• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

GnGs

Lunix (Sistema Operativo derivado do Linux)

39 mensagens neste tópico

E um projecto para construção de um sistema operativo derivado do linux com formatos de ficheiros que o kernel do Lunix e do Windows consigam correr dai para haver mais software e queria tentar ter mais facelidade na instalacao do software

Vai correr em 32 e 64 bits. Vai ter pelo menos duas Versoes: Home Edition e Server Edition. A interface Grafica quero que seja bonita e avançada.

Cumprimentos,

Goncalo Diogo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas isto é um projecto que estás mesmo a pensar fazer? :x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Sim , isto e para levar para isso tou a porcura de colaboradores.

Cumprimentos,

Gonçalo Passos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Sim , isto e para levar para isso tou a porcura de colaboradores.

Cumprimentos,

Gonçalo Passos

Deixa-me ver se percebi bem. Arranjar um programador do kernel em Portugal já é difícil, mas tu vens ao Portugal-a-Programar pedir programadores e colaboradores para trabalhar num projecto gigantesco com as funcionalidades que tu "queres".

Se tens mesmo capacidades para isso, junta-te ao projecto Linux Unified Kernel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Kernel Unificado.

Porreiro.

Quantos aos virus se as pessoas tiverem cuidado , os virus nao terão efeito

mas ate como o kernel e linux pode ser que os virus nao fassam efeito.

No wikipedia está:

not caught to into traps - Penso que os virus nao tem efeito

Cumprimentos,

Gonçalo Passos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa Tarde

Deixo uma Imagem feita a pressa so pra preceberem como gostava de ter o meu sistema operativo linux.

0f5a4d2862bb706efb578521dd11cead.jpg

(Carregar na imagem para ampliar)

Comentarios, porfavor!

Cumprimentos,

Gonçalo Passos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Honestamente, se a primeira coisa em que pensaste foi na interface duvido que consigas avançar com este projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se só queres ter o teu próprio desktop (contrariamente ao que afirmas no teu primeiro post) investe apenas na costumização/desenvolvimento do teu window manager.

Por exemplo, faz uma costumização do KDE ou do Gnome...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Não pensei primeiro na Interface Gráfica muito antes de criar pensei no kernel.

Eu não quero so interface Gráfica quero criar o sistema operativo por completo.

Cumprimentos,

Gonçalo Passos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Procura aqui no fórum porque me recordo de haver mais alguém que também tinha um projecto de um SO e, se bem me lembro, até já tinha umas coisas engraçadas.

Pela descrição inicial que fazes, não consegui descobrir o que é que a tua distribuição de Linux trará de novo:

1. formatos de ficheiros que o kernel do Lunix e do Windows consigam correr (deduzo que te referes à execução de binários nativos) já existe há uns anos é o Linspire, agora XandrOS (a filosofia creio que mudou mas o Wine ainda anda por lá :)) Ainda tenho para aqui uma versão do "verdadeiro" Linspire, se quiseres arranjo-te uma cópia.

2. instalação de sw mais fácil, a bem da verdade não sei o que é mais fácil do que usar o Synaptic (e semelhantes), procuro o que quero e mando instalar, se houver dependências estas são automaticamente incluídas.

3. 32 bits e 64 bits existem em todas as grandes distribuições.

4. interfaces gráficas há para todos os gostos, bonitas, funcionais, minimalistas e, melhor do que tudo, personalizáveis, uso o KDE porque é o que responde melhor às minhas necessidades, mas já usei outros window managers bem porreiros, quase todos me permitem ter um desktop como que apresentaste acima.

Não quero de forma alguma "deitar por terra" a tua iniciativa, mas para que a mesma venha a vingar, tem de ter algo que a distinga das outras e que as pessoas queiram/necessitem, caso contrário não terá futuro nenhum.

E é isso que ainda não compreendi, o que vais traser de novo na tua distribuição que as pessoas valorizem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem podes formatos windows e linux (Não é novidade) mas em linguagem portuguesa sem emuladores nem nada. Podemos criar Server Edition que penso de futuro vai ter utilidade especialmente para os WebHosts.Podes Jogar jogos Windos no linux . Poder executar programas com linguagens "Visual".

Cumps :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

GnGs, tudo isso já é possível actualmente.

Partilho as minhas partições Windows e Linux (ainda não arranjei nenhum driver para EXT3 pelo que actualmente em Windows não tenho acesso às minhas partições Linux mas o contrário acontece) e uso qualquer ficheiro de qualquer dos sistemas em qualquer sistema. Por exemplo, folhas de cálculo ou código Java são usados transversalmente sem qualquer problema.

Não estou a ver em que é que uma server edition será útil para os WebHosts... Que problemas têm os web hosts que vais tu resolver com essa tal server edition?

Jogar jogos de Windows no Linux já é possível, há uma boa framework  (não me recordo o nome) que permite correr imensos títulos de Windows em Linux.

Quanto a executar programas com linguagens "visual" não percebo o que queres dizer e muito menos o que isso poderá ter a ver com esse novo SO...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Podes Jogar jogos Windos no linux . Poder executar programas com linguagens "Visual".

realmente é a cosa que mais falta faz ao povo é jogar em linux  :rant_01: :thumbdown:

mas atenção... nunca terás verdadeiramente os 2 SO´s juntos porque são COMPLETAMENTE diferentes na FILOSOFIA... isso faz me lembrar da cena que é medicos catolicos... ou se acredita na evolução das especies ou na criação divina... as 2 ao mesmo tempo é assim...

tudo não passa de emulações e isso é quebrar com as filosofias dos SO´s... logo nunca se têm o linux e windows ao mesmo tempo... pseuda-se a coisa

E um projecto para construção de um sistema operativo derivado do linux com formatos de ficheiros que o kernel do Lunix e do Windows consigam correr dai para haver mais software e queria tentar ter mais facelidade na instalacao do software

Vai correr em 32 e 64 bits. Vai ter pelo menos duas Versoes: Home Edition e Server Edition. A interface Grafica quero que seja bonita e avançada.

acho que não fazes ideia do que apresentaste

Eu não quero so interface Gráfica quero criar o sistema operativo por completo.

pois... eu queria era um ferrari amarelo... isso sim

fazes ideia do que foi criar o kernel do Linux? tens consciencia do problema que pequenas coisas como tratar mensagens internas? cordenar tudo o que se passa num processador e a sua relação com todos os interfaces? esse tipo de coisas que tomam dimensões realmente gigantescas... e claro.. terás de trabalhar em assembley

estou a ver que dominas assembley....  :) ou será que nao fazes é ideia do que isso é?

dá uma vista de olhos neste projecto para veres o que é só fazer quase nada...

http://www.codeproject.com/KB/system/MakingOS.aspx

boa tentativa

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tudo não passa de emulações e isso é quebrar com as filosofias dos SO´s... logo nunca se têm o linux e windows ao mesmo tempo...

Podes perfeitamente ter um kernel binary-compatible com Linux e Windows.

GnGs, tudo isso já é possível actualmente.

Partilho as minhas partições Windows e Linux (ainda não arranjei nenhum driver para EXT3 pelo que actualmente em Windows não tenho acesso às minhas partições Linux mas o contrário acontece)

Ext2ifs. Funciona também para ext3. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é de todo verdade, esse driver dá para os gastos, mas não é um driver realmente para ext3. Já tive umas chatisses com esse driver em ext3...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é de todo verdade, esse driver dá para os gastos, mas não é um driver realmente para ext3. Já tive umas chatisses com esse driver em ext3...

Não há nenhuma ferramenta que eu conheça que não dê apenas para o gasto neste caso do ext3. :) De qualquer maneira, usava um que era o ext2fsd, algo assim, que até era jeitoso. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pergunto-me se o autor do tópico sabe programar ou se está a pensar ser só o autor da ideia. Ao ler a descrição do projecto e a pouca informação fornecida acerca do mesmo pelo próprio e pela importância dada a funções do S.O menos importantes dá-me a mim uma ideia de pouca noção sobre a construção de um derivado de S.O. Desculpem-me mas é a minha opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mesmo que seja só o autor da ideia, isso apenas quer dizer que não tem conhecimentos técnicos suficientes para fazer todo o projecto.

Tal não é impeditivo de o conseguir realizar, dado que pode ter um papel importante no seu desenvolvimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso faz me lembrar da cena que é medicos catolicos... ou se acredita na evolução das especies ou na criação divina...

Enorme LOL. A tua visão do curso de medicina está muito adulterada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa, mas parece-me perda de tempo.

Tudo o que disseste já existe nas distribuições de GNU/Linux.

O GNU/Linux:

* suporta sistemas de ficheiros do window$ (vfat, e ntfs);

* consegue correr aplicações específicas de DOS (por exemplo com emuladores como o DOSBox);

* consegue correr aplicações específicas de win32 (embora nem todas e várias delas com limitações);

* consegue corre aplicações .net (embora nem todas e várias com limitações);

* consegue até correr alguns drivers para window$ com coisas como ndiswrapper,

* há localizações para Português;

* há imensas interfaces gráficas, há mesmo window managers que imitam o aspecto do window$ e outros que podem ser configurados para terem um look & feel igual ao do window$;

* a instalação de software em formato binário é mais simples em GNU/Linux do que em window$, e em código fonte então ainda mais.

* suporta protocolos de partilha de ficheiros e impressoras da m$;

* até o sistema de directório da m$ é possível utilizar;

Para além disso, também já existe o ReactOS...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

falco, o ReactOS era o antigo projecto que tinha como objectivo fazer um Windows 2000 open source?

Pessoal e profissionalmente, vejo esses projectos como condenados à morte logo à nascença, pelo simples facto de que quando começam a ver a luz do dia numa versão minimamente decente, já ninguém se interessa por eles.

Foi o que se passou com o outro projecto do Win 2K (de que não me recordo o nome), aquilo nunca mais aparecia e acabou por morrer.

Concordo contigo, já há tanta coisa que mais um, que nem sequer se percebe o que o diferencia do resto, não vale a pena.

Vale mais apostar em coisas realmente úteis e que tragam mais valia aos utilizadores, o que não é o caso de projectos ReactOS.

Tirando o divertimento de quem participa nele ou o interesse cientifico, a sua utilidade é, na realidade, muito baixa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora