• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

voina_braz

asp.net + sql server

10 mensagens neste tópico

Olá a todos!

Estou a trabalhar num projecto em asp.net que interage com base de dados e estou com um problema que não consigo resolver. Necessitava de criar umas linhas de codigo que me permitissem saber quando existe informação a ser inserida na base de dados!

Basicamente quando um utilizador envia um e-mail a outro e esse e-mail é guardado na base de dados, queria que quando o e-mail fosse guardado fosse feita uma notificação ao utilizador para quem o mail foi enviado!

Isto da para fazer atraves de triggers??

Se sim como?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não guardas através da aplicação o email enviado na base de dados? se sim podes automaticamente enviar um email pela aplicação :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não!!

basicamente a aplicação envia um conjunto de dados (tipo mensagem , titulo, hora de envio,...) que são guardados na base de dados!!

do lado do utilizador, na pagina de e-mail, existe um timer que de "x" em "x" segundos despara e verifica se existem mensagens novas!!

mas assim existem recursos que da rede que são consumidos desnecessáriamente. Eu queria que mal o mail entra-se na base de dados houvesse 1 notificação que fosse enviada para o utilizador a quem o mail se dirige!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entao mas e a tua aplicação que envia os dados para a base de dados certo? ...

se não como e que guarda a informação?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, é a minha aplicação que guarda todos os dados na base de dados!

O que quero é que quando so dados são gravados que o utilizador a quem eles se destinam seja notificado!

por isso é que eu pensei nos triggers. Só não sei é como fazer com que um triger desempenhe determinada função como acontesse por exemplo quando clicamos num botão e ele faz o codigo para onde o "onclick" o remete, codigo esse que está no ficheiro .aspx.cs

eu ja tenho um procedimento para fazer a actualização dos dados do lado do utilizador que recebe o mail, mas o que eu quero que esse procedimento seja despoletado pelo trigger do sql e não pelo timer que falei no post anterior!

Fui claro ou nem por isso ??  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entao repara...

se a aplicação e que guarda os dados na base de dados, ao mesmo tempo que guarda pode logo enviar a notificação ao utilizador...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

num sei se percebi!!

Neste momento a minha aplicação guarda os dados na base de dados quando um utilizador envia um mail. cada pagina pessoal de e-mail, que cada utilizador tem, possui um trigger que de 2 em 2 minutos executa um procedimento do codigo (em C#), procedimento esse que esta num ficheiro xpto.aspx.cs, procedimento esse que limpa todas as mensagens que o utilizador tem na sua pagina pessoal e carrega todas as mensagem que estão na base de dados. Se la estiver uma mensagem nova é tambem carregada para a pagina do utilizador! esta foi a solução que eu arranjei!

O problema é que caso não existam mensagens novas este procedimento que é executado de 2 em 2 minutos é infortifero e desnecessário!

o que queria é que quando uma nova mensagem é carregada na base de dados, que um trigger (se é que é possivel) seja activado e que execute o procedimento que é executado pelo timer que eu ja tenho! assim esse codigo de actualização só é efectivamente executado quando necessário!

Eu não é fazer esta parte de chamar procedimentos que estão criados no ficheiro aspx.cs apartir do sql, nem sei se é possivel!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não e possivel...

O que te estou a tentar dizer e cada vez que alguem envia um email chamas esse procedimento assim vai estár sempre actualizado sem ser necessario nenhum timer :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se resolver a tua questão depois altera o estado do topico para Topic Solved :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora