• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

haztik

Home Server (Pedido de opinião)

8 mensagens neste tópico

Boas,

estou a pensar em construir um Home Server (já decidi que vou usar Linux como SO, ainda não decidi qual o "sabor"). Em relação ao Hardware o que me aconselham? Estou inclinado em comprar os componentes e montá-lo eu, e quero o mais barato possível. O que me aconselham?

* Que tipo, marca, modelo de caixa e fonte?

* Board?

* CPU?

* RAM?

* Discos?

* etc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que queres fazer com o server? :P

Basicamente...tudo o que se pode fazer com um server :P

Em relação ao SO, por exemplo, estou a pensar em experimentar isto http://www.amahi.org/

* Backup de ficheiros (docs, fotos, videos, mp3, etc);

* File Server;

* Streaming de Audio;

* Print Server;

* Gateway/Firewall para a Internet;

* Streaming de Video (não tenho bem a certeza se quero isto ou não... talvez fique por partilha de ficheiros video sem streaming);

* Extensibilidade (Se mais tarde quiser, adiciono um disco para por exemplo fazer ghost dos discos dos portáteis para rápida reposição em caso de desastre)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"tudo o que se pode fazer com um server"

Não vais fazer isso concerteza, que um servidor pode ser usado para infinitas finalidades.

Tudo depende, para uso caseiro o que deves fazer é usar o que tiveres por casa ou conseguires arranjar ou de borla ou o mais barato possível.

Mas tens aí na lista de uso 'streaming de audio', isto  é relativo, se for para fazer uma rádio online, se tiveres 200 utilizadores uma máquina só nem sequer de chega.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"tudo o que se pode fazer com um server"

Não vais fazer isso concerteza, que um servidor pode ser usado para infinitas finalidades.

Tudo depende, para uso caseiro o que deves fazer é usar o que tiveres por casa ou conseguires arranjar ou de borla ou o mais barato possível.

Mas tens aí na lista de uso 'streaming de audio', isto  é relativo, se for para fazer uma rádio online, se tiveres 200 utilizadores uma máquina só nem sequer de chega.

Concordo. E se me permites acrescentar, a net também é muito importante. Já pensaste que net vais usar? Quantas placas de rede vais usar?

Como disse o pedrotuga, tudo depende do uso que vais dar ao server. Eu, por exemplo, anularia logo a parte de streaming por duas razões: pela mencionada pelo pedrotuga e porque gasta imenso tráfego (mas mesmo muito).

Ass. Alguém que anteriormente teve a mesma ideia que tu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Home server... leva-me a pensar que o streaming que ele pretende é na rede interna.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora