• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

falco

micro$oft processada por violações de patentes

5 mensagens neste tópico

Depois de ter processado a Tomtom por violações de patentes de software (http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=25523), a m$ está agora, a ser processada por uma empresa  de NY (patent troll), que exige a compensação de 90 milhões de dollares, pela violação de duas patentes que comprou a outra empresa por menos de 200 000 dollares.

É interessante ver como a m$ quando é processada por violações de patentes queixa-se do sistema (http://news.zdnet.com/2100-3513_22-141735.html http://www.microsoft-watch.com/content/operating_systems/microsoft_advocates_for_patent_reform.html), e diz que as patentes dos outros não valem muito. Mas utiliza esse mesmo sistema contra os outros. Não acham?

http://www.boston.com/business/technology/articles/2009/03/10/microsoft_sued_over_xbox_halo_games/

Espero que com isto a m$ aprenda que usar patentes de software é mau e que o deixe de fazer e se junte aos esforços para eliminar as patentes de software. Mas quem é que acredita que isso vai acontecer?

“If people had understood how patents would be granted when most of today’s ideas were invented, and had taken out patents, the industry would be at a complete standstill today.”

Bill Gates, 1991

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é o "pão nosso de cada dia" na indústria nos EUA.

Na realidade as patentes servem apenas como moeda de troca, quando duas empresas se processam, costumam entrar em acordo para troca de patentes e a coisa fica resolvida fora dos tribunais.

Neste ponto a MS não é melhor nem pior que qualquer outra empresa. A MS não vai aprender nenhuma lição com este processo, ao longo das suas décadas de vida, a MS já foi inumeras vezes processada e, como qualquer outra empresa do ramo, não mudou a sua estratégia porque esses processos são apenas "ossos do oficio"...

Ou seja: da mesma forma que não há nada de especial no facto da MS processar a TomTom por violação de patentes, também não há nada de especial no facto da MS ser processada por violação de patentes.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Infelizmente é verdade. Ninguém está livre das patentes e pode calhar a sorte a qualquer um. Há pouco tempo li este artigo que é deveras alarmante.

PS: Falco já aprendias a escrever português correcto, já pareces as pitax.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se o gajo que disse que "2+2=4" tivesse patenteado o raciocínio hoje era multi-milionário

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se o gajo que disse que "2+2=4" tivesse patenteado o raciocínio hoje era multi-milionário

Sabes que há patentes de operações médicas? E (creio que na Austrália) patentearam a roda (para provar como as patentes funcionam mal)? Que a uma das indústrias que mais patentes tem (creio mesmo que é a que tem mais nos EUA) é a das fraldas?

É por não ser consesual que não temos certas patentes na Europa. Por exemplo, quando termos um programa, este pode ser descrito de forma matemática, é um algoritmo. Faz sentido patentear isso?

Há quem diga que sim e há quem diga que não, a verdade é que isso não é consesual. Uma discussão sobre esse tema aqui seria totalmente inutil, uma vez que não se chegaria a nenhuma conclusão..

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora