• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

afonsolemes

Melhor cidade de Portugal

16 mensagens neste tópico

Olá Pessoal,

Sou programador HTML e PHP e moro em São Paulo - Brasil.

Estou querendo me mudar para Portugal e gostaria de saber com vocês qual a melhor cidade em relação a qualidade de vida, criminalidade..etc...

Pesquisei na internet e percebi que Viseu, Castelo Branco e Almada são cidades tranquilas...

É isso mesmo?

Obrigado pela colaboração de todos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Guimarães será também um bom ponto de referencia a ter em conta.

Apesar da Criminalidade não se comparar a Castelo Branco em qualidade de vida presumo ser uma das cidades mais abrangentes nesse aspecto, pois apesar da pseudo-tranquilidade esta apenas 15 minutos de Braga (Capital de distrito) e 35 minutos do Porto (Aeroporto + 2ª maior cidade de Portugal).

Viseu pode e deve também ser considerada!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá YoungCoder,

Vou acessar o wikipedia e me informar mais sobre a cidade de Guimarães.

Agradeço muito sua ajuda!

Grande abraço,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... sem qualquer ofensa para os vimaranenses respeitáveis, os jogos de futebol do guimarães são indiscutivelmente aqueles que levantam mais problemas em termos de violência.

Adicionalmente a cidade tem algumas manchas negras na sua reputação, é conhecida por exemplo por ter grandes fortunas associadas a negócios de seriadade duvidosa e a currupção. Isto é um rumor, pelo que a sua veracidade vale o que vale e fica ao critério de cada um acreditar ou não.

As cidades pequenas têm naturalmente boa qualidade de vida na medida em que são pacatas, aveiro, viseu, leiria, castelo branco, coimbra, figueira da foz. É nas calmas. Estou a falar das da zona centro que são as que conheço. Mas sinceramente eu viveria calmamente quase em qualquer cidade portuguesa.

Mas atenção, não sei se alguma vez vieste a Portugal. São Paulo tem mais habitantes que Portugal inteiro, pelo que o conceito de cidade pequena pode ser diferente do que estás à espera.

Por exemplo, uma cidade das que referi pode eventualmente ter 20 postos de trabalho para programadores de PHP.

Em lisboa por outro lado há muito trabalho para programadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá pedrotuga,

Na verdade moro em Jundiaí, 40 minutos de São Paulo. Uma cidade com 400 mil habitantes e que a cada dia cresce o número de violência, favelas e assassinatos. Onde as pessoas de classe-média estão ilhadas de favelas e marginalidades, já que somos vizinhos de São Paulo e temos uma prefeitura precária e corrupta.

Meu desejo de ir a Portugal, é de poder viver em paz com minha esposa para podermos educar nosso filho longe da criminalidade.

Penso ir em Outubro deste ano e ficar ao menos uma semana para conhecer pessoalmente este belo país.

Mais uma vez agradeço muito sua colaboração neste tópico e seu post ajudará muito em minha escolha!

Grande abraço,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vem mas é para Torres Novas! :P

É desenvolvido q.b., é bastante sossegado , está perto de tudo. (temos a poucos Km linha de comboio para ir para ir de norte e sul, temos  A23 para o interior norte, temos A1, etc.etc.etc.. estamos no centro de tudo! :P

(t-rácio,.. ajuda ai a promover o que o nosso pais tem de melhor :D:P )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, sem discordar do que foi dito anteriormente :P , aqui a cidade de Reguenggos de Monsaraz, penso mesmo que posso dizer que é dos sitios mais porreiros para viver, mesmo até em questão de convivio dos cidadão. É mesmo o que pode dizer, :: Paz a mais... :P É Alentejo e basta :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Torres Novas é, de facto, uma hipótese a considerar caso consigas suportar os custos monetários associados. É uma cidade não muito cara (quando comparada com Lisboa p.e.) e estás perto de tudo: andas 10mins de carro até ao Entroncamento e apanhas um comboio para qualquer parte do país, tens uma autoestrada (a A1) que vai de Lisboa ao Porto aqui ao lado (passas a estar a 100km de carro de Lisboa, 200-250km do Porto, 50km de Leiria (e apenas uns kms mais das praias :P), é uma cidade praticamente sem criminalidade violenta (i.e, assassinatos e afins houveram no máximo 2 em mais de 10 anos), ar puro, jardins, zonas comerciais q.b., sem problemas de transito, etc. Tens é o problema do trabalho, acho que não conheço nenhuma empresa de desenvolvimento de software em Torres Novas ou cá perto, acho que há qualquer coisa para os lados de Tomar (podes ver as proximidades usando o Google Maps), Leiria, ... :P Onde tens trabalho de certeza é em Lisboa, mas é a cidade portuguesa com maior custo de vida, e cá para nós, não gosto muito daquilo :P

Basicamente, na minha opinião, Torres Novas é um bom sítio para vires e educar o teu filho, mas se o fizeres, tens de estar disposto em fazer algum esforço em relação ao trabalho (porque o mais provável é teres de fazer 100kms para ir trabalhar todos os dias (dá entre 1h e 1h e meia no comboio regional (o comboio que pára em todas as estações)).

Outras hipóteses que na minha opinião podes considerar é Aveiro, Braga, Porto, Leiria e Coimbra (mas não sei como é em nível de emprego e afins).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá djthyrax,

Muito obrigado pelo seu post.

Achei muitíssimo interessante o que você escreveu sobre Torres Novas. Vou estudar mais sobre esta cidade no wikipedia.

Valeu mesmo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aconselho-te a escolheres uma cidade nos arredores ou do Porto ou de Lisboa, pois é onde se encontram situiadas a maior parte das empresas de software (que conheço). Em Coimbra também conheço algumas, e a cidade, pelas vezes que já lá estive, também é agradável. Eu vivo no centro de Lisboa, e sinceramente, não te recomendo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vivo em almada e nao me queixo :P claro que não tento sequer ir para o meu trabalho (Lisboa) de carro porque passar a ponte ta quieto :P

Mas e muito bom em termos de transportes para a capital :) tenho varios barcos e comboio :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, ao escolher uma cidade para viver em Portugal, a segurança é a última das preocupações.

Portugal é um país extremamente seguro se compararmos com o Brasil, na sua generalidade. Claro que em cada cidade existem bairros problemáticos, mas é uma minoria tão pequena que só lá vai quem quer.

O ideal será certamente começar por procurar local para trabalhar, e a cidade ser decidida a partir daí.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre tens Aveiro é a cidade onde estou e é muito agradavel em todos os aspectos e mesmo a nivel de emprego...... :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No venhas e para Setubal-.- isso ta um lixo mesmo.... :mad:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre tens Aveiro é a cidade onde estou e é muito agradavel em todos os aspectos e mesmo a nivel de emprego...... :cheesygrin:

Subscrevo!  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já que cada um puxa a brasa a sua sardinha, eu puxo à minha.

Vila do Conde, não há melhor :)

Não falta cá nada e é bastante perto do Porto, tanto de carro como de metro. E temos praia xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora