• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

scorch

Reorganização do Wiki P@p

Achas que o Wiki deve ser reorganizado?   25 membros votaram

1. 1. Achas que o Wiki deve ser reorganizado?

• Sim.
      14
    • Não, acho que está bem assim.
      11

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

92 mensagens neste tópico

Eu acho que a wiki deve ser reorganizada, por graus de dificuldade dentro de cada linguagem. Porque para que quiser aprender uma nova linguagem, não deve começar logo pelo mais complicado. E como quem se vai iniciar na tal linguagem, pode não ter noção por onde deve começar. Assim se o Wiki estivesse organizado assim:

PHP -> Começar

Básico

Intermédio

Avançado

Tópico aberto a sugestões. :P:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não concordo com a reorganização até porque diferentes utilizadores têm diferentes níveis de conhecimento.

Até se podia classificar por dificuldade de 1 a 5, mas acho que a prioridade é colocar informação, isso sim.

Ainda precisa de muito conteudo para se pensar em mudanças.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dividir por namespaces? Não gosto da ideia. No entanto, o uso de tags era algo interessante. Podia-se dar as tags "PHP experiente MySQL" (as tags estão separadas por espaços) p.e. a uma página e podia-se pesquisar por tag(s).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei até que ponto fazer essa organização na wiki pode ser tecnicamente viável, dado que pode exigir um esforço bastante elevado para o qual não temos poder de resposta. Depois, como é que decidimos o que é básico e o que é avançado? Pessoalmente acho que depende muito de como o tema é abordado.

Uma ideia seria criar páginas com índices que fornecessem mais informação do que uma simples listagem, dessa forma poderiamos apresentar, numa ou em várias páginas, o conteúdo com organização diferente da actual.

O uso de tags até seria uma opção se conseguíssemos usar essas tags para algo útil.

Podemos também incluir, como autores, a indicação do grau de conhecimentos necessários para determinado artigo. Mas reorganizar a wiki, de forma completa, acho que não é uma opção viável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até se podia classificar por dificuldade de 1 a 5, mas acho que a prioridade é colocar informação, isso sim.

Ainda precisa de muito conteudo para se pensar em mudanças.

+1

PS: Ainda não actualizei o arquivo da revista. Não se preocupem, isso está por minha conta. As minhas desculpas pelo atraso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na wiki está um plugin de tags instalado salvo erro.

E como já foi dito a organização por grau de dificuldade é muito subjectivo visto que o que eu acho básico alguém pode achar intermédio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem o Keywords mas não está a ser usado porque ninguem deve saber que ele existe (ou quase nínguem :().

EDIT: off-topic: E para que serve o YouTube plugin? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem o Keywords mas não está a ser usado porque ninguem deve saber que ele existe (ou quase nínguem :)).

EDIT: off-topic: E para que serve o YouTube plugin? :P

Só não vê quem não quer :P. Mas caso seja preciso instalar um novo plugin, nada contra :(.

Off-topic: O youtube plugin serve para fazer embeb de vídeos do youtube facilmente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Off-topic: O youtube plugin serve para fazer embeb de vídeos do youtube facilmente.

Sim, mas na minha opinião não está lá a fazer nada, só a ocupar espaço. A menos que agora a Wiki se ponha a colocar tutoriais vídeo do YouTube :(, o que eu sou contra. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas na minha opinião não está lá a fazer nada, só a ocupar espaço. A menos que agora a Wiki se ponha a colocar tutoriais vídeo do YouTube :), o que eu sou contra. :P

O espaço para já não é problema :P quanto aos vídeos do youtube depende dos vídeos. Imagina que eu faço um screencast sobre uma linguagem de programação todo xpto e meto no youtube, qual o problema de ir para a wiki? :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não era esse tipo de vídeos que eu falava, era tipo, tu ias ao YouTube e encontravas um tutorial vídeo e decidias pôr na Wiki, sem respeitar os direitos de autor nem nada. Como se vê em muitos sites. Ou ainda alguém inserir vídeos que nada tinham a ver com programação, Spam. :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não era esse tipo de vídeos que eu falava, era tipo, tu ias ao YouTube e encontravas um tutorial vídeo e decidias pôr na Wiki, sem respeitar os direitos de autor nem nada. Como se vê em muitos sites. Ou ainda alguém inserir vídeos que nada tinham a ver com programação, Spam. :)

Não, isso leva logo delete :(.

Mas chega de offtopic

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Continuando, levo a ideia das tags para a frente. :(

Mas o que é que as tags iam melhorar ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Votei não, porque essa organização de básico, médio avançado, depende da pessoa, tal como já se disse.

Já que se fala em reestruturações e wiki, eu quero expressar a minha opinião sobre o arquivo da revista: existem alguns tópicos fora do arquivo da revista (o nó do menu que contém as edições todas), que no entanto, são conteúdos de lá. O que estes fazem é redireccionamento.

E agora, o que tem isto de mal? Na minha opinião, todo o wiki devia ser editável por todos os utilizadores registados. O que não fosse editável, deveria estar em categorias separadas, como no caso da revista, que já está, excepto os tópicos que fazem redireccionamento para lá.

E para além de ser editável por todos, não deveria haver referência a autores específicos nos que não fossem arquivos, porque todos somos autores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sofclean, não percebi.

Tudo é editável como tu disseste.

Quanto aos autores concordo, ainda que não acho que faça muito sentido ter um cuidado especial em remover os nomes dos artigos inicialmente publicados na revista. Se forem sujeitos a uma revisão significativa, aí sim deve ser removido. De outra forma não me preocupa nada estarem lá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falo de alguns tópicos que redireccionam para os da revista.

Não sei se a intenção é fazer um arquivo não modificável da revista, ou se integrar os seus artigos na wiki. Se for este último, então acho bem que também se possam editar esses documentos. Podem estar bem cuidados e escritos, como acredito que seja norma da revista, mas há sempre um ponto ou outro que se pode acrescentar e/ou corrigir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falo de alguns tópicos que redireccionam para os da revista.

Não sei se a intenção é fazer um arquivo não modificável da revista, ou se integrar os seus artigos na wiki. Se for este último, então acho bem que também se possam editar esses documentos. Podem estar bem cuidados e escritos, como acredito que seja norma da revista, mas há sempre um ponto ou outro que se pode acrescentar e/ou corrigir.

O objectivo é o primeiro, os artigos só seram editados para corrigir enventuais erros, dai eles terem os autores.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São mas é os dois objectivos para serem alcançados. Ter um arquivo da revista e ao mesmo tempo integra-lo no wiki.

São editáveis porque podem ficar desactualizados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas é suposto os artigos da Wiki serem editáveis? É que não me aparece lá o botão de editar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas é suposto os artigos da Wiki serem editáveis? É que não me aparece lá o botão de editar.

Fizeste o login ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Todas as páginas podem ser editadas pelos utilizadores registados, os guests apenas podem editar no namespace wikiit salvo erro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tinha uma cena para dizer sobre essa cena dos autores no meu enorme post que fiz noutro tópico, não disse lá nada porque é dos tais pormenores que penso que devam ser discutidos individualmente, mas como esta a ser aqui, vou dizer o que penso...

Como estamos a falar de um wiki, algo que pode ser editado por todos, acho que não deve ter os nomes dos autores do artigo em si, porque o artigo pode chegar ao ponto de ser bastante modificado/actualizado em que o trabalho do autor original já quase que não esteja lá. Mas vamos com calma que eu já explico o que quero dizer com isto...

Sem sombra de dúvida, os artigos da revista devem ir para o wiki, isso não está em causa. E não sei se eles vão apenas para o arquivo ou se vão para a secção correspondente da linguagem, não sei como estão a organizar isso. Ou seja, eu não sei propriamente como está organizado o arquivo da revista, nas no meu ponto de vista, acho que as coisas deveriam funcionar da seguinte forma.

Todos os artigos da revista, deveriam estar na secção correspondente sem autores do artigo como o fazem agora. O que eu acho que deve ter é algum tipo de referência a dizer algo como "este artigo esteve na revista tal na edição X e foi originalmente escrito por alguém" (obviamente num Português decente) e ainda uma nota a dizer que o artigo actual pode ser diferente do original publicado na revista com correcções e/ou modificações. Depois, das duas uma. Ou apenas fica assim e tá feito ou existe um verdadeiro arquivo da revista onde os artigos publicados na revista estão lá tal e qual e sem possibilidade de edição.

Ou seja, arquivo de revista com os artigos que nela figuram sem haver possibilidade de editar (talvez com possibilita de corrigir apenas erros ortográficos ou erros graves em código que faça as coisas não funcionar como é suposto, mas nada de melhorar o artigo), é como o nome diz, apenas um arquivo. E depois tem-se o próprio artigo na secção correspondente, completamente editável e com a tal referência de que o artigo foi originalmente escrito por X e constou na revista na edição Y, bla bla, o artigo original pode ser encontrado no arquivo, etc etc...

Na minha opinião, acho que é isto que deveria ser feito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora