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_web:php:problemas_comuns_em_php#headers_already_sent

para o problema do javascript, tens de escapar os caracteres:

echo "<script type=\"text/javascript\">window.location='inserir.php'</script>";

Agora usas um ou outro. Recomendo-te o primeiro, porque o cliente pode ter o javascript desligado o servidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Softclean, se ele usar o primeiro dá-lhe um erro porque ele já fez um ou mais outputs, por isso é que às vezes o JavaScript é melhor. Pode fazer isto para o caso de o browser não ter JavaScript ligado.

<noscript>
//mensagem a aparecer caso o javascript não esteja ligado.
</noscript>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado ja esta a funcionar :D

agora outra coisa, da para fazer upload de imagens para a base de dados, do genero, imaginem o prefil de um user daqui do forum, tem um avatar certo?, como poderei fazer o send ao servidor, e o que tem de estar definido na base de dados?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

certo muito obrigado, por fim so ja tenho uma duvida por agora,

Nas pesquisas, tipo eu faço uma pesquisa atraves de um form em html, e quero que o resoltado dessa pesquisa apareça nos campos do formulario, nome, morada etc. ja ouve um user a darme a dica em cima mas não apanhei, desde ja obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas ja tudo funciona as mil maravilhas, so falta aquel "um ou outro" pormenor, é o seguinte tenho isto:

$pesquisar = mysql_query("SELECT * FROM tabagenda WHERE dbnome='$varPesquisa'") or die(mysql_error());

e queria que na pesquisa, fosse feita a mais campos da tabela, ja tentem por

$pesquisar = mysql_query("SELECT * FROM tabagenda WHERE dbnome='$varPesquisa', OR dbmorada='$varPesquisa'") or die(mysql_error());

mas dá este erro:

Palavra Pesquisada: hhYou have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near ' OR dbmorada='hh'' at line 1

Se alguem me poder valer, ficaria bastante grato ;)

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que para estar direito, deveria ser assim:

$pesquisar = mysql_query("SELECT * FROM tabagenda WHERE dbnome = \''.$varPesquisa.'\', or dbmorada = \''.$varPesquisa.'\'") or die(mysql_error());

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Palavra Pesquisada: ARTISTAYou have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near '\''.ARTISTA.'\', or dbmorada = \''.ARTISTA.'\'' at line 1

Continua a dar erro, se pesquisar so por um campo ele funciona, so que eu queria que sendo uma pesquisa ele pesquisase a palavra nos campos todos :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora