• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Joca

Como evitar edição directa de ficheiros XML e qual o tamanho limite?

8 mensagens neste tópico

Boas!

Estive a ler este tutorial: http://vbtuga.blogspot.com/2008/05/vbnet-introduo-ao-xml.html

No entanto, eu tenho algumas dúvidas:

1) Não existe tamanho limite de dados que pode conter, no caso de ser usado como base de dados? Se existe, como criar a "continuação" da base de dados?

2) Como evitar que o utilizador apague o ficheiro ou o edite sem usar a interface do meu programa ? Ocultar o ficheiro, através dos atributos do ficheiro XML criado, poderia ser uma possibilidade? Como o faria através de código VB.net?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

1) Não sei se existe algum tamanho máximo, embora pense que não, mas a existir é muito grande mesmo. No entanto se queres usas como base de dados é mais simples usares um dataset e colocares lá dentro todas as datatables que queres. Gravas apenas num comando e lês também num comando.

2) Colocas o ficheiro como escondido ... mas isso é sempre subjectivo e depende das configurações do sistema operativo. Podes é colocar o ficheiro num sitio dificil de se saber, como em c:\windows\system32\...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só tenho uma coisa a acrescentar....

Cuidado com as permissões de escrita/utilizador na pasta onde vais guardar isso...

Só alerto porque já me dei mal ;-)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No entanto se queres usas como base de dados é mais simples usares um dataset e colocares lá dentro todas as datatables que queres. Gravas apenas num comando e lês também num comando.

Desculpa lá mas, perdi-me nesta tua explicação... podes exemplificar?

Cuidado com as permissões de escrita/utilizador na pasta onde vais guardar isso...

Só alerto porque já me dei mal ;-)

Permissões? Referes-te a atribuir um acesso geral, ou um acesso limitado, de acordo com a password de acesso ao programa? Por outras palavras, quando falas em permissões, referes-te a atribuir uma password que permita apagar ou acrescentar dados ou ainda, atribuir password só para consulta?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma dataset pode ter várias datatables e o que podes fazer é criares as datatables que necessitas, adicionares ao dataset e depois usares os métodos WriteXml() e ReadXml() para gravar/ler a informação.

Writing DataSet Contents as XML Data

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/zx8h06sz.aspx

Loading a DataSet from XML

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/fx29c3yd.aspx

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pessoal! Não tinha interpretado com calma o que estavam a dizer.

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Permissões? Referes-te a atribuir um acesso geral, ou um acesso limitado, de acordo com a password de acesso ao programa? Por outras palavras, quando falas em permissões, referes-te a atribuir uma password que permita apagar ou acrescentar dados ou ainda, atribuir password só para consulta?

Não ...referia-me mesmo a contas de utilizador limitado... as quais não possuem permissões de escrita em determinadas pastas, por exemplo de sistema. O mesmo se passa com os computadores com múltiplos utilizadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

2) Como evitar que o utilizador apague o ficheiro ou o edite sem usar a interface do meu programa ? Ocultar o ficheiro, através dos atributos do ficheiro XML criado, poderia ser uma possibilidade? Como o faria através de código VB.net?

Qual é o mal de o fazer? Estás com receio que façam asneiras? Se for coisas simples de mudar, não vejo onde está o mal em permitir tal coisa. Se for para prevenir que quem não sabe não mude com receio de estragar a formatação, sempre podes validar o XML e mandas uma msg de erro caso algo esteja errado...

Mas sempre podes ocultar a extensão .xml, põe tipo .dat ou algo do género, e o pessoal é capaz de ignorar e não vai ver o que é. Juntamente a isso, põe o ficheiro oculto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora