• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

cyclop

Opinião: sintaxe de sistemas de templates

16 mensagens neste tópico

Como já notaram, existe um grande numero de sistemas de templates para PHP.

Muitos são contra, outros a favor isso é relativo...

Pergunto o seguinte: Para vocês, qual a sintaxe ideal para um rápido desenvolvimento e poucas incompatibilidades (exemplo do smarty que facilmente pode ir "contra" um codigo javascript...).

Agradeço a vossa opinião e não tenham medo de debater :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta questão eu acho que é um pouco relativa, pois acho que a syntax de um sistema de templates tem de ser adoptada consoante as necessidades que a aplicação irá ter e não uma padrão e definir esta é a melhor para qualquer situação, acho que tem de haver escolha consoante as necessidades.

Eu há pouco tempo atrás desenvolvi um sistema muito simples: http://joaopedropereira.com/blog/2009/02/09/template-system-kiss-1/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então e se existisse um sistema de templates que fosse "idenpendente" do PHP, ou seja, se se podesse fazer querys a base de dados, tratar dados etc, pegando na opiniao do pedotruga seria por exemplo

{query="spDeListagem"} ou para voces qual a melhor forma?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não seria um sistema de templates. Os templates existem para evitar precisamente isso.

Podes usar simplesmente PHP para esse fim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens 3 exemplos de templates aqui no forum, tens um exemplo no site da php.net na parte das classes do php5, podes desenvolver o teu conforme as tuas necessidas é o melhor a fazer....mas um template convem nao ter php...so html da pagina...e deixar as partes que vais susbituir pla informçao que desejas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens 3 exemplos de templates aqui no forum, tens um exemplo no site da php.net na parte das classes do php5, podes desenvolver o teu conforme as tuas necessidas é o melhor a fazer....mas um template convem nao ter php...so html da pagina...e deixar as partes que vais susbituir pla informçao que desejas...

Ora aí está onde quero chegar, um sistema de templates em que não preciso de escrever PHP, dizer "faz-me uma listagem da tabela X" ele abrir-me a connecção, executar a query, validar parametros e retornar a listagem sem eu ter de ir a um ficheiro php e dizer "olha a tag {xpto} é para trocares por este html" -.- ....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cria uma class para cada opçao dessas que desejas...

e chamas a class conforme o que tu desejares...

e por ultimo chamas a tua class template em que ela fazer a substituiçao

por exemplo:

$a= new conect('user','base_dados','pass');
$a->connect();
.
.
.
$z=new faz_isto();
.
.
.
// por ultimo chamas o template e vais retornanando o que necessitas de cada class...e passas pra essa class...isto e um exemplo podes fazer de outras maneiras...
$d=new template(array('...'));
$d->escreve_pagina();

entendeste a minha sugestao??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

volto a referir que estou a pedir opinião sobre a sintaxe a ser usada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cyclop,

Como pretendias fazer isso sem server-side scripting? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

The Loser é possível fazer um template system utilizando JavaScript (por exemplo) e isso já não requer programação server-side.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cyclop,

Como pretendias fazer isso sem server-side scripting? :D

Rapaz... estou a pedir a opiniao sobre sintaxe, se eu precisar de ajuda a programar peço tá :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

The Loser é possível fazer um template system utilizando JavaScript (por exemplo) e isso já não requer programação server-side.

Eu sei que é possível, mas de maneira alguma é uma boa solução (in my opinion).

JavaScript com SQL? Fail idea.

Um bom sistema de templates é interpretado no lado do servidor.

Rapaz... estou a pedir a opiniao sobre sintaxe, se eu precisar de ajuda a programar peço tá :D

Lol?

Dás mesmo vontade de participar. Whatever.

Só estava a dizer que a tua ideia não tem muito cabimento, mas enfim. :D

Quem falou em "não usar PHP" foste tu, não eu. Eu limitei-me a perguntar como é que pretendias fazer isso sem recorrer a server side scripting eficientemente.

Se isso não foi claro, então não sei o que será.

Respondendo à pergunta inicial, nunca fui grande fã de sistemas de templates, mas.. O método mais simples, e que me parece mais lógico, é o método já sugerido pelo pedrotuga.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei que é possível, mas de maneira alguma é uma boa solução (in my opinion).

JavaScript com SQL? Fail idea.

Um bom sistema de templates é interpretado no lado do servidor.

Tu perguntaste como se podia fazer sem server-side e eu respondi, não disse que era eficiente.

E também não disse que dava com sql (ainda me hás-de explicar o que é que um sistema de templates tem a ver com sql mas pronto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tu perguntaste como se podia fazer sem server-side e eu respondi, não disse que era eficiente.

Acho que estava subentendida a importância do factor eficiência. Aliás, acho que sempre está..

E também não disse que dava com sql (ainda me hás-de explicar o que é que um sistema de templates tem a ver com sql mas pronto...

Não leste os posts do cyclop? Se calhar devias ler. :D

Usei os posts dele como exemplo, pois foi mesmo isso que comentei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então e se existisse um sistema de templates que fosse "idenpendente" do PHP, ou seja, se se podesse fazer querys a base de dados, tratar dados etc, pegando na opiniao do pedotruga seria por exemplo

{query="spDeListagem"} ou para voces qual a melhor forma?

Até aí acho tudo bem...

O problema surge quando se criam comandos para fazer loops, condicionais, funções com argumentos, etc... a sintaxe deixa de ser simples e uniforme.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora