• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

LowFier

Netbeans ou Aptana?

6 mensagens neste tópico

Então é assim,

Tenho desenvolvido um projecto comercial em php com recurso a apenas ferramentas gratuitas. Com isto pretendesse reduzir quer o custo de desenvolvimento quer o custo de implementação para o cliente final.

Para isso recorremos a sistemas operativos ubuntu, servidor xampp, postgres, e o editor da Activestate Komodo Edit.

Recentemente tenho feito pesquisas no sentido de passar para um nível acima no que toca ao editor e passarmos para um IDE. Do que pesquisei até agora parecem que existem duas grandes soluções: o netbeans da Sun e o Aptana.

Netbeans - Instalação impecável, GUI muito limpo e organizado, autocomplete mt bom, ligação a BD's, fácil de implementar projecto logo no servidor xampp, debugger?? e aqui começam os problemas. Ao testar o debugger este não funciona. Depois de ler a documentação e alguns foruns segui todas as instruções para instalar o Xdebug e nada. A mensagem é sempre a mesma: a porta 9000 já esta a ser utilizada.

Aptana - Instalação impecável, GUI muito complexo com curva de aprendizagem mais lenta, autocomplete mt bom, ligação a bds mais confusa, possibilidade de controlar os servidores, e a cereja no topo o debugger funciona as mil maravilhas (xdebug na mesma não me perguntem o que este faz de diferente, aliás eu desconfio que tem a ver com o facto do aptana ter um servidor próprio na porta 8000 para debugging). A única coisa que me chateia a sério no aptana é a constante tentativa de vender o hosting deles (aptanacloud.com), o que leva a que a documentação deles no que diz respeito a usar um servidor xampp menos clara.

Lanço aqui a questão pois gostaria de ouvir opiniões de membros que usem estas soluções no seu quotidiano.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usei o Aptana desde o início até que o sistema passou a tentar vender tudo o que era produto deles no editor, isto foi até à coisa de ano, desde então passei e tenho usado sempre o NetBeans IDE para desenvolver. Portanto, o que posso dizer pode não se adequar à presente situação do Aptana.

No NetBeans IDE tenho melhor suporte para frameworks externas, com autocomplete a funcionar correctamente para os métodos dessas frameworks, suporte para documentação, quer do código que tenho, frameworks incluídas, quer do código de PHP, o que dá imenso jeito, e todo o sistema me parece mais natural de usar. No entanto, sou utilizador do NetBeans IDE desde a versão 4 e posso estar apenas bastante habituado ao IDE, em contrapartida uso o Eclipse esporadicamente, quando a tal era obrigado.

Existiam alguns bugs pontuais no Aptana que me incomodavam no desenvolvimento, tal como o facto da coloração desaparecer com linhas muito grande, o que no meu caso acontecia frequentemente, a instalação do plugin para poder usar PHP por vezes dava alguns problemas, enfim, pormenores apenas, mas que chegavam para incomodar. No Aptana também não existia a possibilidade de abrir alguns ficheiros directamente no editor, como imagens, coisa que no NetBeans IDE existe, e dá jeito para confirmar se estamos a usar a imagens certa. Além disso, no mesmo editor tenho suporte para um conjunto enorme de linguagens e tecnologias, enquanto que no Aptana estava mais limitado.

O uso do servidor em nada devia ser alterado pelo IDE, afinal é apenas edição de ficheiros de texto. Quanto ao debugger, nunca passei por isso, sempre tive, e tenho, o Xdebug correctamente instalado, aliás, tanto em Windows como em Linux, neste momento, em OS X, retirei o debugger que, na verdade, nem usava muito. Nunca tive esse erro mas já confirmaste se a porta não está mesmo a ser usada por outro serviço? As configurações que segui foram as da página do Xdebug, que em nada têm a ver com o NetBeans IDE, foi só activar o módulo para o PHP e configurar o PHP.ini.

O NetBeans IDE é o que uso no emprego, para o sistema que estamos a desenvolver em uso PHP, mas confesso que posso ser algo parcial quanto ao NetBeans IDE, já que é o IDE que uso para tudo, desde C e C++, passando por Java, PHP, groovy, etc. Tem sido vantajoso trabalhar com um IDE onde posso, sem alternar entre ferramentas, aceder a todos os ficheiros envolvidos no projecto.

Algo que também uso bastante é o suporte para SVN do NetBeans IDE, e nem sei se o Aptana tem o mesmo tipo de suporte.

No fundo, são ambos boas opções, pessoalmente, o NetBeans IDE torna-se mais produtivo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois,

A questão do debugger já cheguei á conclusão que tem a ver com o xampp e a versão do apache que vem com ele. Eu não expliquei a história toda pq o xdebug funciona até ao primeiro breakpoint e depois que avanças então ele rebenta com a mensagem de que a porta 9000 já está a ser usada.

Nos foruns deles tem outros devs com o mesmo problema e com diversas soluções que eu ainda nem tive tempo de testar.

O aptana tem suporte svn pois eu uso e foi das primeiras coisas que testei.

Este é o tipo de opinião que faz toda a diferença pois só no dia a dia é que damos com os contras mais do que com os prós.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sinceramente sou muito Zend, mas adoro o Eclipse (sem os pozinhos da zend), já tinha usado o netbeans a uns tempos, mas não gostei, instalei agora, dei meia dúzia de dedadas e até gostei, poderia estar um pouco melhor na filtragem de snippets / completes, gostei do drag-drop á-lá Visual Studio, acho que o netbeans resulta bem (mas acho que tenho de testar mais algumas coisas)

Quanto ao Aptana, Gosto unicamente para desenvolver uns Javascript's

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como  já tinha dito noutro post... o melhor para php é user o eclipse-pdt com o zend debugger.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como  já tinha dito noutro post... o melhor para php é user o eclipse-pdt com o zend debugger.

NOTA: Que eu saiba nunca houve um concurso dos melhores editores, deves de dizer "a meu ver, acho que..." ou "na minha opiniao..."

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora