• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dani

Firewall + Anti-Virus

23 mensagens neste tópico

Boas

Neste momento estou a usar Linux a 100% :)

E é assim apesar de ser um sistema 99.9% seguro, bastante estável etc... a verdade é que gostaria que me recomendassem um anti-virus e uma firewall.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não precisas de anti-virus para GNU/Linux. Os virus e worms não são considerados uma ameaça para este sistema operativo. Para além de haverem poucos, são pouco eficazes e ainda se propagam menos. As poucas instalações de anti-virus que existem em sistemas GNU/Linux, são normalmente em servidores de e-mail e de ficheiros, e servem para proteger os sistemas window$ de serem infectados por esses vectores.

Quanto à firewall todos os sistemas GNU/Linux têm uma firewall. O kernel Linux tem um filtro de pacotes integrado, que é um dos melhores do mercado. O que precisas é de aprender a configura-lo (http://iptables.org/documentation/index.html), e/ou de instalares uma interface de gestão gráfica (recomendo o firestarter).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Firewall, tal como o falco recomendo-te a firestarter que é um bom GUI para o iptables

Anti-virus, recomendo o Clam AntiVirus.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas ppl, sou novo em linux, gostaria que me ajudassem a configurar a firestarter e o Clam AntiVirus...

Cumps ppl

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas ppl, sou novo em linux, gostaria que me ajudassem a configurar a firestarter e o Clam AntiVirus...

Cumps ppl

Não leste o que o falco disse?

Não precisas de anti-vírus para nada...

Firestarter é só teres o programa aberto, depois tens é de escolher se queres bloquear tudo e definir (na terceira tab) excepções, ou se queres permitir tudo, e definir regras para programas nao permitidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço desculpa, eu nao keria dizer configurar, mas sim instalar!! lolololol como é k instalo a firestarter??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em (k|x)ubuntu e outras debian-based distribuições, $ sudo apt-get install firestarter deve chegar. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal penso que mais vale prevenir que remediar...

Anti-vírus nunca é demais...

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em (k|x)ubuntu e outras debian-based distribuições, $ sudo apt-get install firestarter deve chegar. ;)

Firestarter é só um GUI para a iptables, e esta já está restritiva by default no sistema...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

;)

Não, não é... eu sei que é díficil de adaptar à ideia, mas não precisas de anti-vírus nenhum...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em (k|x)ubuntu e outras debian-based distribuições, $ sudo apt-get install firestarter deve chegar. ;)

Firestarter é só um GUI para a iptables, e esta já está restritiva by default no sistema...

Eu estava a responder a isto na altura:

Peço desculpa, eu nao keria dizer configurar, mas sim instalar!! lolololol como é k instalo a firestarter??

;)

Se tiveres a falar de windows, sim. Em linux, só para protegeres sistemas windows. ;)

Btw, há umas quantas discussões sobre isto no ptsec:

http://www.ptsec.net/index.php?topic=41.0

http://www.ptsec.net/index.php?topic=69.msg738#msg738

(Se acharam que isto é pub descarada e não a queiram por aqui, removam os links ou digam-me para o fazer.)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá a todos!

Citando da fonte http://br-linux.org/linux/node/3343 :

"O link que eu passei traz posicionamentos do Alan Cox, Albert Cahalan e Paul W. Smith sobre o assunto, e a maior parte deles concorda que o Bliss não é um vírus (o Cahalan discorda). No que me diz respeito, nenhum dos 3 é autoridade na matéria também, embora o Alan Cox seja uma voz a ser ouvida.

Mas as opiniões deles sobre o Bliss, que eu citei como exemplo, não mudam o que afirmei sobre tua alegação de que "[v]írus para Linux não pode ser chamado de vírus". Ainda que hoje não existisse nenhum vírus para Linux, definitivamente não é impossível criar um - tanto de arquivos quanto de boot ou de macro ou outra variedade. O fato de exigir poderes de root para causar dano no nível do sistema não o desqualifica como tal - embora claramente torne mais difícil o seu sucesso como malware.

E a idéia de que não há hoje vírus para Linux é, em si, controversa. O relatório "Analysis of the Impact of Open Source Software" (2001), de autoria de Dr. Nic Peeling e Dr. Julian Satchell, por exemplo, afirma que existem vários, e em seguida aponta hipóteses para explicar por que nenhum deles jamais se espalhou largamente.

Alguns outros nomes de malwares já identificados para Linux e Unix são: Lion, OSF.8759, Slapper, Scalper, Linux.Svat, e BoxPoison. Alguns deles são vírus e outros são worms, mas note que a exigência de poderes de root não os impediu de existir e mesmo de se espalhar, embora restrinja bastante seu alcance."

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os "virus" que existem para linux são apenas proof-of-concept, ou seja, que demonstram que é possível existirem virus. Não precisas de AV, confia em mim. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não uso nada disso. Isto ao menos é uma maravilha!  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também não uso AV, nem sei as alternativas que há.

Depois também existe o ponto a favor de os utilizadores de linux perceberem muito mais de computadores que os da maioria do Windows. Logo não caem em armadilhas, teóricamente. Mas eu até acho que é fácil fazer m*rda em linux, basta ver por exemplo se executarmos um "rm -rf / " como root. Em Windows de fizeres um "format c:" e se o SO estiver nessa partição tens um aviso que é impossível formatar. Mas é como disse, um utilizador de linux supostamente nunca vai deixar executar o comando acima referido.

Por isso deixa-te de AVs no linux, ficas com um sistema muito menos pesado. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal rendo-me :surrender:  :D

Não vou usar anti-virus no linux até prova em contrário (até ser crucial como no Windows)  :)

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa estadia no Hotel GNU/Linux. :D

Qualquer dúvida é só postar. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá!

Citando da fonte http://linuxval.free.fr/winlin/

"...Talvez você deve estar se perguntando: É mesmo!!! E o anti-vírus? Tem algum bom pra Linux e grátis? Sim, temos anti-vírus para Linux, mas eles não server pra quase nada, rs. Linux não pega vírus. Você deve estar arrancando os cabelos e se perguntando se isso é verdade não é mesmo? Pois bem, pela simplicidade do Linux, você pode até criar um vírus para Linux, eu mesmo crio um em 10 segundos... rs. Porém graças ao seu complexo sistema de permissões, o máximo que você pode destruir é o seu diretório pessoal e nunca o sistema. Pra falar a verdade até hoje foram registrados uns 2 ou 3 vírus para Linux, e eles só chegaram a infectar 2 computadores sendo que em um nem funcionou e no outro pegou por possuir uma exata versão do compilador gcc e uma determinada versão do kernel. Um vírus para Linux teria que ser algo como: "Boa tarde, eu sou um vírus e quero detonar seu computador. Você pode me dar permissão para executar e me abrir como administrador? Obrigado".

Agora a sua pergunta deve ser: Se não há vírus para Linux pra que anti-vírus?

Simples, para escanear computadores Windows na rede... rs. Além do mais você pode de repente compartilhar um arquivo infectado para uma estação Windows o que significa que você sobrevive, mas o Windows não. Sabe aqueles e-mails infectados que todo mundo recebe? Eu abro eles numa boa, clico nos links e nada acontece!

Resumindo: No Linux você pode abrir sites de bancos, e-mails e tudo mais com total segurança sem precisar daquele anti-vírus chato que só fica ali consumindo memória. Quer coisa melhor que isso?..."

Peço a quem percebe bem de Linux (avançado) que por favor leia detalhadamente este texto e diga se ele está corecto e se não estiver correcto diga o porquê da sua opinião.

Eu peço isto porque sou um usuário do mais básico de Linux e por isso peço a ajuda de avançados em Linux s.f.f.

Desde já agradeço a vossa ajuda

:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo com tudo, excepto uma parte:

Sabe aqueles e-mails infectados que todo mundo recebe? Eu abro eles numa boa, clico nos links e nada acontece!
Isso não acontece porque são escritos para windows, agora se fosse escrito para linux, se o utilizador abre tudo e mais alguma sem se preocupar com o que está a abrir, podia ser ownado pela estupidez. O que se faz de prevenção no Windows (não abrir tudo o que nos aparece à frente), aplica-se em qualquer sistema operativo.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma forma simplificada de perceber porque é que não precisas de AV em linux.

Gostei do texto. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora