• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

tomassantos

.

35 mensagens neste tópico

Precisas de clicar no tray icon com o direito e clicar em Colocar Online, depois esperas um bocado e já está.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ou precisas de abrir a porta 80 no teu router para poderes aceder da internet.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

No router atribuis um aplicativo ao pc que vai ter o WAMP, esse aplicativo normalmente é o

Web Server ou entao crias um aplicativo e atribuis a porta 80.

Depois se quiser ter um domínio prórpio, .com, por exemplo, compro um redireccionador e meto o meu ip, certo?

Se nao quiseres comprar um dominio proprio podes usar um free tipo DynDNS , No-IP ...

Depois basta no router configurar o DNS Dinamico e assim sempre que o router muda de ip

informa o serviço de DNS do novo ip.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalment nao é necessario.

Que router tens ?

Tenta no browser escrever 192.168.1.254

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tu tens que aceder ao painel de controlo do router e especificar lá para abrir a porta 80 localmente e remotamente e redirecionar para o teu IP de rede.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho este: http://www.zon.pt/Internet/Detalhe.aspx?detail=XzU29X

Ao digitar isso não encontra nada.

Tenta 192.168.1.1 ou 192.168.2.1 .

Verifica também no httpd.conf se ele tem a directiva listen para 80.

<off-topic>

Pessoalmente, sempre aconselhei a todos que não usem esses servidores HTTP "pré-done" como XAMPP, WAMP, easyPHP, etc, e que instalem e configurem o seu manualmente, não só aprendes alguma coisa concreta, como também dá-te mais "espaço de manobra" imo, e configurar um web server de maneira nenhuma é difícil.

</off-topic>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nenhum dos dois funcionou. Para aceder ao Painel e Controlo é preciso ser por ai?

No httpd.conf tenho isso sim.

Esse router que mostras-te acima tem como ip 192.168.1.1 . (Google Wins)

E sim, acedes à GUI desta forma (sendo a GUI o friendly painel de controle).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Start Port: 80

End Port: 80

Protocol: TCP

Local IP Address: O IP do teu computador na rede

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem 192.168.0.[  ] .

Executar.. -> Escreve "cmd" e dá Enter -> escreve ipconfig e dá enter, procura um IP lá que tenha o esquema 192.168.0.X, o X é o valor que deves colocar na última box.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado!

O ip vai ser sempre este agora ou vai mudar?

Em principio não vai mudar, a menos que mudes a placa de rede.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

192.168.0. é o ip para aceder à configuração do router.

Toda a gente que tem este router tem um 192.168.0.[numero]  diferente?

192.168.1.1 é para aceder à configuração do router.

Todos os que estão ligados à tua rede têm um IP 192.168.0.X que é atribuído a cada computador por DHCP.

Nota o todos da tua rede, ou seja, o IP 192.168.0.X aponta para um computador dentro da rede e não na internet. Quando fazes port forwarding para o teu IP, estás a dizer ao router para enviar todos os pedidos que vierem de X porta para o computador com o IP dado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se alguém se ligar a esse router, terá um IP associado ao seu computador no esquema 192.168.0.X sim.

Mas quem tiver um router igual ao teu da ZON, não tem nada a ver com os teus ips, os IPs vão-se repetir naturalmente.

Isto trabalha mais ou menos assim (vamos supor que o teu IP "na internet" é 84.90.96.68):

Pedido HTTP [porta 80] -------Enviado para------> Router [84.90.96.68 / 192.168.1.1 localmente] ------Redirecciona 192.168.0.X (IP para o PF da 80) -------> O teu computador [192.168.0.X]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então uma outra pessoa que tenha este router terá um ip diferente de 192.168.1.1?

Não, o IP local do router é sempre 192.168.1.1 para qualquer pessoa que tiver esse router...

A única coisa que varia é o IP na internet (que é te dado pelo teu ISP).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se eu consigo aceder ao meu pc por 192.168.0.X só mais menos de 99 o conseguem?

Então como é que faço para aceder pelo IP normal, tipo84.90.96.68 ?

Lol, nãaaao.

O 192.168.0.X é o IP do teu computador! Tipo! Tu tens um número de BI não é? Vamos supor que é 13918752!

Esse número identifica-te mundialmente como um cidadão português! Correcto? Esse é o teu IP na internet!

Agora vejemos, tens o NIF também (Número de Identificação Fiscal), que é válido em Portugal, vamos supor que é 243861630! Esse número é o teu NIF cá em Portugal, correcto? Logo esse é o teu IP local!

Agora imagina que a internet é o mundo, e que a tua casa é Portugal.

Percebes ou confundi-te ainda mais?

Ah e, não consegues aceder a uma GUI de configuração do teu IP na internet simplesmente porque esse IP aponta para o teu router lol, não tem um painel de controle nem nada.

O que o teu router está a fazer quando faz Port Forwarding é simplesmente enviar todos os pedidos que vierem pela porta 80 para o teu IP na internet (o teu número de BI), para o teu IP na rede local (o teu NIF).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O teu router (e não o computador) tem o endereço 84.90.96.68. O teu computador liga-se à pequena rede criada pelo router, e atribui-lhe um endereço 192.168.0.X que apenas se vê nessa pequena rede e não na internet.

Pequeno comic:

Alguém: Quem é que é o 84.90.96.68?

Router: Sou eu, o que queres?

Alguém: Quero aceder à página web, na porta 80.

Router: Página web na porta 80? Há sim, um PC da minha rede privada definiu um port forwarding, e por isso esse computador é a página web que tás à procura.

Alguém: yeah!

Basicamente, estás a dizer ao teu router que quando visitar esse ip 84.90.96.68, que te encaminhe os pedidos para o teu computador 192.168.0.X.

O The Loser explicou e bem até agora, estou só a tentar mostrar de outro ponto de vista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na verdade é mais algo do género, o pessoal liga para uma empresa e diz "quero falar com o departamento da porta 80", e a telefonista encaminha para o zé manel 192.168.0.x a chamada sem dizer ao pessoal que o fez".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então mas se eu digitar 192.168.0.X noutro sitio sem ser na minha casa, sendo X o meu numero não vou ver a página? Só em minha casa?

Sim, é isso. Apenas os dispositivos que esteja ligados ao router se vêm uns aos outros.

Então o meu IP na internet é o 192.168.0.X e o local é 84.90.96.68?

É exactamente o contrário. O da internet é 84.90.96.68 e o local é 192.168.0.X

Ao digitar 192.168.0.X vai buscar o meu computador- 84.90.96.68, é isto?

Se fizeres o port forwarding como te foi indicado, uma pessoa introduz no browser 84.90.96.68 (IP da net) e o router encaminha o pedido para o teu computador 192.168.0.X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o meu ip mudar continua tudo na mesma, certo?

Há algumas maneira de me avisar quando muda, ou nunca mudar?

De quanto em quanto tempo muda, mais ou menos, sabem?  Se for 84.90.96.68 muda como?

Se o teu IP for estático, não muda. Se for dinâmico, muda periodicamente.

Vai depender do teu ISP. Por exemplo, a cabovisão tem IPs estáticos, enquanto que a SAPO (penso eu), tem IPs dinâmicos.

Se queres saber o teu IP, podes ver aqui (o método mais simples).

Com PHP podes ver mostrando o conteúdo de $_SERVER['REMOTE_ADDR'].

Existem 1001 maneiras de ver isto..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Cria uma conta no DynDNS, No-IP ou outro e depois preenche no router a opçao

DNS Dinamico com esses dados.

Por exemplo :

Crias uma conta no DynDNS com com este hostname - meuhost.dnsdojo.com

Quando preencheres o DNS Dinamico no router o teu router sempre que mudar de ip

vai informar o DynDNS do novo ip, e assim podes sempre aceder a myhost.dnsdojo.com

que vai fazer um redirecionamento para o teu router.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Outra coisa, esse router é o novo da ZON nao é ?

Tem havido muitas  queixas por causa dele.

Tenho um amigo que joga CS e com Post Forwarding nao consegui a

jogar teve de desligar a firewall.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes comprar um domínio (Go Daddy é bom), e já que é um IP "directo" basta configurares o domínio para apontar para o teu IP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

no name poes o que quisres, na start e end port poes 80, protocolo poes: TCP e no Local IP Address, tens que ver qual é o teu IP na area de ligação local e fazes Add e está bom.

Nao aconselhas o uso de servidores já 'pre~feitos' porque ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes demais devias ler umas coisas sobre redes e segurança, abrir uma ligação para o exterior pode ser uma grande falha de segurança se não souberes o que estas a fazer (e não me leves a mal, mas pelos vistos não sabes), por isso mante,-te pelo localhost faz os teus scripts e pelo meio tenta ler umas coisas de redes e segurança

Fica Bem

PS: Devemos ajudar quem nos pede ajuda mas nunca sem lhe mostrar os pros e os contras

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora