• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zecapistolas

Entrega de projecto com bibliotecas não instaladas

11 mensagens neste tópico

Boas Pessoal,  :P

Estou a desenvolver um projecto para a faculdade e nele utilizo WxWidgets, até aqui tudo bem.... O problema vai ser quando entregar o projecto ao Professor, isto porque ele quase de certeza que não tem WxWidgets instalado no PC dele....  :hmm: :mad:

Eu utilizo Linux e ele Window$, qual a melhor maneira de criar o meu projecto com essa biblioteca externa de modo que no PC do Professor funcione sem grandes chatisses?!  :hmm:  :fartnew2:

Já pensei em algo como, compilar a biblioteca no meu PC, coloca-la na pasta juntamente com o resto do projecto e criar um makefile.... Assim ele chegava ao PC dele corria o makefile e tava tudo OK e assim eu também já podia trabalhar nos PC's da faculdade....  :(

Que acham?!

cumps  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo bem a tua dúvida...

O que tens de fazer e desenvolver o projecto em Linux e no fim compilar uma versão para Windows, com um executável com a versão do wxWidgets que estás a usar "linkada" estáticamente (ou dinâmicamente, desde que incluas o .dll no pacote que vais distribuir).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que tens de fazer e desenvolver o projecto em Linux e no fim compilar uma versão para Windows, com um executável com a versão do wxWidgets que estás a usar "linkada" estáticamente (ou dinâmicamente, desde que incluas o .dll no pacote que vais distribuir).

E como é que crio o .dll pa incluir no pacote?!

Esse pacote para depois correr no PC do Prof, só precisa do executável e do .dll?!

cumps  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E como é que crio o .dll pa incluir no pacote?!

Esse pacote para depois correr no PC do Prof, só precisa do executável e do .dll?!

cumps  :P

Compilas o wxWidgets em Windows (ou sacas uma versão já compilada)

Sim, só precisa do executável e do .dll.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E como crio o .dll para Windo$ ou .so para Linux ?!

A minha dúvida é mesmo essa, como crio esses ficheiros?!  :hmm:

cumps  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E como crio o .dll para Windo$ ou .so para Linux ?!

A minha dúvida é mesmo essa, como crio esses ficheiros?!  :hmm:

cumps  :thumbsup:

Lês a documentação no site do wxWidgets! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, neste momento a situação é a seguinte, tenho a seguinte estrutura montada....  :biggrin:

~/proj/

~/proj/include (onde estão os .h da WxWidgets)

~/proj/lib (onde estão os .so, criados ao compilar a biblioteca)

~/proj/src (onde está o código fonte do meu projecto e o makefile)

Estou a tentar compilar o HelloWorld em WxWidgets, através deste makefile criado por mim:

CC=g++
CFLAGS=-Wall
LDIR=../lib
IDIR=../include/
LIBS=-lwx_base-2.8 -lwx_base_net-2.8 -lwx_base_xml-2.8 -lwx_gtk2_adv-2.8 -lwx_gtk2_aui-2.8 -lwx_gtk2_core-2.8 -lwx_gtk2_html-2.8 -lwx_gtk2_qa-2.8 -lwx_gtk2_richtext-2.8 -lwx_gtk2_xrc-2.8
OUTFILE=hello

all: build

build: HelloWorld.cpp
$(CC) $(CFLAGS) -L $(LDIR) -I $(IDIR) HelloWorld.cpp $(LIBS) -o $(OUTFILE)

clean:
rm -rf *.o $(OUTFILE)

rebuild: clean build

Mas isto não está a correr nada bem, ele começa por dar logo erro num tal de "setup.h" que não existe, e nem sei para que serve e depois dá um monte de erros nos .h.... Não entendo porque....  :down: :hmm:

Se alguém souber, que ajude que já estou  :wallbash: disto....  :confused:

cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Diz-me só o que estás a tentar fazer.

Compilar para Windows? Linux? Já tens o wxWidgets compilado?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Diz-me só o que estás a tentar fazer.

Compilar para Windows? Linux? Já tens o wxWidgets compilado?

Compilar para Linux.... Já tenho a biblioteca compilada, dai já ter os .so, como referi em cima....

Já coloquei a dúvida no forum oficial da WxWidgets ( http://wxforum.shadonet.com/viewtopic.php?t=23641&highlight= ) em relação ao setup.h eles já responderam, mas continua a não funcionar....

cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Finalmente consegui.... custou mas lá consegui (com a ajuda dos moderadores do forúm oficial)....  :cheesygrin:

Para o caso de no futuro alguém precisar os passos são os seguinte:

mkdir buildGTK

cd buildGTK

../configure -with-gtk

make

Depois no makefile é só incluir a flag `$(WXCONFIG) --cxxflags --libs` em que WXCONFIG = é a pasta onde está o wx-config, que neste caso é a pasta buildGTK....

De seguida pode-se eliminar quase tudo, exemplos e afins.... excepto a pasta onde estão as bibliotecas compiladas (óbvio) e a pasta dos includes....

E ai está.... Só de pensar que era tão fácil....  :biggrin:

cumps e obrigado a quem participou neste tópico  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora